TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ilha

Tese: A Ilha. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Tese  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno Aldino Junior Bodanese Balbinoti

Período 4°

RU 940104

O filme a Ilha, nos mostra uma utópica cidade rigorosamente controlada e estruturada num complexo em meados do século 21, depois de uma contaminação em massa que destruiu toda a vida na Terra. Todos os habitantes deste ambiente cuidadosamente controlado sonham em ser escolhido para viajar até o único local isento de contaminação no planeta, a ilha. Porém, para chegarem ao local almejado é preciso ser escolhido de acordo com as normas imposta pelos poderosos do complexo, Uma “loteria” No entanto, quando o “sortudo” é deslocado até o “paraíso” descobre-se que a parte secreta do complexo matavam-se os ganhadores tirando seus órgãos Assim, os moradores do complexo são, na verdade, clone idêntico às pessoas no mundo externo que podiam pagar para ter um corpo reserva se precisassem no futuro. Portanto, a ilha não existia, era uma desculpa para serem levados pelos médicos e serem mortos quando o seu eu verdadeiro requisitasse. Esta resenha crítica tem por objetivo mostrar os conflitos éticos e morais trabalhados no filme e nós fornecer uma reflexão acerca da humanidade, pois o filme nos mostrar a busca desenfreada do ser humano pelo poder, criando desta forma clones humanos alicerçados em mentiras e fraudes.

No Brasil, foi aprovada a Lei de Biossegurança (Lei 8.794/95), sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1995, a qual proibia as pesquisas com embriões, entretanto, Nos últimos anos as pesquisas com células-tronco em todo o mundo ganharam elevada relevância científica, tendo em vista a modificação de métodos e teorias no campo das ciências biomédicas, as quais trouxeram expectativa de cura para doenças consideradas, até então, como incuráveis, em 2005, foi revogada a lei (Lei 8.794/95), com o advento da Lei nº. 11.105/2005, ao contrário da anterior, permite, para fins de pesquisa e terapia, a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro e não utilizados no respectivo procedimento, desde que sejam inviáveis e estejam congelados ficando, portanto, em vigor apenas dez anos.

Esta revolução nas ciências biomédicas teve repercussão em diversas outras áreas do conhecimento, não só por quebrar paradigmas, mas também pelos meios a serem utilizados para a obtenção dos resultados almejados. A utilização de embriões excedentes crioconservados nas pesquisas com células-tronco foi um deles. Questão da qual se ocupa também a bioética como ramo do conhecimento que discute as implicações dos avanços científicos à luz de valores e princípios morais.

Diante do exposto, o filme A Ilha nos coloca perante as varias questões éticas e morais e nos mostra empresários e cientistas desonestos, que nos serve de alerta para a necessidade de permanecermos atentos para eventuais desmandos e descaminhos que a ciência possa ocasionar. Já que estamos falando de um mercado tão rentável uma vez que apenas três entre tantos laboratórios instalados no brasil, apresentam um capital de quase seis bilhões de dólares laboratórios estes que são Pfizer 2,16 Bilhões Novartis 1,949 bilhões Sanofi-Aventis 1,9 Bilhão.

Entretanto, o poder de fiscalização do Estado é falho, apesar da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com