TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TEATRO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O LETRAMENTO E ENSINO DA LITERATURA

Por:   •  20/4/2015  •  Monografia  •  6.304 Palavras (26 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 26

FACULDADE MOZARTEUM DE SÃO PAULO

 Gracy Mara Ramos dos Santos Oliveira

Maria Filomena do Nascimento Marques da Silva

O TEATRO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O LETRAMENTO E ENSINO DA LITERATURA.

Curso: Pós-graduação em Alfabetização e Letramento

Orientador(a): Célia Camacho

São Paulo

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .........................................................................................07

1. O ENSINO DA LITERATURA E O DESENVOLVIMENTO DA

SENSIBILIDADE E DO SENSO CRÍTICO ..........................................10

  1. 2. O TEXTO LITERÁRIO NA ESCOLA ..............................................14

3. UMA LEITURA PARA ‘TODOS’.......................................................18

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................23

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................25

Resumo

Segundo os PCN’s o teatro é uma disciplina extracurricular que deveria ser aplicada nas escolas, pois é uma prática que permite o entrosamento entre alunos a socialização. O teatro como ferramenta pedagógica para o letramento e ensino da literatura na escola possibilita o aluno a valorizar a cultura explora área do conhecimento humano e a linguagem artística, possibilita socializar e abrir espaço para o ensino-aprendizagem, pois leva o educando a compartilhar idéias, valorizar a cultura. Permite também o trabalho com a oralidade e conseqüentemente uma melhor expressão corporal. Ao ler literatura é “da cultura de uma sociedade através da linguagem verbal é interagir com a língua em sua manifestação social e individual, isto é, com sua face histórica, criativa e comunicativa”. Partir do pressuposto de que a literatura é linguagem em expressão referente e interagir com a língua na sua manifestação social. O teatro é uma das manifestações artísticas que conduz a um contato mais direto com o público, e as peças teatrais podem refletir a realidade vivida por esse público, com a possibilidade de manifestar as contradições sociais através das peças teatrais, explorar técnicas teatrais como aparato para o letramento a fim de desenvolver na criança habilidades de leitura e escrita como instrumentos de desenvolvimento intelectual e de interação social.

Palavras-chave: Literatura, Cultura, Teatro

INTRODUÇÃO

Sabemos que muitas crianças só pegam em um livro na escola, por uma leitura puramente didática, para fins didáticos. Uns porque não tem acesso ao material de leitura que lhe atraia, outros por terem acesso somente a mídia eletrônica, mas com certeza ambos na maioria das vezes não têm incentivo em casa e nem na escola de fazer uma leitura ou mesmo de conhecer obras literárias apropriadas para sua idade e que causem prazer, curiosidade, surpresas e novas descobertas.

Nota-se a falta de criatividade, diversão e conhecimentos das crianças, no pouco incentivo que recebem de praticar a leitura, uma reflexão da importância da criança, onde elas possam estabelecer contato com duas artes distintas a literatura e o teatro, mas que se completam de maneira perfeita por permitir colocar em prática o que se leu. Neste sentido, dentre as teorias sobre o desenvolvimento cognitivo e cultural durante a fase escolar e segundo as idéias de Geertz (1989), que enfatiza a flexibilidade dos períodos de a aprendizagem dentro do sistema educativo, tornando-se fator importante a ser observado nas trajetórias do desenvolvimento humano no interior  de uma cultura.

A literatura por sua vez resiste ao tempo, apesar de toda a tecnologia presente nos dias de hoje sabemos que ela vai estar sempre presente, pois ela é imortal, nada vai mudar o que já foi escrito.

Para incentivar a leitura muitos são os meios, mas na escola, a realização de projetos para estes fins geralmente surtem ótimos resultados. O projeto voltado ao incentivo da leitura pode e deve gerar criatividade, talvez para escrever, ou para representar e talvez para formar leitores somente, com o olhar crítico sobre determinados textos e o de poder analisar e escolher o que se quer.

O teatro na escola possibilita a formação, a busca pelo conhecimento e precisa ser reconhecido como uma disciplina assim como as outras e não somente uma atividade extracurricular. É impossível desenvolver a inteligência ou ter uma educação intelectual sem desenvolver o pensamento, a visão, a apresentação, a gesticulação. Há uma enorme possibilidade da arte teatral ajudar no desenvolvimento de uma formação globalizada, contribuindo assim, com a vida do aluno, não só dentro da sala de aula, mas também fora dela.  Os próprios alunos podem desenvolver projetos, podem criar juntos o roteiro, as falas, as expressões, os cenários, etc. A busca pelo conhecimento pode ser auxiliada pelo teatro, para isso basta o reconhecimento e uma boa estratégia de inclusão.

 Sabemos que o teatro é uma das mais antigas e ricas formas de expressão e que engloba a literatura, a expressão corporal, a comunicação, as artes plasticas, podendo ser utilizada de várias formas pelo professor como instrumento de valorização do letramento na sala de aula. Várias são as possibilidades teatrais a serem utilizadas: teatro de fantoches, fantoches de dedo, fantoches com sucata, palitoches, além das encenações com personagens representados pelas próprias crianças. Para a criança, essas atividades relacionadas ao teatro, são uma ótima oportunidade para deixar fluir espontaneamente sua emoção, o seu mundo imaginário, recriando sua própria realidade para construir o seu conhecimento. O professor sensibilizado com este aspecto pode propiciar momentos de fantasia, sonho e expressão espontânea da criança, a inserindo-a de forma natural na cultura letrada. Isso implica na possibilidade da criança fazer uso da escrita socialmente, respondendo de forma adequada às demandas da sociedade que exige indivíduos que, além de ler e escrever interpretem e interajam  de maneira a modificar suas condições iniciais sob os aspectos sociais, culturais, cognitivos e econômicos. Assim propostas envolvendo técnicas teatrais como meio para estimular o letramento são muito importantes, já que incentivam a criança a praticar socialmente a leitura e a escrita de forma criativa, ativa e autônoma, pois como forma de expressão artística requer a participação dos sujeitos como personagens principais do processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)   pdf (263.5 Kb)   docx (36.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com