TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRIMEIRA MONTAGEM/VERSÃO

Por:   •  21/6/2017  •  Resenha  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

3. PRIMEIRA MONTAGEM/VERSÃO

Marius Petipa foi condecorado como Premier ballet maître por Ivan Vsevolozhsky e por seguinte, convocado para criação de 3 ballets curtos para a temporada de 1900-1901 satisfazendo o pedido imperial russo. Sua elaboração de cenários foi baseada em diversas culturas e abordava diferentes temáticas, seu último ballet fora titulado "Les Millions d'Arlequim"(conhecido popularmente como Harlequinade). Seu libreto consistia em episódios que caracterizavam personagens de ações da commedia dell'art italiana. A commedia dell'art é uma performance artística -o que atualmente conhecemos como atividades circenses- em locais públicos, consequentemente ao ar livre, pois não tinham locais específicos para suas práticas e mesmo assim, tinham de pedir permissão a cada cidade que visitavam.

A primeira exibição do balé ocorreu em 23 de fevereiro de 1900 no Hermitage Theater ficando popular durante os séculos XVI/XVII, cuja apresentação era uma exclusiva para a corte imperial russa contendo o imperador Nicolau II, a imperatriz Alexandra e imperatriz Maria em seu público. Seu elenco era composto por Matilde Kschessinskaya como Columbine, Georgy Kyaksht como Harlequim, Olga Preobrajenskaya como Pierrette, Sergei Lukianov como Pierrot e Enrico Cecchetti como Cassandre.

As apresentações teatrais dessa época eram assuntos extremamente formais, onde etiquetas e protocolos foram respeitados rigorosamente tal que aplausos não eram permitidos, porém relatos afirmam que o mestre de balé Petipa recebeu uma ovação tumultuada antes mesmo das cortinas se fecharem e que Ricardo Drigo, compositor da peça, fora cercado por príncipes e grandes duques a ponto de tropeçar em meio dos instrumentos da orquestra durante uma apresentação para felicitá-lo por sua música.

Outro fato curioso é que a imperatriz Maria ficou tão satisfeita com o balé a ponto de pedir judicialmente duas apresentações adicionais no teatro Majinsky, a primeira sendo datada em 26 de fevereiro de 1900. Os papéis de Columbine e Pierrette tiveram as coreografias de maior prestígio assinadas por Marius Petipa, onde tornaram-se famosas por serem dançadas por Anna Pavlova, Olga Preobrajenskaya e Julia Sedova. Petipa também ficou disposto a um cargo desafiador devido a coreografia de Harlequim, cujo papel foi bastante cobiçado na Rússia.

Esse balé foi reproduzido por mais de cinquenta vezes antes da Revolução Russa de 1917. Reconhecida como ascensão e desempenho final de Marcus Petipa, o ballet nunca mais foi incluído no repertório da companhia original.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com