TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa do Renascimento

Por:   •  21/1/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 3

Nascido Donato di Niccoló di Betto Bardi, mais conhecido por seu nome artístico Donatello, o artista nasceu por volta de 1386 na cidade de Florença, Itália. 

Quando tinha 17 anos aproximadamente, esculpiu sua primeira escultura em mármore e, com 20 anos já recebia comissões pelo seu trabalho. 

Exerceu sua profissão de escultor em diversas cidades italianas, onde até hoje podemos apreciar seus trabalhos: Florença, Roma, Nápoles, Siena e Pádua. 

A partir de seu trabalho, adquiriu grande fama no período renascentista considerado o mais importante escultor florentino do século XV. 

Além disso, é atribuído a seu nome, a fundação da escultura moderna sendo um dos mais geniais escultores da humanidade. 

Nos anos de estudos sobre artes, foi influenciado por mestres tal qual os escultores renascentistas Filippo Brunelleschi (1377-1446), com quem viajou pra Roma em 1407 a fim de estudar arte clássica, e Lorenzo Ghiberti (1378-1455). 

Durante 3 anos foi discípulo de Ghiberti em sua oficina de artes sendo auxiliar do trabalho feito nas portas de bronze do Batistério de Florença (1404-1407). 

Vale Ressaltar que o político, banqueiro e amante das artes Cosimo de Medici (1389-1464), foi o Mecenas (Patrono das Artes) que financiou alguns trabalhos de Donatello, do qual se destaca a estátua em bronze de David. 

Faleceu em 13 de dezembro de 1466, em sua cidade natal, sendo enterrado na Basílica de São Lourenço, ao lado de seu Mecenas: Cosimo de Medici. 

1. Pequeno profeta 

É uma escultura de mármore branco em 1407 e tem uma altura de 128 cm. É considerado como uma de suas primeiras obras e está acoplado a outro pequeno profeta localizado às portas da Amêndoa da Basílica de Santa Maria del Fiore, em Florença. 

Este trabalho de Donatello, no entanto, não está localizado fora da catedral, mas no Museo dell'Opera do Duomo. 

2. São João Evangelista 

Também foi esculpida em mármore para a fachada antiga da Catedral de Florença e hoje é uma das obras de Donatello que pode ser admirada no Museo dell'Opera. 

Ela remonta ao ano de 1409 (foi concluída 2 anos depois) e ele serviu de inspiração para Michelangelo por seu Moisés. O estilo usado nesta escultura é típico do maneirismo gótico tardio. 

3. David em mármore

Foi feito no ano de 1408 e mostra esse caráter bíblico no exato momento em que ele acabou de derrotar o gigante Golias, porque sua cabeça está a seus pés e ele ainda tem uma pedra no meio da testa. 

Os braços do David são um pouco mais longos que o normal, mas o resto da escultura mantém detalhes impressionantes. Está localizado no Museu Nacional Bargello, em Florença. 

4. San Juan Bautista de Madera 

Donatello fez esta escultura em 1438 para a capela homônima da Basílica de Santa Maria dei Frai em Veneza. Além de ser muito diferente das outras obras de Donatello, era estranho que uma de suas obras estivesse em Veneza, então, no decorrer da história, ele questionou a paternidade. Algo que, no entanto, parece ter sido confirmado nas últimas décadas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (30.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com