TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGO DAS CORES PROIBIDAS – VYGOTSKY

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.165 Palavras (13 Páginas)  •  2.129 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Eloisa Santos Justino; RA: C06954-0

Sara Da Silva; RA: C19807-2

Wilian Alexandre Candido de Oliveira; RA: C209EF-8

JOGO DAS CORES PROIBIDAS – VYGOTSKY

São José Do Rio Pardo

Setembro - 2015

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

JOGO DAS CORES PROIBIDAS – VYGOTSKY

Relatório apresentado a professora Renata Elias realizado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina “Psicologia Sócio Interacionista”.

São José Do Rio Pardo

Setembro - 2015


RESUMO

O trabalho aqui apresentado baseia-se na abordagem teórica Lev Semenovitch Vygotsky, nascido em 11 de junho de 1934. Sua primeira formação acadêmica foi em Direito pela Universidade de Moscou, mas estudou simultaneamente Literatura e História na Universidade Popular de Shanyavskii. Ao longo de sua carreira contribui grandemente para a Psicologia escrevendo diversos estudos sobre aprendizagem e linguagem. Seguindo sua teoria foi aplicado o Jogo das Cores Proibidas que fornece a possibilidade de compreensão do papel dos signos mediadores na atenção voluntária e memória, tendo como objetivo analisar na prática os conceitos de Vygotsky estudados em sala de aula, como: Mediação Simbólica, Instrumento e Signos, Fala Egocêntricos, O Nível de Desenvolvimento Real, Nível de Desenvolvimento Potencial e Zona de Desenvolvimento Proximal. O jogo das cores proibidas é dividido em três fases, consiste em pedir à criança que responda a um conjunto de 18 questões relativas às cores e cada tarefa do jogo contém duas regras básicas: não mencionar duas cores estabelecidas no início como proibidas; não repetir cores que já tenham sido mencionadas no decorrer da tarefa. Através deste trabalho verificou-se que Só pode haver desenvolvimento, se houver interação com seu meio social, e a cultura na qual a criança está envolvida é a grande responsável por essa transmissão de conhecimento, ao passo que o homem vai desenvolvendo, ele muda o seu meio, e constrói o seu ser Histórico e Social.

        

Palavras-chave: Jogo das Cores Proibidas; Aprendizagem e Linguagem; Lev Vygotsky.

SUMÁRIO

        

Resumo.................................................................................................................01

Sumário.................................................................................................................02

  1. Introdução..................................................................................................03
  2. Objetivo......................................................................................................05
  3. Metodologia................................................................................................06
  1. Sujeito...............................................................................................06
  2. Ambiente, materiais,instrumentos.................................................06
  3. Procedimento...................................................................................07
  1. Resultados..................................................................................................08
  2. Discussão...................................................................................................15
  3. Referências Bibliográficas........................................................................17
  4. Anexos........................................................................................................18

  1. INTRODUÇÃO:

Lev Vygotsky foi um jovem acadêmico literário judeu graduado em Direito, História e Filologia. Preocupou-se com o desenvolvimento e aprendizado humano e foi um crítico dos Psicólogos de sua época. Sua teoria era atribuída a uma abordagem genética, e acreditava que através das interações sociais e condições de vida dá-se o desenvolvimento intelectual das crianças.

Um dos conceitos mais importantes deste teórico sobre o funcionamento do cérebro humano é a mediação simbólica, que segundo Vygotsky é um instrumento intermediário que o indivíduo utiliza para estabelecer uma relação entre “sujeito e objeto”.

Na relação do homem com o mundo, este, utiliza-se de instrumentos materiais e instrumentos psicológicos. Portanto, pode-se afirmar que os elementos responsáveis pelo processo de mediação, são os instrumentos e os signos. O primeiro são ferramentas materiais que irão adequar à atividade externa do homem. São tidos como um recurso entre homem e objeto de conhecimento.

O segundo elemento são ferramentas que ajudam o homem nos processos psicológicos, sendo internos ao indivíduo. Com a ajuda dos signos o homem é capaz de controlar voluntariamente sua atividade psicológica e ampliar sua capacidade de atenção, memória e acúmulo de informações.

        Desde o nascimento da criança o aprendizado esta relacionado ao desenvolvimento, Vygotsky afirma que há dois níveis de desenvolvimento que ocorrem de maneira simultânea durante toda a vida psicológica do sujeito, eles são: Nível de Desenvolvimento Real e Nível de Desenvolvimento Potencial.

O Nível de Desenvolvimento Real refere-se ao caminho que o individuo percorre para desenvolver funções que estão em processo de amadurecimento e que se tornaram funções consolidadas. Consiste nos conhecimentos já construídos pelo sujeito, o que ele consegue fazer sozinho, sem ajuda do outro.

No Nível de Desenvolvimento Potencial, característico de crianças pré-escolares, os sujeitos baseiam-se apenas em seus processos mentais naturais e não utilizam dos meios culturais disponíveis. É o nível onde estão os conhecimentos que o sujeito ainda não construiu e que, portanto, ele precisa da ajuda do outro para realizá-los, pois são conhecimentos ainda não internalizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (239 Kb)   docx (68.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com