TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Ensino De Teatro Na Escla

Trabalho Escolar: A Importância Do Ensino De Teatro Na Escla. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  1.727 Palavras (7 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 7

A CONSCIÊNCIA DA EQUIPE PEDAGÓGICA, FUNCIONÁRIOS E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NOTURNO, DO COLÉGIO ESTADUAL PEDRO MACEDO, CURITIBA – PARANÁ, SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA ARTE/TEATRO

Cristiane Aline Lopes Costa

Dayane Garret Peres

Francieli Silva Lopes Matos

RESUMO: O ensino de artes nas escolas públicas são ainda contempladas sem a devida atenção por partes dos envolvidos na educação. O teatro é encarado muitas vezes, apenas como recreação.A pesquisa demonstrou que o ensino da arte ainda é caracterizado pela ideia de diversão e relaxamento, no entanto pudemos verificar uma crescente valorização da aprendizagem artística dentro da escola. O teatro, não pode ser negado, é de fundamental importância para a compreensão do homem, da sociedade na qual está inserido.

PALAVRAS-CHAVE: Arte, educação, teatro.

Todos nós que passamos por uma escola tivemos a oportunidade (ou a obrigação) de frequentar “aulas de artes”. De uma ou de outra forma, aquelas aulas estavam lá: espremidas entre disciplinas que em geral eram consideradas “mais sérias”, ou “mais importantes”, para nossa vida futura [...] Será que a arte, na vida do homem, não é algo mais do que simples lazer? (se bem que o lazer é importantíssimo) (DUARTE JUNIOR, 1991, p.9-10).

De acordo com Ana Mae Barbosa, a implementação de Arte como uma disciplina do currículo brasileiro não foi uma conquista dos próprios brasileiros, mas uma ideologia de educadores norte americanos (MEC-USAID), visando uma formação tecnicista dos alunos, para a formação de mão de obra capacitada. (1989). No entanto, ensino da arte visa à formação de cidadãos crítico-reflexivos, proporcionando o desenvolvimento do “pensamento artístico e da percepção estética”, que se enquadra em uma forma singular de percepção da humanidade, pois o aluno de artes desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação. “Conhecendo as diversas manifestações artísticas este, amplia a visão que têm do mundo, assim sendo, o ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada” (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - ARTE, 1997 p.19).

Cabe aqui, ressaltar a importância simbólica da arte, do seu potencial expressivo, de conseguir representar ideias por meio de diversas linguagens, seja na dança, na música, nas artes visuais, no cinema ou no teatro.

Sabendo que nossa especificidade artística encontra-se no campo teatral, temos de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais:

O teatro, no processo de formação, cumpre não só função integradora, mas dá oportunidade para que o aluno aproprie crítica e construtivamente dos conteúdos sociais e culturais de sua comunidade mediante trocas com os seus grupos [...] No plano individual (o teatro), possibilita o desenvolvimento de capacidades expressivas e artísticas (1997, p. 57).

De acordo com Saviani, o ensino de artes nas escolas públicas é ainda contemplado sem a devida atenção por partes dos envolvidos na educação. Além é claro de ser enquadrado com “supérfluo, caracterizado como lazer, recreação ou luxo, apenas permitido a crianças e adolescentes das classes mais economicamente favorecidas” (apudJAPIASSU, 2001).

Outro problema levantado por Biasoli, no ensino da arte é o fato de se preconizar o fazer artístico (prática) e também “de não existir uma compreensão generalizada de que a arte como qualquer outra área do conhecimento, possui conteúdos próprios, capazes de produzir situações adequadas e viáveis à construção de conhecimento” (1999, p.20).

AindaBiasoli(1999) refere-se que a visão do aluno para com a disciplina de arte é o simples fazer artístico (aplicação da técnica), não encaram a disciplina de arte como matéria e não consideram a mesma com a capacidade de produzir conhecimentos únicos, que não pode ser substituído por nenhuma disciplina.

Tendo em vista a importância do ensino da arte e em específico do Teatro na formação de cidadãos autoconhecedores, faz-se necessário um levantamento estatístico, para analisar como o teatro é visto pela equipe pedagógica, funcionários e alunos do Ensino Médio noturno do Colégio Estadual Pedro Macedo, situado no município de Curitiba, capital do Estado do Paraná.

Considerando-se que muitas vezes, o ensino de artes e tendo como área específica o teatro, são visto como supérfluos, analisaremos a opinião dos alunos, funcionários e equipe pedagógica sobre o assunto referido.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Neste trabalho, a recepção do ensino das artes, mais especificamente o teatro, foi abordada por meio de dados coletados por questionários concedidos pelos funcionários e alunos do Colégio Estadual Pedro Macedo, localizado na Avenida República Argentina, 2376, Portão, Curitiba, região sul da cidade. É hoje o terceiro maior colégio estadual do Paraná, depois apenas do Colégio Estadual do Paraná e do Instituto de Educação.

O intuito foi examinar a importância dada às aulas de artes dentro da educação básica e avaliar a percepção dos alunos e funcionários a respeito da disciplina de artes e do ensino teatral.

Para a realização desta investigação, foram elaborados questionários compostos de cinco perguntas objetivas (referentes ao ensino geral das artes) e duas questões abertas (abordando a especialidade teatral), que foram aplicados durante a realização da disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório II, pertencente ao terceiro ano do curso de Licenciatura em Teatro da Faculdade de Artes do Paraná.

Durante o período de estágio, de agosto a setembro de 2010, entrevistamos 12 funcionários e 37 alunos do 3os anos G e H do colégio acima citado.

Antes, cabe salientar sobre os cargos ocupados pelos funcionários da escola, dos 12 entrevistados contamos com 4 auxiliares administrativos, 2 diretores, 2 pedagogos, 3 professores e somente 1 auxiliar de cozinha.

De fato, como demonstrou a pesquisa, o ensino das artes ainda é caracterizado pela ideia de diversão, lazer e relaxamento, no entanto pudemos verificar uma crescente valorização da aprendizagem artística dentro da escola, como verificado na pesquisa, sendo que, 67, 56% dos alunos consideram o ensino da arte de total importância; 13,51% muita importância; 16,21% importante; 2,7% alguma importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com