TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  11/11/2020  •  Artigo  •  2.818 Palavras (12 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 12

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Jackeline Oliveira Torres

        RESUMO        

O presente estudo é de natureza bibliográfica e teve como objetivo mostrar a importância da inserção da música na educação infantil, bem como seus benefícios para o desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar. Será apresentado como é visto a pratica da música na educação infantil, pois através da música a criança consegue se identificar de modo a perceber seus gostos, a qual deve ser respeitado. A partir das referências estudadas, será possível concluir, que o educador deve saber selecionar o material para ser aplicado em sala de aula com os alunos, contemplando todos os gêneros e estilos musicais, trabalhados em diferentes épocas e culturas, e assim inserir as crianças em um projeto significativo, onde consiga criar situações que organize a construção do conhecimento por meio de atividades lúdicas.

Palavras-chave: música, educação infantil, ensino.

1 INTRODUÇÃO

A temática referente à música na educação infantil foi abordada neste trabalho com o intuito de apresentar a música através dos tempos, mostrando que a mesma pode estar em qualquer lugar. Além disso, apresentamos, também, como a música é um recurso pedagógico importante para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil.

Sob essa ótica, através da literatura estudada, a criança desce cedo tem interesse pela música. Isso pode ser observado nas cantigas de ninar, nas cantigas de rodas ensinadas pelos professores logo na Educação Infantil, dentre outros gêneros musicais. No entanto, o ensino de música deve envolver profissionais capacitados para exercer tais funções, pois como outras disciplinas, é necessário planejamento e comprometimento para alcançar os objetivos almejados.

A metodologia utilizada para esta pesquisa foi o estudo bibliográfico por meio de consulta a livros e artigos científicos, e teve como objetivo mostrar a importância da inserção da música na educação infantil, bem como seus benefícios para o desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar.

Desta forma temos um trabalho organizado de forma a apresentar como o professor trabalha com a música no ambiente escolar, onde as brincadeiras mostra que também serve para prevalecer o bom desenvolvimento da criança.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A prática da música na educação infantil

Segundo Silva (1992), dentre as variadas linguagens de expressão, pode-se destacar a música, que também está presente na formação contínua da criança. A música faz parte do repertório dos diversos conhecimentos que a criança constrói durante a rotina escolar, principalmente quando a mesma tem aptidão para a área artística. Desde a infância, as crianças podem começar a se interagir com os diferentes gêneros musicais, desde que seja adequado à sua idade.

        O benefício maior do contato com a música será no momento de criatividade da criança, quando ela cria interesse em pesquisar sons, começa a fazer melodias, tendo prazer em expor tudo isso. A criança sentirá prazer em conseguir produzir som através de conhecimentos aprendidos por ela, este momento será muito importante, pois a mesma estará ”fazendo um musical”, ficando livre de inibições e medo de errar no momento que cantar ou tocar algum instrumento. Não se deve interromper a criança quando ela começar a cantar ou tocar algo, pois isso pode constrangê-la (SILVA, 1992).

Segundo Silva (1992), dentro da escola especializada em música, a criança terá inúmeras possibilidades de aprender e, sendo assim, pode expor a sua curiosidade musical espontaneamente. A criança tem facilidades em memorizar as tarefas que lhe são passadas, principalmente quando aprecia alguém tocando e cantando, através desse contato elas conseguem adquirir conhecimento. As ações das crianças são momentâneas, mais isso não significa que ela não possa construir seu próprio conhecimento.

Para Silva (1992), a música é um tipo de linguagem, onde a melodia é ligada a motivação musical que se dá sequência de ritmo que pode ser acompanhado sensorialmente. Enquanto a música estiver interligada ao seu ritmo, a criança continuará sendo atraída por sua melodia, podendo fazer um ritmo entre a melodia e o seu próprio ritmo. A criança é um ser primitivo, onde seu processo de construção esta sempre em desenvolvimento. É fato que a mesma gosta de seguir um ritmo, principalmente aquele que se estabelece nas rádios e televisão. Há músicas que necessitam um pouco mais de desenvolvimento e crescimento cultural, são elas: as músicas clássicas e eruditas.

De acordo com Silva (1992), os compositores de um gênero mais estruturado, que é a música popular, está longe de ser espontâneo, porém isso não é uma barreira que possa impedir que a criança tenha contato com grandes mestres da música.

A vivencia musical tem início no berço, com o descobrimento da capacidade sensorial da criança. Este fato é observável quando acompanhamos atentamente as primeiras variações da criança ao estimulo musical. No início são reações corporais: ela consegue mover o corpo todo em movimentos gerais e coordenados. Posteriormente, adquire: ela consegue mover o corpo todo em movimentos, corporal mais específico de cabeça, braços ou pernas, acompanhados a voz ou conto da mãe, a música do rádio, entre outros. Os brinquedos musicais, pianinhos, tambor, saxofone, flauta, corneta e outros, despertam grande interesse na criança nos primeiros anos de vida. Esse momento poderá ser muito propicio para que ela se familiarize e se sinta estimulada a aprender alguns instrumentos de seu agrado. (SILVA, 1992, p.93).

        O bebê emite sons vocais, mas não busca uma afinação coerente com os sons de sua cultura, ele exporá de sua maneira, cada vez mais descobrindo novos sons, principalmente nos primeiros meses de vida, onde o som mais produzido é o exercício da fala, sem limitações (SILVA, 1992).

  1. A música através dos tempos

No cotidiano das escolas de educação infantil brasileira, “[...] a música vem atendendo a propósitos diversos, segundo concepções pedagógicas que vigoravam em nosso país no decorrer do tempo” (BRITO, 2003, p.51).

Ainda percebemos fortes requisitos de uma concepção de ensino que utilizou a música, ou melhor, dizendo, a canção como suporte para a aquisição de conhecimentos gerais, para a formação de hábitos e atitudes, disciplinas condicionamento da rotina, comemoração de datas diversas etc. (BRITO, 2003, p.51).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (106.4 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com