TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática Supervisionada em Trabalho

Por:   •  31/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.690 Palavras (7 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Curso: Psicologia                                      10° semestre 2016

Disciplina: Prática Supervisionada em Trabalho.

Estagiária 01: Edileusa Rosa Costa         RGM: 86470-6

Estagiária 02: Ozana da Silva                   RGM: 4588-8

Estagiária 03: Thamires dos Santos Lima RGM: 87264-4

Instituição: Academia Boa Forma Sport Center Ltda

Endereço: Av. Dr. José Artur da Nova, 1983 - Parque Paulistano - São Paulo - SP CEP: 08090-000

Tutor (a): Ivone de Moura                          Cargo: Diretora

Supervisor (a): Esther Cabado Modia

Dia Da Semana: Segunda- feira.               Data: 21/03/2016           Horas: 17h às 19h

Visita 04

  1. Relato

Chegamos á Instituição no horário agendado e assim nos direcionamos até o guichê para podermos nos identificar, quem nos recebeu foi a recepcionista G. que nos informou que a diretora não estava presente na Instituição, contudo nós a agradecemos e dissemos que naquele encontro iríamos conversar com alguns dos funcionários presentes na empresa, essa assentiu, e nós entramos no local.

Ao adentrarmos na Instituição, nós nos dirigimos até a área da natação, onde avistamos o professor de aquática que gentilmente veio nos cumprimentar, assim nós o questionamos sobre as escalas dos profissionais do turno da tarde. Esse nos informou que naquele momento só estava presente o estagiário de musculação, e indicou a profissional da área da limpeza para conversar conosco, deste modo nós a convidamos.

Inicialmente nós nos apresentamos para a mesma, explicitando os objetivos do nosso estágio e ressaltando sobre o sigilo. Ela nos informou que trabalha na empresa acerca de um ano como auxiliar de limpeza, e já atuou em outras academias exercendo a função de recepcionista. Relatou que logo que entrou na Instituição, prestava serviços como diarista em outras empresas, porém decidiu se desligar das outras para se dedicar a academia Boa Forma. Seu processo de contratação ocorreu por intermédio de seu esposo, pois o mesmo tem um parentesco distante com o J. (esposo da diretora), no entanto quando ela soube da oportunidade, encaminhou seu currículo para a empresa e foi convocada para o processo seletivo.

Ela deu continuidade à conversa, nos informando um pouco a respeito de sua rotina de trabalho, ela entra no período da tarde e divide suas funções com outra funcionária do período da manhã.

 Atualmente trabalha de segunda á sábado e disse que durante o fim de semana existe uma sobrecarga maior em seu ofício, porque a direção estabelece um manual de tarefas para serem seguidas somente aos sábados - essa se refere à escala dos sábados como sendo um período desgastante de sua rotina de trabalho, por conta que em apenas um dia ela e a outra funcionária precisam fazer a limpeza geral da empresa.

Em seguida, ela nos contou que teve uma gravidez de risco que posteriormente lhe deixou sequelas - no entanto a mesma executa algumas das tarefas de seu ofício com certa dificuldade, deste modo ela enfatiza que a mão de obra na empresa poderia ser alterada - assim ela explica que a funcionária do período da manhã já tem certa idade, e as duas por se tratarem de mulheres não possuem a força de um homem para erguer certos equipamentos, no entanto, seria imprescindível a contratação de um funcionário do sexo masculino para executar tais tarefas.

Ainda sobre questão referente à melhoria dentro da academia, ela ressaltou sobre a importância de implantar benefícios aos funcionários, pois eles só recebem o salário mensal e ganham uma espécie de bolsa de estudos para praticarem aulas na academia.

Quando questionada sobre quem supervisiona o seu trabalho dentro da empresa, essa assegurou que o coordenador é quem dá suporte á todas as modalidades dentro da academia, no entanto, quando é necessário ela se reporta a ele e o mesmo costuma fazer o comunicado para a diretora. Neste momento ela relatou que a diretora não costuma atender aos pedidos dos funcionários, pois ela se justifica dizendo que vai verificar o que pode ser feito, porém essa proposta da mesma não resulta em mudanças, assim E. finaliza dizendo que não há reconhecimento por parte da direção, mas quando necessário ela insiste e vai atrás de seus direitos.

Nós agradecemos a disponibilidade da funcionária em nos conceder tal entrevista, e nos dirigimos até o andar superior da academia – com intuito de conversar com o estagiário de musculação do período da tarde.

Ao chegarmos lá, nos apresentamos para F. que muito solicito concordou em conversar conosco. Ele é estagiário de educação física e atualmente está no último ano do curso, ele atua como estagiário na modalidade de musculação, que segundo ele, é a sua grande motivação de ter ingressado no curso de educação física.  Informa que trabalha na academia cerca de três anos, e seu processo de contratação ocorreu porque ele era aluno. Inicialmente existia um professor de musculação que lhe orientava, porém houve um desligamento desse profissional na empresa e atualmente F. é estagiário do professor do período da tarde.

Quando o questionamos como é a sua rotina de estágio; ele nos respondeu que geralmente os funcionários da academia trabalham em igualdade, no entanto quando algum aluno precisa de alguma ajuda, o profissional que estiver desocupado o orienta. Sobre normas e regras vigentes dentro da academia, esse relatou que se existe alguma especifica, essas ficam no “boca - a - boca” (SIC). Ele relatou que as reuniões que ele é convocado acontecem uma vez ao ano, e os temas frequentes são referentes às dificuldades financeiras que a academia enfrenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (118.3 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com