TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS SEGUNDO VYGOTSKY

Por:   •  14/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS SEGUNDO VYGOTSKY

Não se sabe ao certo quando surgiram os jogos, pois o mesmo esteve presente em diversas sociedades e épocas diferentes, não sedo praticada somente por adultos ou somente por criança, mas por um grupo social. De acordo com as autoras Dalmolin e Piovani, ao citar Huizinga (2000), o jogo é tão antigo quanto à civilização e o puro e simples ato de jogar constitui uma das principais bases dessa civilização. Segundo o autor, os jogos são mais antigos que a própria cultura

Perpassando pela história lembramos dos jogos na Grécia, Roma, egípcios dentre outros, jogos esses que foram passados de geração em geração através da oralidade.

 Para Kishimoto (1999 p.15) os jogos foram transmitidos de pais para filhos:

“A tradicionalidade e universalidade dos jogos assenta-se no fato de que povos distintos e antigos como os da Grécia e Oriente brincavam de amarelinha, de empinar papagaios, jogar pedrinhas e até hoje as crianças o fazem quase da mesma forma. Esses jogos foram transmitidos de geração em geração por meio de conhecimentos empíricos e permanecem na memória infantil”. 

Pedagogicamente, o jogo hoje é visto hoje como uma metodologia ativa, metodologia esta que tem como objetivo, segundo Albuquerque (2019),

Valorizar o sujeito como ator principal e maior responsável pelo processo de aprendizado. sendo assim, o objetivo é incentivar que a comunidade escolar acadêmica desenvolva a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa.

        

Lev Semenovich Vygotsky, nas suas verificações vem nos falar sobre a importância do papel dos jogos para o desenvolvimento da criança nos seus diferentes estágios. Segundo Vygotsky:

O jogo facilita o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, mas destaca que a imaginação nasce no jogo; antes do aparecimento do jogo não há imaginação”, deste modo, é através dos jogos que a criança adquiri a imaginação tão importante para o seu desenvolvimento.

De acordo com Vygotsky, através dos jogos as crianças fazem imitação de ações reais do seu cotidiano, ou seja, o fator social influencia o imaginário da criança e a sua comunicação. Para Vygotsky, nos anos iniciais as brincadeiras são as atividades mais predominantes na vida da criança, e seu desenvolvimento se dá através da zona de desenvolvimento proximal, ou seja, através dos jogos livres a criança promove a imaginação e desenvolve a iniciativa, internaliza regras e expressa seus desejos.  

Portanto para Vigotsky os jogos são de suma importância, para o desenvolvimento da criança, sendo o mesmo realizado através de suas interações sociais, gerando assim a zona de desenvolvimento proximal, de suma importância para o desenvolvimento cognitivo da criança. Enfatizando também a situação imaginaria e os jogos de regras, sendo a primeira, jogo de papéis com regras implícitas e o segundo com regaras explicitas. Existe também um processo de situações imaginarias explicitas, com regras implícitas, e há situações implícitas, com regras explicitas. Para Vygotsky o jogo tem uma influência muito grande sobre a criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (87 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com