TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÃNCIA DA MÚSICA ATRAVÉS DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo: A IMPORTÃNCIA DA MÚSICA ATRAVÉS DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  4.772 Palavras (20 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 20

DAIANE GOMES BORGES

A IMPORTÃNCIA DA MÚSICA ATRAVÉS DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Pedagogia

Tutor Eletrônico: Renata Borim Rodrigues

Tutor de Sala: Adriana Vitto Chaves

Concórdia

2011

Dedico este trabalho a minha vó que sempre me incentivou a estudar para alcançar meus objetivos.

...

AGRADECIMENTOS

Agradeço a todos que sempre me incentivaram a não desistir dessa conquista.

A Deus “... Pela fé que me impulsiona, por estar sempre iluminando meus caminhos e por todos os momentos de minha vida”.

Aos que partiram “... A lembrança afoga a saudade e o pensamento não permite esquecer. Onde estiverem que ouçam minhas preces e com elas nutram seus espíritos. E, conforme dizia Guimarães Rosa, vocês não morreram, apenas ficaram encantados”.

Ao esposo “... Pelo apoio e compreensão, sempre presente em momentos difíceis.”.

As poucas que sobreviveram em meio às turbulências junto comigo minhas colegas “... Vivemos tantas lutas juntos e delas carregamos a marca da experiência. E não nos deixamos desistir

Aos docentes “... A todos que contribuíram em minha formação, especialmente as Professoras: Dalgita Maria Brandelero e Adriana Chaves por mediarem meus conhecimentos, pela atenção e carinho dispensados, bem como pelas orientações durante toda esta trajetória, que me permitiu a realização deste trabalho, a vocês, minha gratidão”.

BORGES,Daiane gomes. A importãncia da música através dos jogos e brincadeiras para educação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação – Pedagogia) Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, cidade, 2011.

RESUMO

Este trabalho justifica se pela necessidade de abranger temas relacionados aos princípios vívidos na escola, bem como a influência que as atividades, sejam estas brincadeiras ou jogos juntamente com a música interferem no desenvolvimento da criança também na sua formação. Os professores têm consciência das dificuldades encontradas no cotidiano escolar, e da necessidade de um aprimoramento da prática pedagógica dos profissionais de educação infantil, Pretende-se com a elaboração deste estudo, verificar qual a importância que o lúdico exerce no desenvolvimento da criança. Esta pesquisa é explicativa, pois tem como objetivo geral possibilitar aos docentes da educação infantil uma ação reflexão sobre a ludicidade através da musicalização, considerando a importância da música como parte da cultura e, portanto, como conhecimento a ser trabalhado no contexto da educação infantil,e pretende apontar sua importância como um processo consistente na necessidade de renovação da prática pedagógica, neste trabalho se faz uma relação entre o real e o sujeito sendo qualitativo, onde todos os fatos e dados são analisados como um todo através do resultado final. Este estudo terá amparo bibliográfico, em livros revistas e artigos da internet, com fundamentação em diversos autores entre esse Piaget, vigotsky e outros que demonstram a real importância do estudo proposto.

Palavras-chave: Músicalização,Educação infantil;lùdico.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .....................................................................................................

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA................................................................................. 10

4 METODOLOGIA ....................................................................................................

5 ANÁLISE E DISCUSSÃO .................................................................................

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................

REFERÊNCIAS.....................................................................................................

1 INTRODUÇÃO

Pensando em nossos dias, podemos perceber que a musica se faz presente em todos nossos momentos do dia a dia, e dentre outros e nós, na grande maioria nos relacionamos muito bem com ela. A ludicidade que se dá através de jogos e brincadeira levam o individuo interagir de forma prazerosa. O gosto pela musica tem se destacado desde tempos primórdios, e se estende até hoje nossos dias, e as crianças embora sejam ainda muito pequeninas sente se atraídas pela musica, tal apreço se dá pela reação e sensação causada por ela, quem de nós não tem ao escutar o som de acalanto a imagem de uma mãe embalando seu bebe e nesse instante associar tal cena de bem estar e prazer nos remetendo à idéia de ternura e amor da mãe pelo seu filho, pesquisas feitas recentemente mostram cada vez números maiores de crianças jovens e adultos que desenvolvem sua musicalidade que é a tendência ou inclinação do individuo para a música. Quanto maior a musicalidade, mais rápido será seu desenvolvimento, costuma revelar-se na infância e independente de formação acadêmica.

Quanto à musicalização é um processo cognitivo e sensorial que envolve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com