TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFRAESTRUTURA E A ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA

Por:   •  3/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 4

1) A INFRAESTRUTURA E A ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA Você deverá relatar de forma detalhada: 1) As salas de aula possuem infra estrutura adequada ao atendimento dos alunos, janelas e portas, o ambiente é bem iluminado e ventilado e o mobiliário é adequado à idade dos alunos do Ensino Médio, embora nas salas não existam aparelhos que possibilitem ao acesso as diversas mídias. Na sala apenas disponível um quadro para giz, não há também adequação para alunos portadores de necessidades especiais, embora a U. E. esteja passando por reforma para melhor adequação dos espaços destinados a acessibilidade, a fim de oferecer maior conforto e segurança para os alunos e profissionais que trabalham na Escola. 2) Na U. E não há laboratório de para utilização na área de ciências nem Ateliê de Artes, somente uma sala de Multimídia onde são exibidos vídeos e onde são realizadas algumas apresentações, não há sala de informática nem sala de leitura, somente uma pequena biblioteca rudimentar onde os alunos podem realizar consultas sempre que necessário.

4) EU NO MEIO: O CONTATO COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA 1) Os 1S e 2S anos tem em média 40 alunos frequentes e apenas em uma das sala pude constatar no 1G que há um aluno com deficiência auditiva e que o mesmo interage normalmente com os colegas, pois sua deficiência não é muito severa. A faixa etária dos alunos dos 1s anos é de 15 à ’16 anos e dos 2s anos de 16 a 17 anos .

2) Pude observar que o professor faz uso de muito texto e do quadro para giz, por falta de outros recursos, porém apresenta boa didática e organização nas atividades 3) O professor trabalha com vários períodos da arte apresenta aos alunos o texto explica o conteúdo, corrige as atividades e propõe a construção da obra a partir do que os alunos entenderam. Um dos obstáculos encontrados nesse processo é a quantidade de aulas de artes que se limita a duas semanais no ensino médio, ocorrendo a ausência por parte do educando ou do educador o processo se é interrompido, tornando-se um dificultador nesse percurso. 4) Um dos processo mais interessantes foi a releitura da obra de Van Gohg, onde o professor apresentou a obra, os alunos responderam algumas questões sobre expressionismo e logo após cada aluno começou a providenciar a releitura da obra. Sobre papel camurça esboçaram seu próprio rosto a partir de foto seu celular “já que a U.E não apresenta muitos recursos tecnológicos” e desenharam com giz de cera colorido, após realizado o desenho foi organizado no corredor a exposição dos desenhos.

3) EU NO MEIO: AS INTERRELAÇÕES 1) Um dos problemas da rotina em sala de aula é conviver com a falta de recursos e com a falta de profissionais constantemente. Um dos pontos positivos apresentados é a agilidade que o adolescente tem em lidar com determinadas situações do cotidiano e do bom relacionamento que tem com os professores e com os colegas. 2) Com o professor e com os alunos foi tranquila. No caso dos alunos desperta a curiosidade o fato de uma outra pessoa acompanhando o professor pelos corredores e mantendo-se em sala de aula, questionando sempre se será docente que fará substituição. 6) A COMUNIDADE ESCOLAR: PERFIL SOCIOECONOMICO E CULTURAL 1) Consegue-se observar que os professores e alunos tem acesso à cultura e na época um grupo de alunos conversava com o diretor, pois estavam indo realizar uma apresentação teatral em espaço extra escolar. A escola tem fácil acesso ao Centro Cultural e Histórico da Penha de França na Cidade de São Paulo, onde encontram-se um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com