TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Tendência Pedagogista na vida do Profissional de Educação Física

Por:   •  2/5/2018  •  Ensaio  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE POTIGUAR

CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

TURMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1º PERÍODO

VÍDEO SOBRE A ATIVIDADE PROFICIONAL NA SALA DE MUSCULAÇÃO

                     E A TENDËNCIA PEDAGOGICA PEDAGOGICISTA.

CAICÓ/RN

2018

A importância da Tendência Pedagogicista na vida do Profissional de Educação Física.

O vídeo mostra a realidade de alguns profissionais de ed física que atuam em academias, especificamente na área da musculação, mostra a relação entre o aluno, o professor e o estagiário e as metodologias aplicadas na sala de musculação, como também ele pode ser usado em debates para aperfeiçoamento técnico profissional.

As práticas e condutas inadequadas de alguns profissionais de Educação Física vem contribuindo para uma desvalorização profissional da área, tendo em vista a utilização de metodologias improprias, que podem causar constrangimento, insatisfação e até mesmo danos à saúde dos alunos.

No Primeiro momento vimos que o profissional utilizou uma metodologia inadequada e pouco profissional, pelo fato de optar por dar mais atenção uma aluna por questões de beleza, ao invés de trata-la como qualquer outro aluno que estivesse precisando de orientação. Logo em seguida, a recepcionista lhe apresenta mais dois novos alunos, dos quais um já havia praticado musculação e o outro nunca havia praticado, vimos que profissional que os atendeu agiu errado pois deixou o aluno que se dizia experiente executar o exercício de forma incorreta e livre para fazer o que bem entendesse, o vídeo também mostra claramente a conduta do mesmo instrutor que já com a aluna novata a atenção foi bem maior, deixando de lado os demais alunos que estavam na sala.

No segundo momento nos deparamos com um estagiário corrigindo um aluno que estava executando um exercício errado, percebemos que o mesmo tinha total aval do profissional responsável pela sala e que este responsável deixava suas responsabilidades por conta do estagiário. Enquanto isso, outros alunos faziam exercícios errados sem nenhuma orientação.

No Terceiro momento vemos mais uma situação bastante corriqueira, vemos alunos executando exercícios sem nenhum acompanhamento seja pelo profissional formado ou mesmo por algum estagiário. O vídeo mostra uma verdadeira falta de profissionalismo visto que os profissionais ao invés de estarem orientando os alunos estavam fazendo o uso do aparelho celular.  Em decorrência disso percebemos que os alunos se mostravam insatisfeitos com a situação e com total razão. Esses e outros problemas observados no vídeo são situações que acontecem com frequência e na maioria das academias.

Diante do que foi mostrado concluímos que a formação profissional deve ser voltada com vistas a formar profissionais éticos, capacitados e comprometidos com a profissão, e que busquem sempre o aprimoramento técnico e profissional visando a saúde e o bem-estar dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com