TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Dissertações: A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  3.002 Palavras (13 Páginas)  •  2.873 Visualizações

Página 1 de 13

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

RESUMO

O presente artigo pretendeu salientar a importância da literatura infantil na Educação Especial. Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é o que este artigo vem propor. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Sabe-se que as crianças com deficiências possuem uma aprendizagem mais lenta que a criança normal, neste sentido a literatura infantil se faz necessário para se trabalhar com as crianças que possuem certas deficiências. No processo da aquisição da leitura e da escrita, a literatura infantil tem uma grande importância, pois nos anos iniciais da educação formal, a criança está na fase dos sonhos e adora ouvir histórias que envolvem um mundo imaginário. Os livros que trazem a literatura devem estar sempre presentes na vida dessa criança. A boa literatura facilita o desenvolvimento da inteligência, interação e é fonte de divertimento e prazer. A problemática geradora deste trabalho é de que forma que a literatura pode ajudar na aprendizagem das crianças com deficiências. Sendo que o objetivo é de incentivar os professores da educação especial de que a literatura infantil é fundamental para aprendizagem das crianças com deficiências. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo e quantitativo do tipo bibliográfica e exploratória, buscando informações e elementos que pudessem contribuir para a legitimação do trabalho. Portanto, pode-se afirmar a literatura infantil pode, para muitos, parecer brincadeira, mas na realidade é o marco inicial de uma cultura e, por isso, é fundamental fazer parte da prática pedagógica do professor na educação especial.

Palavras-chave: Educação, Literatura Infantil, Leitura, Educação Especial

Introdução

O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo que conduz ao estudo teórico. O tema aborda a importância da literatura infantil na educação especial. Sabe-se que as crianças que possuem deficiências possuem uma aprendizagem mais lenta, neste sentido faz-se necessário o trabalho com literatura infantil. Diante disso, a escola busca conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita e como a literatura infantil pode influenciar de maneira positiva neste processo.

A educação preocupa-se em contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade. Isso porque se vive em uma sociedade onde as trocas sociais acontecem rapidamente, seja através da leitura, da escrita, da linguagem oral ou visual. "Literatura Infantil são os livros que têm a capacidade de provocar a emoção, o prazer, o entretenimento, a fantasia, a identificação e o interesse da criançada”.(Léu Cunha).

Assim, Bakhtin (1992) expressa sobre a literatura infantil abordando que por ser um instrumento motivador e desafiador, ela é capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade. Esta pesquisa visa a enfocar toda a importância que a literatura infantil possui, ou seja, que ela é fundamental para a aquisição de conhecimentos, recreação, informação e interação necessários ao ato de ler. De acordo com as idéias acima, percebe-se a necessidade da aplicação coerente de atividades que despertem o prazer de ler, e estas devem estar presentes diariamente na vida das crianças, desde a infância. Conforme Silva (1992, p.57) “bons livros poderão ser presentes e grandes fontes de prazer e conhecimento. Descobrir estes sentimentos desde a infância, poderá ser uma excelente conquista para toda a vida.” Apesar da grande importância que a literatura exerce na vida da criança, seja no desenvolvimento emocional ou na capacidade de expressar melhor suas idéias, em geral, A escola representa a única oportunidade de ler que muitas crianças têm, por cabe ao professor incentivar seus alunos com deficiências o gosto pela leitura. professor É necessário, portanto, propiciar, nas salas de aula e salas de leitura, a dinamização da cultura viva, diversificada e criativa, que representa o conjunto de formas de pensar, agir e sentir da nossa gente, nossas crenças, expectativas e esperanças. É também estar aberto para outras culturas. O estudo realizado tem por finalidade, verificar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. A problemática geradora deste trabalho é de que forma que a literatura pode ajudar na aprendizagem das crianças com deficiências. Sendo que o objetivo é de incentivar os professores da educação especial de que a literatura infantil é fundamental para aprendizagem das crianças com deficiências. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo e quantitativo do tipo bibliográfica e exploratória, buscando informações e elementos que pudessem contribuir para a legitimação do trabalho. Portanto, pode-se afirmar a literatura infantil pode, para muitos, parecer brincadeira, mas na realidade é o marco inicial de uma cultura e, por isso, é fundamental fazer parte da prática pedagógica do professor na educação especial.

1 A

A palavra Literatura vem do latim "litterae" que significa "letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee". Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética. Por extensão, se refere especificamente à arte ou ofício de escrever de forma artística. "A literatura, e em especial a infantil, tem uma tarefa fundamental a cumprir nesta sociedade em transformação: a de servir como agente de formação, seja no espontâneo convívio leitor/livro, seja no diálogo leitor/texto estimulado pela escola" (Nelly Novaes Coelho). O que se percebe é que a literatura, bem como toda a cultura criadora e questionadora, não está sendo explorada como deve nas escolas e isto ocorre em grande parte, pela pouca informação dos professores. Portanto os educadores devem ter a literatura infantil e os contos de fadas como um meio de socialização, um instrumento que os ajude a inserir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com