TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS TRABALHO INTEGRADO DE CÊNCIAS CONTÁBEIS

Por:   •  10/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.361 Palavras (22 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

TRABALHO INTEGRADO DE CÊNCIAS CONTÁBEIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS

CAMPINAS

2016

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

TRABALHO INTEGRADO DE CÊNCIAS CONTÁBEIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS

CAMPINAS

2016

LISTA DE TABELAS

Balanço Patrimonial

Balanço Orçamentário

Demonstrações das Variações Patrimoniais

INTRODUÇÃO

Na Atividade Práticas Supervisionadas (APS), foi possível obter um melhor conhecimento na área da Contabilidade Pública, compreender seus Fundamentos Teóricos e Técnicas. A disciplina usada como base nesse trabalho foi a Contabilidade Pública, que tem como objetivo o acompanhamento orçamentário, a composição financeira e patrimonial. Foi utilizado também disciplinas como Contabilidade Financeira e Contabilidade Interdisciplinar para completar a execução do trabalho. Os resultados obtidos para o desenvolvimento foram baseados no balanço Patrimonial da Prefeitura de Campinas-SP, seus resultados auxiliaram a contemplar os estudos tidos em sala.

Será demostrado as contas de balanço Patrimonial, Orçamentos, Razonetes, e Variações. Após a análise será mostrado os resultados obtidos, e os lucros.

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

A Contabilidade Pública traz as informações sobre os Orçamentos e balanços patrimoniais, e tem o objetivo de captar, registrar, acumular, resumir e interpretar esses dados. Hoje em dia essas informações facilitam o processo de tomada de decisões para empresas, como os registros contábeis. A contabilidade Pública é um ramo da contabilidade, que surgiu na idade média apenas para registrar os gastos, com o tempo a contabilidade veio desenvolvendo e trazendo mais caminhos para execução dos orçamentos públicos, com o intuito de ter melhor fiscalização nas empresas. Seu interesse não é somente no patrimônio e as variações, mas também nos orçamentos e na sua execução. Na atualidade a contabilidade fiscaliza mais sobre as empresas, e seus orçamentos divulgados, tendo como se basear ou analisar os resultados de outros setores públicos, com seus gastos. Seu maior avanço é a consolidação e padronização das estatísticas patrimoniais, orçamentos e fiscais. A Contabilidade Pública tem como base a Lei 4.320, de 17 de março de 1964, são normas gerais e direito financeiras para elaboração do controle e orçamentos, demais leis complementares nas quais são distribuídas nas áreas, como a Lei das Sociedades por Ações Lei 6.404/76, contabilidade aplicada à atividade empresarial. Nessa Lei 4.320/1964, tem os seguintes componentes o Sistemas orçamentário, Financeiro, compensação, e patrimonial. Além disto a Contabilidade Pública possui os subsistemas de informações Orçamentárias, Patrimoniais e Compensação entre eles são: Orçamentos, Programação e execução orçamentária, Alterações nos elementos patrimoniais, resultado econômico, e também Alterações potenciais nos elementos patrimoniais, acordos, garantias e responsabilidades.

No livro Contabilidade Pública, do autor Heilio Kohoma fala que:

" A Contabilidade é uma ciência que foi alvo de conceituação por diversas escolas, como as que defendem o contismo, o personalismo, o controlismo, o Aziendalismo e o Patrimonialismo."

Dito também pelo estudo feito que a Contabilidade Pública:

" É o ramo da contabilidade que estuda, orienta, controla e demostra a organização e execução da Fazenda Pública; o patrimônio público e suas variações."

As contas mais utilizadas pela contabilidade pública são as de Contabilidade Comercial, Contas patrimonias e Contas de resultados. Utilizamos nesse trabalho as contas como balanço Patrimonial, Orçamentos, Razonetes, e as Variações, tendo com base o balanço Patrimonial da Prefeitura de Campinas-SP. Contudo os resultados que foram obtidos no trabalho foi baseado nos livros e pesquisas relacionas a disciplina, sites específicos e matérias dada em aula.

IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

A Prefeitura Municipal de Campinas é uma entidade de publica que administra a cidade de Campinas, localizada em Av. Anchieta, 200 - Cambuí, Campinas - SP, 13015-904 inscrita no CNPJ: 51.885.242/0001-40.

Seu prefeito atual é Jonas Donizette e Câmara Municipal é composta de 33 vereadores responsáveis por governar a Cidade de Campinas.

Sua fonte de renda é o recolhimento dos tributos, tais como IPTU (Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana) e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e ISS (Imposto Sobre Serviços) entre outros tipos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com