TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA MUSICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Por:   •  25/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.880 Palavras (12 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 12

               CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

FAVENI

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO

SIRLENE BERALDO

UMUARAMA

2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

FAVENI

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO

SIRLENE BERALDO

Artigo científico apresentado a FAVENI como

requisito parcial para obtenção do título de

Especialista em Música.

UMUARAMA

2017

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO

RESUMO

Com o principal objetivo neste projeto de trabalho TCC a importância da música na Educação é analisada e refletida com seus fatores que beneficiam as atividades propostas aos nossos alunos entrando em contato direto com o processo de ensino. Na sociedade em qual está inserido a música é um dos fatores que desenvolve na vivência do ser humano amplo, interativo e sentimental. Fator que desenvolve sua evolução como ser humano desde sua religiosidade, valores, hábitos até os dias atuais. Brescia, Brito, Gainza, Gardner, Teixeira, Platão comprovam e fundamentam enriquecendo baseado em seus estudos sobre visão de cada autor quais os benefícios e influencias da música ao ser humano e como o mesmo pode se tornar facilitador instrumento neste processo educativo de ensino aprendizagem. A importância da música na Educação é um tema amplo a ser discutido, compreendido sua influência no ser humano se relaciona em todo o desenvolvimento, ou seja, cognitivo, sócio afetivo e psicomotor desenvolvendo no processo de ensino fatores de forma favorável e agradável com uma significação maior para interiorização do conhecimento e objetivos a serem alcançados.

Palavras-chave: Música, Educação, Desenvolvimento, Ensino e aprendizagem.

1 – INTRODUÇÃO

A música demonstra sua influência e importância para o ser humano desde o início da humanidade acompanhando sua evolução e sua cultura.

Sendo uma forma de manifestação de expressar e comunicar, uma forma de linguagem que transmite seus sentimentos e suas emoções sendo assim importante para o desenvolvimento de cada ser humano desde seu nascimento.

Os fatores que a música atinge no desenvolvimento de cada um são complexos. Com suas várias formas a amplitude da música beneficia e influência a mente humana onde proporciona equilíbrio e prazer, nos fatores de raciocínio, análise, concentração e reflexão de sí mesmo.

A música como parte fundamental da história da civilização é reconhecida como uma ferramenta poderosa e ágil para o desenvolvimento do ser humano nas capacidades humanas como o autoconhecimento e a própria auto expressão.

A influência da música evidencia que a mesma proporciona grande satisfação, criando estímulos, e atitudes que desenvolvem as crianças principalmente na fase escolar, e assim a sua utilização na práxis escolar desenvolve diversas áreas do conhecimento.

A prática educativa do ensino da música na educação no processo ensino aprendizagem se tornou de suma importância no cotidiano escolar.  .

É muito considerada para o processo ensino aprendizagem favorecendo um estímulo prazeroso, pelo desenvolvimento cognitivo, afetivo e emocional, proporcionando ao mesmo tempo a cada aluno o estimulo para coordenação motora obtendo assim, melhor desenvolvimento físico.

Neste processo a musicalização estimula e contribui para o desenvolvimento da criança amplamente e como um todo despertando o gosto e a percepção musical, qual é a objetividade maior do ensino da música.

Para Platão, o ideal da educação não é formar o indivíduo por ou para si mesmo, mas formar o cidadão para a polis (TEIXEIRA, A educação do homem segundo Platão), 2006, p. 26.

Sendo assim, a música segundo Platão teria o poder de transformar, moldar o ser humano atingindo profundamente o seu ser, sua alma atraindo atitudes virtuosas, identificando o bem e o mal e assim criando uma sociedade ideal.

Neste projeto de trabalho entraremos em contato com pesquisas fundamentadas teoricamente com autores que contribuíram e estudaram sobre a importância da música para a educação no processo de ensino, tendo como o objetivo principal entrar em contato com conceituações, definições, exemplos e teorias cientificas que embasam esta afirmação e indagação, onde a mesma demonstra estimular as diversas áreas do cérebro e assim, facilitadora ao ensino aprendizado.

Quando a criança escuta uma música, ela se concentra e tende a acompanhá-la, cantando e fazendo movimentos com o corpo. Isso desenvolve o senso do ritmo nos pequeninos. Aprendendo a ouvir, a criança pode repetir uma música, recriando-a. É importante que nós, educadores, valorizemos o ato de criação da criança, para que ele seja significativo no seu contexto de desenvolvimento. (OLIVEIRA, BERNARDES e RODRIGUEZ, 1998, p. 104).

Neste contexto e definição a música está presente na vida de cada aluno e na vida escolar se tem a necessidade de ser aplicada da forma correta e prazerosa. Tornando o processo ensino aprendizagem prazeroso e alegre, favorecendo o ensino e utilizada como metodologia os educadores a tornam interdisciplinar para se ensinar as vária disciplinas que contemplam o currículo escolar.

Gardner em sua obra Estruturas da mente (1994) afirma que a área cerebral responsável pela música está muito próxima da área de raciocínio lógico-matemático, pois as conexões nervosas acionadas ao se executar uma obra clássica são muito próximas daquelas usadas ao se fazer uma operação aritmética ou lógica.

Perante este contexto a contribuição da música para o desenvolver no processo ensino aprendizagem estimula os circuitos cerebrais desde o desenvolvimento da linguagem e da comunicação.

Este tema escolhido para meu trabalho é um forte instrumento utilizado na interação e socialização da música para a prática educacional no ensino aprendizagem em seu desenvolvimento. Uma proposta de estratégia de ensino e assim, o interesse pelo mesmo se tornou para mim por uma influência da mesma na razão educacional, profissional e pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (218.8 Kb)   docx (724.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com