TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influencia da Religião na Grécia

Por:   •  23/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO

Filosofia da Religião

Professor: Wilson Cardoso de Sa

Acadêmico: Leandro Gabriel

RELIGIÃO E SUA INFLUÊNCIA NA GRÉCIA ANTIGA.

Na Grécia antiga, todos os acontecimentos eram explicados através dos deuses, como fatos históricos e fenômenos naturais, é um mundo fundamentalmente religioso, nessa época mitológica não se tinha como compreender com formas racionais logicas no mundo, tal método vindo a se desenvolvido mais tarde na modernidade e contemporaneidade. Os gregos eram politeístas, acreditavam em seus deuses que tinham formas humana que significar e forma determinavam-se de antropomorfismo. O que diferenciava os homens dos deuses era que eles possuíam poderes sobrenaturais e eram imortais, podendo assim interferir na vida dos homens, beneficiando aqueles que acreditavam neles, logo toda vida social e política determinavam-se por suas vontades, cada um deles representava algo na atividade humana ou da natureza. Os principais deuses da época, segundo mitologia grega, eles habitavam no olimpo, tais como, Zeus, Hera, Apolo, Palas, Atena, entre outros.

A primeira característica destes poderes divinos é a vida. Seja o que for, um deus grego nunca é uma coisa inanimada; é um ser vivo, como os próprios homens o são, com a única diferença de que, enquanto a vida humana está destinada a chegar um dia ao fim, os deuses gregos nunca morrem. Daí o seu outro nome: os Imortais[1].

Os Gregos ofereciam aos deuses, cultos religiosos para agrada-los e em troca de proteção, tais cultos poderiam ser realizados dentro ou fora dos templos, tais como sacrifícios, libações e oferendas. As elites da cidade de Atenas detinham o comando da fé, pois não podiam deixar de cultuar as divindades. Todas as formas de mal que ocorria com os homens eram remetidas ao homem por se afastarem de suas crenças. Tais afastamentos poderiam implicar em todo o funcionamento da sociedade política, pois tinham todo seu fundamento de fé na mitologia religiosa.

As mensagens e ensinamentos eram de fundamentação importância para toda a civilização grega, sendo transmitidas através dos deuses. A religião grega possuía seu caráter educativo também, na qual eram consultados os deuses através de oráculos. Suas manifestações se davam através de uma pitonisa que eram interpretadas pelos sacerdotes e após transmitiam a mensagem as pessoas interessadas, eram muito sagrados esses oráculos não qual o povo grego acreditava piamente que os deuses se manifestavam ali.

O mito é uma das primeiras formas de conhecimento, criada pelo homem para explicar os fenômenos naturais e humanos, basicamente é acreditar na capacidade individual de elementos que fantasiam a realidade, ou em formas de alegorias. Sendo essa forma tradição do povo grego que foi passada de geração em geração. A segunda forma de conhecimento se constitui pelas religiões, na qual se fundamenta na fé. Tais conhecimentos pode se dizer que é um acreditar profundo nas coisas que não precisam ser comprovadas.

Entretanto pode se perceber que os Mitos e as Religiões tiveram grande, influência sobre os gregos, em todas as suas concepções, com a ordenação da vida, do agir humano, no certo e errado, como também na organização das cidades-estados, os deuses, era considerado o centro de tudo, sendo assim, o mundo eram regidos pelas vontades dos deuses, o povo para não provocar os deuses realizavam sacrifícios para que assim pudessem ter aquilo que era necessário. A filosofia adentra nesse meio através do pensamento crítico da realidade na qual, se questionavam como o mundo foi criado, qual sua matéria primeira, como infere Tales de Mileto, na qual afirmava que o principio de tudo era água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com