TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MULHER E SUA TRAJETÓRIA

Por:   •  11/10/2020  •  Monografia  •  16.643 Palavras (67 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 67

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE CURSO DE ARTES VISUAIS

PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

ROSIANE CAMPOS ALMEIDA

A MULHER E SUA TRAJETÓRIA ACADÊMICA:

Relato a partir da experiência da turma de artes visuais PARFOR polo Barcarena.

ROSIANE CAMPOS ALMEIDA[pic 3][pic 4]

A MULHER E SUA TRAJETÓRIA ACADÊMICA:

Relato a partir da experiência da turma de artes visuais PARFOR polo Barcarena.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, curso de Artes Visuais, como exigência parcial para obtenção do grau de Licenciatura plena em Artes.

Orientadora: Profª: Ma Priscila Porto

ROSIANE CAMPOS ALMEIDA[pic 5]

A MULHER E SUA TRAJETÓRIA ACADÊMICA:

Relato a partir da experiência da turma de artes visuais PARFOR polo Barcarena

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, curso de Artes Visuais, como exigência parcial para obtenção do grau de Licenciatura plena em Artes.

Orientadora: Profª. Ma. Priscila Porto.

Data de aprovação:        /        /         

Banca Examinadora:

[pic 6]

Prof. Dr. -UFPA

[pic 7]

Prof. Dr. -UFPA

[pic 8]

[pic 9]

À minha mãe Dª Júlia Campos Almeida que foi durante esse processo a minha principal incentivadora e ajudadora. Sem seu auxilio talvez não chegasse até aqui. Dedico essa chegada a ela que foi um espelho mediante sua luta como mulher, que não conseguiu chegar até aqui, mas mostrou com sua garra, força e fé que jamais podemos desistir de lutar e acreditar na nossa capacidade de vencer.

AGRADECIMENTOS[pic 10]

            À Deus, que tornou esse sonho possível, me dando a base que precisava para vencer cada obstáculo e que durante a caminhada me encheu de coragem e ousadia para chegar até aqui. A ele toda honra e toda glória!

A minha mãe, minha principal incentivadora, pessoa que não mediu esforços para me apoiar, principalmente financeiramente. É por ela e para ela que dedico essa chegada.

A minha irmã Marinete Campos Almeida que, mais uma vez, me estendeu as mãos, me ajudando com as passagens durante este trajeto.

A minha sobrinha Daiane Almeida dos Santos, que sempre esteve à disposição para o que eu precisasse. Ela, assim como eu, teve seus desafios enfrentados durante sua vida acadêmica, tornando-se assim um espelho para mim.

A todos os outros familiares que direta ou indiretamente também foram importantes para que essa caminhada tivesse bom êxito. Nas arquibancadas da vida eles foram os principais torcedores e apoiadores.

A minha orientadora Profª Mª Priscila Porto que, com sua sabedoria e tranquilidade, conduziu-me da melhor forma para que a conclusão desse curso fosse possível.

A todos os professores formadores que de forma ímpar contribuíram com essa formação, compartilhando seu conhecimento e experiência e proporcionando uma transformação significativa para minha vida.

A coordenadora do PARFOR Polo Barcarena, Maria Isabel Menezes Pereira, pelo compromisso e dedicação com que realizou seu trabalho para dar o suporte que precisávamos.

Ao parceiro Benediel da Silva Melo, um poderoso anjo da guarda durante esse processo. Que sempre se colocou à disposição quando precisávamos realizar determinados trabalhos que requeriam conhecimentos mais aprofundados sobre mídias.

As minhas colegas de curso Rosilene Dias Corrêa, Cristina de Oliveira Gama, Arlene Silva e Ana Brandão, as quais se tornaram mais que companheiras de grupo, mas grandes parceiras mediantes aos desafios enfrentados interna e externamente. Seus apoios e incentivos foram fundamentais para que essa escalada fosse bem- sucedida.[pic 11]

As minhas irmãs em Cristo Jesus que também contribuíram com essa chegada. Ajudando-me com palavras de incentivo, com orações e algumas necessidades básicas.

[pic 12]

“Só se aprende com a experiência. Portanto, não importa o que as pessoas lhe digam, você tem que viver e cometer seus próprios erros para aprender”.

(Emma Watson)

RESUMO[pic 13]

Este projeto de pesquisa buscou abordar, a partir da narrativa das alunas presentes no curso de artes visuais pelo PARFOR Polo Barcarena, a presença feminina no curso e os desafios que foram pertinentes na busca dessas mulheres para sua formação acadêmica, principalmente pelo fato de serem mulheres, mães, esposas e profissionais. Desenvolvê-lo possibilitará mostrar um pouco de suas trajetórias de vida, bem como as práticas e vivências ofertadas pela formação e sua contribuição para a aquisição de novos olhares a partir de um processo transformador através da arte-educação.

Palavras-chave: Mulher, História de vida, Formação

ABSTRACT[pic 14]

This research project sought to approach, from the narrative of the students present in the visual arts course by PARFOR Polo Barcarena, the female presence in the course and the challenges that were pertinent in the search of these women for their academic formation, mainly in fact they are women, mothers, wives and professionals. Developing it will make it possible to show a little of its life trajectories, as well as the practices and experiences offered by the formation and its contribution to the acquisition of new perspectives from a transformative process through art- education.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (105.8 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (767.6 Kb)  
Continuar por mais 66 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com