TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO DE PARÓDIAS E O ENSINO DE QUIMICA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA A ABORDAGEM DO TEMA DROGASNO

Por:   •  21/6/2022  •  Resenha  •  4.050 Palavras (17 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 17

A PRODUÇÃO DE PARÓDIAS E O ENSINO DE QUIMICA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA A ABORDAGEM DO TEMA  DROGASNO contextoESCOLAR

Idielly Silva Toledo

O uso de drogas lícitas e ilícitas por adolescentes e jovens no Brasil tem aumentado de maneira significativa a cada ano, e que, consequentemente acaba refletindo no âmbito escolar.  Nessa perspectiva, compete a escola trabalhar como uma aliada na prevenção e sensibilização dos seus alunos, através de ações que promovam uma compreensão da realidade vivenciada na sociedade. Desta forma, este artigo teve como objetivo analisar as paródias escritas pelos alunos do 1º ano do ensino de uma escola pública do, munícipio de Ji-Paraná/RO, após o desenvolvimento de um projeto extensionista interdisciplinar sobre a temática drogas, envolvendo as disciplinas de Química, Artes, Filosofia, Sociologia e Língua Portuguesa. O projeto foi desenvolvido durante o ano de 2017. Durante a ação procuramos conceituar através de palestras: o que são drogas segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), explicitar o que são drogas lícitas e ilícitas, bem como a bioquímica das drogas, os efeitos danosos ao corpo, os males sociais, tratamentos e o processo de reinserção social dos ex-usuários; trabalhou-se a escrita de paródias e a musicalização dos alunos. O processo de musicalização foi conduzido pela professora de música do Projeto Orquestra em Ação. Adotou-se como instrumentos para a coleta de dados a análise bibliográfica e documental, neste caso em específico, as paródias escritas e apresentadas em um momento cultural pelos participantes do projeto. A análise das paródias revelou o entendimento dos alunos quanto os efeitos neurofisiológicos das drogas no organismo, bem como os malefícios causados pelas substâncias químicas no usuário levando a dependência química. Entre os males sociais foi enfatizado os rompimentos familiares e sociais. As produções evidenciaram apontamentos quanto as possibilidades de retorno ao convívio social, sendo efetivada por meio de tratamentos com especialistas e com a participação da família. Ficou claro a importância e relevância das paródias como uma possibilidade metodológica para o ensino da química.

Palavras-chave: Drogas. Paródias. Química.

INTRODUÇÃO

O uso indevido de drogas por jovens e adolescentes tem se tornado um fator preocupante para a sociedade nos últimos anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o uso de drogas ilícitas por parte de adolescentes tem crescido em torno de 9,9% nos últimos anos (LEAL & NEDER, 2013). O ideal são dados mais recentes porque esse estão muito longe tem dados mais recentes?

 Laranjeira (2007) destaca que o público jovem se encontra em uma esfera mais vulnerável, desencadeando problemas que afetam a sociedade como um todo. Muitos jovens acabam cedendo ao uso de drogas por mera curiosidade à falta de conhecimento efetivo sobre o tema.

Diante dessa realidade alarmante a escola pode exercer um papel decisivo na prevenção ao estabelecer diálogos sobre essa temática e sensibilizando crianças, jovens e adultos sobre o uso indevido de drogas,seus perigos e consequências.

O Decreto Estadual 17.361 de  05 de dezembro de 2012  em seu art. 02 estabelece que é dever das escolas desenvolverem ao longo do período letivo ações voltadas a conscientização sobre o uso de drogas e danos causados aos seus usuários, com atividades de abrangência a toda a comunidades escolar (GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA, 2012). Com base nesses pressupostos, cabe as escolas a criação de metodologias de prevenção em que o assunto drogas possa ser abordado em sala de aula pelos professores.

O artigo em tela objetiva analisar as paródias escritas pelos alunos  do ensino de uma escola pública do, munícipio de Ji-Paraná/RO, após o desenvolvimento de um projeto extensionista sobre a temática drogas, envolvendo as disciplinas de Química, Artes, Filosofia, Sociologia e Língua Portuguesa.

O público alvo foram os alunos do 1ª ano de uma escola pública, localizada em uma área estratégica para o projeto, no município de Ji-Paraná –RO, em parceria com a orquestra implantada na instituição o projeto foi finalizado com um momento cultural com toda a comunidade escolar com a apresentação das paródias e de momentos de reflexão afim que se promover um conhecimento efetivo do tema pelos estudantes e toda a comunidades escolar.

  1. OS PROJETOS INTERDISCIPLINARES COMO ALIADOS PARA A DISCUSSÃO DO TEMA DROGAS

A educação com ênfase na área das ciências tem passado por crises de paradigmas em que constantemente tem se buscado novos parâmetros que melhor atendam às necessidades do mundo contemporâneo (SEVERINO 2007 qual página?). Em decorrência a escola hoje tem passado por serias modificações onde somente a transferência de conhecimento não é suficiente, faz-se necessário o desenvolvimento de uma atitude de transformação social por meio dos conceitos aprendidos em sala.

Coadunando Libâneo(1986, p.?)destaca que o que realmente importa não é somente a transmissão dos conteúdos técnicos específicos ao educando, mas despertar nele formas de relação de conhecimento por meio das experiências vividas).(temos que ver se está citado na íntegra para aspear)

Nesse cenário entra em ação projetos interdisciplinares, que possibilitam um trabalho amplo, conjuntoe que abarque todos os conceitos atualmente reclamados para o ambiente de sala de aula e que devem ser contemplados nesse currículo escolar em constante revisão.

Fazenda (2002, p. 11),afirma que “Interdisciplinaridade é uma nova atitude diante da questão do conhecimento, de abertura à compreensão de aspectos ocultos do ato de aprender e dos aparentemente expressos, colocando-os em questão”. Assim a interdisciplinaridade pode ser usada como uma possibilidade de quebra desses paradigmas oportunizando que mais professores se envolvam para discutir um tema bem como o assunto seja visto e discutido sobre diferentes ângulos.

 Em consonância Santomé (1998), refere-se que a prática interdisciplinar denota do educador uma figura reflexiva como ênfase em um trabalho com uma abordagem cultural pedagógica que visa a organizar um ambiente de ensino com um clima que favoreça aspectos importantes do processo de ensino aprendizagem despertando uma visão crítica por meio do seu contexto social.

Por meio de ações interdisciplinares é possível integrar diversos conteúdos afim de se melhorar a compreensão pelo discente, além da possibilidade de trabalho conjunto pelos docentes já que a interdisciplinaridade entra como uma proposta integradora tanto de conceitos acadêmicos quanto na soma dos diversos pontos de vista essenciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (263.6 Kb)   docx (41.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com