TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LICENCIATURA EM FÍSICA PRÁTICA DE ENSINO: REFLEXÕES (PE:Refl) ATIVIDADE 1: POSTAGEM 1 AVALIAÇÃO CRÍTICA DE CINCO AULAS

Por:   •  9/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.048 Palavras (9 Páginas)  •  1.106 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

LICENCIATURA EM FÍSICA

PRÁTICA DE ENSINO: REFLEXÕES (PE:Refl)

ATIVIDADE 1: POSTAGEM 1

AVALIAÇÃO CRÍTICA DE CINCO AULAS

André Luiz Marguti – 1807777

Polo Cidade Universitária – São Paulo – SP

2020

AVALIAÇÃO CRÍTICA DE AULA 1

Disciplina: Física Moderna

Tema da aula: Unidade I – Videoaula I – Relatividade

Nível de Ensino/ Turma/ Série: Ensino Superior / Turma EaD / 6º semestre

  1. Os objetivos da aula ficaram claros? Comente.

Sim, o professor apresentou a conceituação da Física Moderna, e deixou claro que o objetivo da aula seria focar em alguns pontos da Teoria da Relatividade Restrita.

  1. Qual o tipo da aula ministrada (expositiva clássica, expositiva dialogada, prática, laboratório, videoaula)? Explique como foi o desenvolvimento da aula.

A aula ministrada, por ser em um curso de educação à distância, foi do tipo expositiva clássica, em formato de videoaula. O professor dispos de slides auxiliares, que o ajudaram a nortear a explanação, na dedução de conceitos e fórmulas matemáticas, e na representação gráfica e esquemática dos fenômenos. No final, foi proposta uma questão de múltiplica escolha para testar o conhecimento do conteúdo apresentado.

  1. Os estudantes mostraram-se interessados? Como isso ficou evidenciado?

A aula despertou meu interesse pela clareza da explicação do professor, que conseguiu tornar entendíveis conceitos complexos.

  1. Foram utilizados recursos audiovisuais ou outros recursos? Quais? Foram utilizados adequadamente? Justifique.

Foram utilizados slides, e o professor interagia com estes utilizando-se de um tablet, no qual era possível fazer marcações no texto para destacar pontos importantes do conteúdo.  A utilização dos recursos foi adequada, uma vez que os conceitos apresentados na aula são mais facilmente entendidos com o auxílio de representações gráficas visuais.

  1. Avalie os aspectos da aula apresentados na tabela seguinte, assinalando com um “X”:

Ruim

Regular

Bom

Ótimo

5.1 Conhecimento/domínio do assunto pelo professor.

X

5.2 Clareza e objetividade.

X

5.3 Oportunidades para participação dos estudantes.

X

5.4 Relacionamento com os estudantes.

X

5.5 Controle do uso do tempo.

X

  1. Foi percebida a existência de um planejamento para a aula? Como isso ficou evidenciado?

Sim, foi percebida esta existência, evidenciada pela condução da aula (introdução, apresentação de objetivos, desenvolvimento do conteúdo, aplicação de exemplos práticos e interatividade final), pela existência de material audiovisual disponibilizado com antecedência e o seu bom uso pelo professor (tinha domínio do material).

  1. Caso ache relevante, comente outras situações vivenciadas durante a aula que mereçam destaque.

Destaca-se o domínio do professor do conteúdo teórico apresentado, o que com certeza garantiu maior fluidez na explicação e maior clareza do entendimento e construção do aprendizado. O professor foi, de fato, um intermediador entre aluno e aprendizado.


AVALIAÇÃO CRÍTICA DE AULA 2

Disciplina: Métodos de Pesquisa

Tema da aula: Unidade I – Videoaula I – Método Científico / Questões Iniciais

Nível de Ensino/ Turma/ Série: Ensino Superior / Turma EaD / 6º semestre

  1. Os objetivos da aula ficaram claros? Comente.

Sim, o professor apresentou os objetivos tanto da disciplina (estudo sobre o método científico e acadêmico) quanto da aula em específico (questões iniciais do método, o que é a abordagem metodológica e esboço do planejamento como método).

  1. Qual o tipo da aula ministrada (expositiva clássica, expositiva dialogada, prática, laboratório, videoaula)? Explique como foi o desenvolvimento da aula.

A aula ministrada, por ser em um curso de educação à distância, foi do tipo expositiva clássica, em formato de videoaula. O professor dispos de slides auxiliares, que o ajudaram a nortear a explanação. Por ser uma disciplina mais teórica, os slides eram compostos basicamente de textos dispostos em tópicos, que eram usados pelo professor como mote para as explicações. No final, foi proposta uma questão de múltiplica escolha para testar o conhecimento do conteúdo apresentado.

  1. Os estudantes mostraram-se interessados? Como isso ficou evidenciado?

A aula despertou meu interesse, por trazer uma teoria bastante estruturada para algo que eu considerava já entendido na minha vida acadêmica e já presente em meu cotidiano.

  1. Foram utilizados recursos audiovisuais ou outros recursos? Quais? Foram utilizados adequadamente? Justifique.

Como nas demais videoaulas do curso, foram utilizados slides, e o professor interagia com estes utilizando-se de um tablet, no qual era possível fazer marcações no texto para destacar palavras chaves ou escrever pontos complementares ao conteúdo.  A utilização dos recursos foi adequada, pelos slides serem bem estruturados (havia sentido no que estava ali escrito, bem como alinhamento com os objetivos da aula) e o professor saber aplicar as ferramentas de interatividade com o material (caneta para marcações no texto).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (117.4 Kb)   docx (114.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com