TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Ensino Quimica A

Por:   •  8/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.469 Palavras (6 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE TIRADENTES – UNIT

CURSO DE FARMÁCIA

CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA

[pic 2]

RELATÓRIO INDIVIDUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Aluna: Stevlana Prado Louzada

Estágio: Análises Clínica                                Carga horária: 120 horas

Período Letivo: 10º Período                                                                                  

Professor/Preceptor: Aline Santana Góes

Início das Atividades: 04/04/2022              Término das Atividades: 21/06/2022

Instituição: Unit Lab

Endereço: R. Laranjeiras, 710 - Getúlio Vargas, Aracaju - SE, 49055-380

Supervisor Local: Prof.ª Camila

APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

       

Reconhecido por especialistas como um dos laboratórios mais completos das universidades brasileiras, o UnitLab mantém diversos programas de qualidade, participa de um dos mais altos programas de certificação e acreditação e é o único laboratório ambulatorial que realiza amostragem e análise de LCR no estado. O laboratório investe continuamente no desenvolvimento de tecnologia, habilidades dos funcionários e relacionamento com clientes e parceiros. Sua estrutura técnico-científica é responsável pelas áreas de coleta de amostras biológicas; análises bioquímicas, microbiológicas, hematológicas, imunológicas, parasitológicas e uroanálise. Além de possuir equipamentos de alta qualidade, o Unit Lab é composto por biomédicos especialistas, mestres e médicos.

Todas as operadoras de planos de saúde estaduais são aceitas, mas seus serviços são focados no Sistema Integrado de Saúde (SUS). O UnitLab também oferece palestras relacionadas à saúde para clientes, patrocina cursos complementares de biossegurança para alunos e realiza uma variedade de atividades de extensão para apoiar as comunidades por meio de parcerias. Mais de 40 pacientes são atendidos diariamente das 6h30 às 12h00 e das 1h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira e das 7h00 às 11h00 aos sábados.

Os pacientes são encaminhados para recepção para realização do cadastro inicial, e então seguem para entrega ou coleta do material que será analisado. Após recebimento do material, há o processo de identificação e devido armazenamento. Em seguida inicia-se a de distribuição do material para os laboratórios da instituição, os resultados obtidos das amostras de pacientes serão

analisados e os resultados deverão ser armazenados no sistema tecnológico interno, para então haver a liberação do laudo pelo biomédico responsável.

INTRODUÇÃO

Os laboratórios de análises clínicas são fundamentados em um processo dinâmico que se inicia na coleta do espécime diagnóstico (amostra biológica obtida adequadamente para fins de diagnóstico laboratorial) e termina com a emissão de um laudo. Didaticamente, o processo pode ser dividido em três fases: pré-analítica, analítica e pós-analítica. A fase pré-analítica consiste na preparação do paciente, coleta, manipulação e armazenamento do espécime diagnóstico, antes da determinação analítica. Ou seja, engloba todas as atividades que precedem o ensaio laboratorial, dentro ou fora do laboratório de analises clínicas. A fase analítica inicia-se com a validação do sistema analítico, através do controle da qualidade interno na amplitude normal e patológica, e se encerra, quando a determinação analítica gera um resultado. Já a fase pós-analítica, inicia-se, após a geração do resultado analítico, quantitativo e/ou qualitativo, sendo finalizada, após a entrega do laudo conforme legislação vigente. A análise clínica é o ramo de conhecimento que trabalha com o estudo de alguma substância de forma a coletar dados e apontar diagnósticos a respeito da saúde do paciente (LIMA-OLIVEIRA, 2011).

Essas análises visam compor o diagnostico do medico, proporcionando assim um diagnostico mais rápido e eficaz. O exame pode incluir, por exemplo, a coleta de materiais como urina, sangue, fezes ou outros, para serem analisadas e servirem para construir dados. As análises podem ser realizadas por vários profissionais como: farmacêuticos, bioquímicos, médicos ou biomédicos, sendo que esses devem ter previamente o conhecimento necessário na área de análise clínica e conforme as regras da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, órgão fiscalizador. A análise clínica é feita a partir de um exame pedido pelo médico. Essa análise ajuda a diagnosticar algum dado ou característica que possa ajudar no diagnostico de alguma anomalia ou problema de saúde (FERREIRA et al., 2008).

        No decorrer do estágio, obteve-se a oportunidade de aprender e aprimorar os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação, através da vivência prática e auxílio dos preceptores de laboratório, que sempre dispostos a esclarecerem as dúvidas de forma clara e objetiva, compartilhando dos seus conhecimentos em análises clínicas.

