TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da música na educação de crianças

Artigo: A importância da música na educação de crianças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Artigo  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

3.1 A música como discurso de todo ser humano

Para pensarmos em formação musical de professores de EI e SIEF, necessitamos antes de mais nada, entender o discurso musical destes sujeitos: quais suas formas de expressão com os sons e quais os gestos musicais que lhes são inerentes, embora muitas vezes, estes elementos ainda lhe passem desapercebidos.

O professor de música necessita estar atento às manifestações sonoras destes sujeitos e trazê-las para o plano da consciência, buscando a transformação destes materiais sonoros em experiências expressivas de formação. Importa que o aluno de pedagogia na sua formação possa vivenciar e fazer parte do processo de criação, interpretação e composição musicais.

Considerar o discurso musical dos alunos significa respeitar suas escolhas, suas tomadas de decisões em relação aos seus gostos e permitir-lhes a fluência musical antes de qualquer intenção de leitura ou escrita musical.

Swanwick (2003, p.69) diz que não acha “que a capacidade de ler ou escrever seja o objetivo final da educação musical. (...) a sequência de procedimentos (referindo-se a educação musical) mais efetiva é: ouvir, articular, depois ler e escrever”.

Conforme afirma Nóvoa (2004), o professor ensina aquilo que é e naquilo que é se encontra muito do que ele ensina. Perrenoud (2002, p.39) também confirma isso, dizendo que "nossa ação sempre é a expressão daquilo que somos".

Szönyi (1996) indica alguns pontos sobre a educação musical salientados pelo educador: A educação musical deve se estender e ser acessível a todos, pois é de vital importância na formação geral. Para isto deve fazer parte da educação proposta pelo Estado, com organização e controle adequado. Além disso, deve haver uma boa formação de professores e um diálogo internacional com cooperação e intercâmbio de idéias.

O primeiro educador musical da criança é a família, em especial a mãe. Becker (1989) fala que quando a mãe canta para a criança dormir, ensina seu filho a bater palmas, está educando musicalmente seu filho. Depois, na escola, a criança terá sua educação musical formalizada.

A autora lembra que cabe aos professores dar oportunidades para os educandos utilizar a música como uma forma de se comunicar e não deve existir a ilusão de haver um grande interesse das crianças pela música só por elas estarem cercadas de músicas através do rádio, televisão, pois isso não basta para desenvolver um senso crítico musical. Atividades lúdicas como canto, brinquedos e rodas cantadas são importantes para despertar a sensibilidade da criança.

Assano (2000) crítica professores que pensam que só pode trabalhar com a linguagem musical quem sabe música, pois desta maneira deixam de criar e fazer experiências com novos sons. Para ela isto não justifica a possível ausência da música na sala de aula já que os músicos contemporâneos usam justamente sons do cotidiano para compor músicas. Comenta ainda a autora que Cecília Conde (apud ASSANO, 2000, p. 14) em suas aulas de música fazia qualquer coisa transformar–se em música: vidros, latas, papéis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com