TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

Por:   •  29/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 4

Licenciatura em Artes Visuais

 PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

  RELATO DE OBSERVAÇÃO

Gabryelle P. A. Ferreira – RA:1936981

                                 

                                  Polo Centro – RJ

2020

Sumario

  1. Relato de Observação.................................................3
  2. Ambiente escolar observado.......................................3
  3. Ambiente não escolar observado................................4
  4. Referencia...................................................................5

  1. Relato de Observação

As constatações foram realizadas utilizando a observação assistemática e junto a alguns relatos próprios, das épocas a qual era uma aluna dessas duas Instituições escolares, onde pude obter muitas experiências que me ajudariam tanto na vida acadêmica quanto na social.  

  1. Ambiente escolar observado

O lugar escolhido foi a instituição privada de educação básica Instituto Helena Goullat que e localizada no bairro de Pilares, em Rio de Janeiro (RJ), que fica a uns 400m da Av. Dom Hélder Câmara. Aonde e oferecido aulas para o Ensino Fundamental I e II além de Ensino Médio.

 Com funcionamento matutino das 8h às 12h45; O vespertino das 13H às 17h30 e com isso seu funcionamento integral e das 8h às 17h30.

A instituição oferece toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus alunos, como por exemplo: Banda Larga, Biblioteca, Quadra Esportiva, Laboratório de Informática, Pátio Coberto, Pátio Descoberto, Sala do Professor e Internet.

O Instituto Helena Goullart fornece aulas de educação física como pedido por qualquer grade escolar, isso inclui aulas de artes marciais, futebol e outros tipos de atividades variadas que com intuito de parecerem brincadeiras se tornam ótimas formas de exercícios físicos; A quadra onde essas atividades são executadas pode parecer pequena mas acaba se tornado um ótimo espaço para tal atividades, no mesmo local a à imagem de uma Nossa Senhora que fica em cima de um tipo de altar de pedra, a mesma e protegida das bolas e possíveis pancadas por uma grade mas não era estranho ver crianças se pendurando lá quando ninguém estivesse olhando.    

A escola Instituto Helena Goullat também conhecida como I.H.G, faz parceria com uma escola que fica a 1 mm de distância a pé, ou seja, na Rua Glaziou, 161- Pilares, Rio De Janeiro - Rio De Janeiro que se chama Escola Cachinhos de Ouro (E.C.O), uma escola de educação infantil que oferece também o serviço de creche para o dia todo com o fornecimento de Parque Infantil, Refeitório Quadra, Esportiva Laboratório de Informática, Sala de Leitura, Pátio Coberto e Pátio Descoberto.

Seu parque infantil e bem pequeno quando se vê hoje em dia mas para uma criança parecia ser bem maior, proporcionava muitos momentos de interação social o que e algo fundamental para o desenvolvimento infantil principalmente em seus primeiros anos.

 

 

  1. Ambiente não escolar observado

Museu de Arte do Rio (MAR)

[pic 1]

A Escola do Olhar, o Pavilhão de Exposições e a cobertura fluída.

   Museu do Rio de Janeiro,  que inaugurado no dia  1 de março de 2013, mantido em parceria dos órgãos públicos da cidade com a iniciativa privada.

  O local faz parte de um projeto de revitalização do centro carioca, que foi iniciado em 2009 que através de uma lei municipal e pretendia investir até R$ 8 bilhões nos próximos anos.

  A Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho tem o intuito de uma iniciativa em atividades que envolvem coleta, registro, pesquisa, preservação e devolução à comunidade de bens culturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (105 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com