RELATO DAS PRÁTICAS REALIZADAS

Ao iniciar o estágio, no dia 04 de abril de 2022, a supervisora Prof.ª Camila apresentou o laboratório de hematologia, bem como a rotina de trabalho a qual seria introduzida posteriormente. Após o primeiro dia, ao longo da primeira semana, fui designada para as análises de Tempo de Protrombina (TP), Relação Normatizada Internacional (RNI) e Tempo de Tromboplastina Parcial Ativado (TTPA), sempre sendo acompanhada pela supervisora. Após essa semana, me foi apresentado o passo-à-passo das demais análises que integravam o corpo de análises hematológicas, como: hemograma completo, Velocidade de Hemossedimentação (VHS), Proteína C-reativa (PCR), Beta-HCG e tipagem sanguínea. Após isso, foi concedida a mim a responsabilidade de realizar cada um dos exames mencionados, sempre acompanhada da supervisora. A finalização da primeira etapa do estágio deu-se com a apresentação de um seminário avaliativo composto pela discussão de uma das práticas do laboratório, no qual o meu tema foi as análises de TP e TTPA.

O início da segunda etapa do estágio deu-se com o Prof. Hugo, no laboratório de parasitologia, o qual apresentou as facilidades do laboratório e a rotina de exames parasitológicos. Inicialmente, as amostras eram coletadas no laboratório de coleta de material e levadas para o laboratório de parasitologia para inicio das atividades. As atividades consistiam em: 1) manipulação das fezes; 2) coleta das fezes decantadas; 3) análise por microscopia óptica para detecção de helmintos e protozoários. Em um momento especial, o supervisor apresentou o procedimento para detecção de larvas em fezes via método Kato-Katz.   O método Kato-Katz permite revelar, além dos ovos de Schistossoma mansoni, ovos de outros helmintos presentes nas amostras de fezes, tais como: Ascaris, Schistosoma, Ancilostomídeos, Trichuris, Taenia e com menos frequência os de Enterobius e Strongyloides. No caso dos ovos de Schistossoma mansoni, deve ser feita a contagem e anotação de todos os ovos, enquanto que os outros helmintos deve-se detectar apenas a presença ou não dos ovos (BARBOSA; GOMES, 2017). Para finalizar a segunda etapa do estádio, também foi apresentado um seminário avaliativo, cujo o meu tema foi: Taenia soliumi.

Em ambas as etapas do estágio, para obter um resultado satisfatório e com segurança, é necessário que no início do procedimento exista a realização de uma coleta adequada, os materiais recebidos e coletados estejam dentro dos parâmetros quantitativos e qualitativos, como também os utensílios e recipientes e materiais utilizados para realização desses procedimentos estejam limpos e descartáveis evitando assim contaminações. Todos profissionais utilizando EPI’S de acordo a legislação vigente, protegendo de possíveis contaminações através de materiais possivelmente infectados, como sangue e/ou outros.

A finalização do estágio deu-se mediante aplicação de uma prova escrita composta por questões objetivas e discursivas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

         

          O estágio em análises clínicas para o acadêmico de Farmácia é de suma importância para pôr em prática todo o conhecimento adquirido ao longo do curso. A área de análises clínicas é em uma área fundamental para o processo diagnostico de um paciente. Nele, o farmacêutico atuar de forma fundamental para auxiliar no provável diagnóstico de doenças, e, assim, atender as necessidades da população.

          Foram 24 (vinte) dias de aprendizado que auxiliaram na aptidão da realização das técnicas laboratoriais, bem como o entendimento na interpretação de exames, compreendendo de maneira geral o funcionamento e a rotina de um laboratório. O estágio adicionou aos meus conhecimentos atribuições técnicas, trabalho em equipe e responsabilidade técnico-profissional; e assim compreender o exercício do farmacêutico na área de análises clinicas.

BIBLIOGRAFIA

LIMA-OLIVEIRA, G. Gestão da qualidade laboratorial: é preciso entender as variáveis para controlar o processo e garantir a segurança do paciente. Análises clínicas, 2011: 12p.

FERREIRA, E.M.; CARNEIRO, J. C. O.; SILVA, G. A. C; CAVALCANTE, W. B. Coleta de material para exame microbiológico. Módulo Especial V. Laboratório de Microbiologia da Unidade de Patologia Clínica. Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar. HRT, Revisão 2008

BARBOSA C.S., GOMES E.C.S. Manual prático para o diagnóstico e controle da esquistossomose. Recife: Instituto Aggeu Magalhães; 2017: 147p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (65.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com