TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUENCIA DA GRECIA NA MÚSICA

Por:   •  5/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

A influência da Grécia antiga na música popular do século XX

A música, como é vista hoje por nós, teve grande influência de músicos e poetas gregos. As primeiras concepções teóricas sobre ritmo e harmonia foram concebidas nesta época. Grandes pensadores gregos participaram da criação destas concepções, dentre eles podemos destacar Pitágoras, que além de contribuir para as áreas da filosofia e matemática também chegou à conclusões importantes acerca da música, tendo sido ele o fundador das primeiras noções sobre harmonia e também o primeiro a relatar sobre os efeitos que certas escalas musicais causam ao ouvinte.

Nós podemos perceber a influência grega na música ao analisar estilos musicais populares no século XX, como o Jazz. Estes estilos musicais costumam utilizar escalas de origem grega, os chamados modos gregos.

Existem sete modos gregos: Jónio, Eólico, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio e Lócrio. Os modos gregos surgiram a partir da maneira característica que certos povos da Grécia antiga organizavam os sons da escala maior, estas regiões acabaram dando o nome aos modos.

Todos os músicos utilizam pelo menos dois dos modos gregos, muitos deles sem saber, visto que os modos Jónio e Eólico são as escalas maior e menor, retrospectivamente, estas que são as escalas mais usadas na composição de músicas nos dias atuais. Alguns músicos, principalmente de estilos derivados do Jazz, costumam incorporar mais (ou quase todos) os modos gregos em seus improvisos.

Pitágoras, em seus estudos na área da música, concluiu que certas emoções como alegria, paz, tristeza, melancolia, e outras mais poderiam ser atribuías a certos modos gregos. Por exemplo, o modo dórico era considerado capaz de produzir um sentimento pacífico e positivo, e o modo frígio era considerado passional e emotivo. Hoje em dia esta concepção de que certas escalas produzem certas emoções ainda é muito utilizada na composição de músicas, sejam elas composições para orquestras e grupos clássicos ou até mesmo para grupos e cantores populares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com