TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade reflexiva III - A reforma do ensino médio proposta em 2016 e 2017 contribui para a formação de um cidadão crítico e atuante na sociedade?

Por:   •  26/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  1.154 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade reflexiva III

Tema: A reforma do ensino médio proposta em 2016 e 2017 contribui para a formação de um cidadão crítico e atuante na sociedade?

Polo: Sobral/CE

O ensino médio vem passando por alterações ao longo do tempo nesse sentido, o novo ensino médio objetiva estruturar os últimos 3 anos da educação de nível médio. Formando alunos mais completos e atuantes, sendo capazes de buscar e criar novos conhecimentos, com capacidade de analisar as informações e tomar decisões com base nos conhecimentos adquiridos (FERRETTI, 2018).

O novo ensino médio almeja criar estudantes capaz de construírem novos conhecimentos, entender os conteúdos e aplicar na pratica. De forma que deixem de ser meros memorizadores de textos e se construtores do saber. Nessa nova fase, busca-se a formação do sujeito de forma mais completa e eficiente, formando alunos para a vida e não para provas decorativas.

Para que haja essa formação mais completa dos discentes, são necessárias bases que ajudem os professores a nortear esse processo de transição. Para isso existem algumas ferramentas como: orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais (PCN+), orientações curriculares nacionais (OCDEM), Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), têm-se ainda os paramentos carrilares nacionais do ensino médio (PCNEM), que contém diferentes tipos de conhecimento que auxiliam professores na construção do conhecimento.

O PCNEM auxilia na construção do conhecimento contextualizado e na interdisciplinaridade que deve existir para uma formação completa. O professor deve ir contextualizando com problemas e exemplos do cotidiano para os alunos tentarem resolver, aplicando os conhecimentos científicos e tecnologias para explicar de forma clara como solucionar o problema. Só assim os alunos vão adquirindo conhecimentos e mais autonomia.

Contudo, vale ressaltar que o novo ensino médio possui algumas desvantagens, como contribuir para aumentar a desigualdade social. Isso pode acontecer devido muitas escolas, principalmente as mantidas pelos setores públicos, não terem estruturas financeiras para conseguirem acompanhar a transição. Dessa forma, as escolas com maior disponibilidade de recursos, podem se adaptarem mais rápido as novas demandas (HERNANDES, 2019). Os alunos que estudarem em escolas com mais recursos, vão ser considerados mais bem preparados que os alunos de escolas que não conseguiram atender a exigências necessárias para o novo ensino médio.

O novo ensino médio é uma proposta inovadora, que vai contribuir para a formação de profissionais mais preparadas para o mundo do trabalho, mas críticos e com capacidade de aprender a desenvolver e resolver diversas problemas. Porém, para que esses alunos possam contribuir com a sociedade é necessário que o processo de transição seja realizado de forma uniforme. Todas as escolas devem recebam os recursos necessário para se adequarem as novas exigências. Só assim a sociedade vai se desenvolver de forma igualitária e justa, com sujeitos mais críticos e mais bem preparados para o mercado de trabalho e para a vida.

REFERÊNCIAS

FERRETTI, Celso João. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com