TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influência do lúdico no ensino da música

Por:   •  8/7/2018  •  Artigo  •  2.315 Palavras (10 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA

TALYTA WENZEL FEITOZA DA SILVA SANTOS

INFLUÊNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DA MÚSICA

[pic 3]

[pic 4]

TALYTA WENZEL FEITOZA DA SILVA SANTOS

INFLUÊNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DA MÚSICA

        

Trabalho de conclusão de curso apresentado à  Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial à obtenção do título de licenciada em Música.

Orientador: Prof. Giordana Galvan Lube.

[pic 5]


TALYTA WENZEL FEITOZA DA SILVA SANTOS

INFLUÊNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DA MÚSICA

Trabalho de conclusão de curso apresentado à  Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial à obtenção do título de licenciada em Música.

BANCA EXAMINADORA

____________________________________

Prof. Giordana Galvan Lube

Universidade Norte do Paraná

____________________________________

____________________________________

Cascavel, _____de ___________de _____.


Dedico este trabalho aos que acreditam no constante desenvolvimento do educar, e a quem a leitura possa interessar.  

AGRADECIMENTOS 

Primeiramente a Deus, pela oportunidade e força concedida para a concretização de mais uma etapa, nem todas as palavras seriam suficientes para agradecer por tudo que me tem dado.

À professora Giordana Galvan Lube, pela paciência, e dedicação. Foi uma honra tê-la como orientadora e professora.

Aos meus pais, avós e alguns tios, sou grata pelo incentivo e apoio. A vocês dedico minha carreira, e busco melhorar a cada dia, pois a sensação de deixá-los orgulhosos é indescritível.

Aos amigos que permaneceram ao meu lado, apesar da correria e falta de tempo, vocês são importantes para mim.  

E finalmente, meu reconhecimento a alguns amigos que ajudaram na correção do trabalho e mostraram que algumas ideias estavam equivocadas.


“Suspeito que nossas escolas ensinem com muita precisão a ciência de comprar as passagens e arrumar as malas. Mas tenho sérias dúvidas de que elas ensinem os alunos a arte de ver enquanto viajam”.

(ALVES, 2011, p. 30)


SANTOS, Talyta Wenzel Feitoza da Silva. Influência do lúdico no ensino da música. 2017. Dezesseis folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Licenciatura em música) – Universidade Norte do Paraná, Cascavel, 2017.

RESUMO

Busca-se apresentar neste artigo, a importância do lúdico no ensino da música. Além de sua origem e utilização para o ensino, bem como as vantagens geradas por ele, já que auxilia na aprendizagem, desenvolvendo a concentração, criatividade, socialização, etc. A música também é um meio para a aprendizagem, pois atua na rítmica, memória, criatividade, imaginação, sensibilidade, dentre outros fatores. Conclui-se através de pesquisas, que a união entre esses artifícios de ensino leva à formação completa do ser.

Palavras-chave: Lúdico. Música. Aprendizagem. Desenvolvimento. Formação completa.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        8

2 O LÚDICO        9

2.1 Conceito        9

2.2 Breve contextualização histórica        10

2.3 O lúdico na educação        10

3 O ENSINO DA MÚSICA        12

4 O LÚDICO NO ENSINO MUSICAL        12

5 CONCLUSÃO        14

6 REFERÊNCIAS        15


  1. 1 INTRODUÇÃO

O papel da escola atualmente é garantir uma educação de qualidade, possibilitando aos estudantes o domínio do conteúdo, bem como a formação de cidadãos conscientes, éticos, e aptos para atuar e modificar o futuro profissional em que atuem. Outro fator imprescindível, é que a escola lhes proporcione o acesso à cultura nacional e universal, sendo a música um dos meios mais apropriados para esta interação.

No entanto, para que o aprendizado da teoria musical não torne-se maçante, tendo em vista a dificuldade em vislumbrar sua utilidade na prática, é papel do educador buscar meios para torná-lo didático e atrair o interesse do aluno, fazendo com que este se envolva no processo do educar, pois segundo Pozo (2002) é necessário motivação para uma aprendizagem significativa.

Nesta perspectiva, buscou-se estudar a viabilização do uso do lúdico no ensino da teoria musical tornando o aprendizado interessante e divertido, de modo que o educando seja envolvido pelo conhecimento e desenvolva a criatividade e interação social.


  1. 2         O LÚDICO

O ensino não se baseia apenas no repasse do conteúdo, mas também envolve valores, interesses, cultura e ideias que permeiam a construção do conhecimento, bem como a formação de um ser humano crítico, ético e social. Desta forma, o educador deve planejar a docência de modo a abordar o conteúdo de forma coesa e, ao mesmo tempo, englobar todos os valores apresentados acima.

Outro fator a ser considerado, de acordo com Pozo (2002), é a motivação, tendo em vista sua influência direta na aprendizagem. Bzuneck (2001) ainda confirma, dizendo que ela é a principal responsável pela qualidade da aprendizagem e o êxito escolar. Em consequência disso, o meio como o conteúdo é apresentado, e o modo como o professor o expõe, interferem no estímulo para a busca do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (191.1 Kb)   docx (60.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com