TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS TRABALHO INTEGRADO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Por:   •  2/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  11.603 Palavras (47 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 47

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

TRABALHO INTEGRADO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ARARAQUARA - SP

2016


Amanda Regina Mendonça - R.A C4344F-8

Elaine Silva da Cruz - R.A T69806-5

Eron Ruan da Silva - R.A C5446D-6

Nathalia Araújo - R.A C48EHE-1

CONTABILIDADE COMERCIAL

APS - Atividades Práticas Supervisionadas, apresentado como exigências para a avaliação do segundo bimestre, em disciplinas do 2º/1º semestre, do curso de Ciências Contábeis da UNIP – Universidade Paulista, sob orientações dos professores do semestre.

DEDICATÓRIA

Dedicamos este trabalho ao corpo docente da Universidade Paulista UNIP–Campus Araraquara – SP do curso de Ciências Contábeis e aos profissionais da área de contabilidade que dedicam sua vida para construir um mundo cada dia melhor.

Sumário

INTRODUÇÃO        5

OBJETIVO        6

OBJETIVO ESPECÍFICO        6

IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA        7

MISSÃO, VISÃO E VALORES DA EMPRESA        7

Missão:        7

Visão:        8

Valores:        8

COMPOSIÇÃO DE TRABALHO:        8

PRODUTOS        8

TRANSAÇÕES        9

Livro Diário        9

Livro Razão        17

Balancete de Verificação        23

Balanço Patrimonial        25

DRE        26

Método PEPS        27

Método UEPS        29

Método MP        31

CONCLUSÃO        32


INTRODUÇÃO

A Atividade Pratica Supervisionada – APS é um trabalho acadêmico onde é exigido do aluno que pratique o conteúdo visto em sala de aula aplicando na pratica em empresas de porte grande médio e também pequeno, apresentando os seus conceitos soluções e também sua conclusão perante no que foi visto no trabalho. Este trabalho foi realizado por alunos cursando o segundo ano da graduação de Ciências Contábeis coordenados pelo Professor Leonardo da disciplina de contabilidade comercial.

Hoje em dia as empresas necessitam de uma boa gestão e também de bons resultados. É para isso que existe a contabilidade, que serve para fornecer informações seguras para que as decisões sejam tomadas. Sendo assim essas informações e dados fornecidos pela contabilidade representam ferramentas de gestão que devem fazer parte da rotina empresarial.

Neste trabalho acadêmico ira ser abordar algumas rotinas empresariais, expondo conceitos e estudos das disciplinas de contabilidade empresarial e contabilidade comercial, usando os conceitos como PEPS, UEPS e Média Ponderada, Lançamentos contábeis para obter as apurações e também identificar qual é o melhor método de apuração de estoque para a empresa em questão.

Os impostos recuperáveis são ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. É um imposto que cada um dos Estados e o Distrito Federal podem instituir como determina a Constituição Federal de 1988).

OBJETIVO

        O trabalho a seguir tem como objetivo expor conceitos práticos e teóricos das matérias de Contabilidade Comercial e Contabilidade Empresarial. Colocando em prática tais conceitos estudados como: Lançamentos Contábeis, Balancete, Balancete de Verificação, Método de Inventário Permanente que são os métodos chamados de PEPS, UEPS, e MP.

Foi possível analisar os principais conceitos contábeis dentro de uma organização, vendo a extrema importância de se realizar a contabilização das informações obtidas para desta forma apurar qual o melhor Método de Inventário e controle para a atividade desenvolvida pela empresa.

OBJETIVO ESPECÍFICO

O método de avaliação escolhido afetará o total do lucro a ser calculado para um determinado período contábil. Considerando que vários fatores podem fazer variar o preço de aquisição dos materiais entre duas ou mais compras (inflação, custo do transporte, etc.), surge o problema de selecionar o método que se deve adotar para avaliar os estoques.

Os métodos utilizados são o PEPS, UEPS e o Custo Médio. Confira:

PEPS: Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair. No método PEPS, usa-se o custo do lote mais antigo quando da venda da mercadoria até que se esgotem as quantidades desse estoque, daí parte-se para o segundo lote mais antigo e assim sucessivamente.

UEPS: Último a Entrar, Primeiro a Sair. É um método de avaliar estoque. O custo do estoque é determinado como se as unidades mais recentes adicionadas ao estoque (últimas a entrar) fossem as primeiras unidades vendidas (saídas) (primeiro a sair). No método UEPS, o custo dos itens vendidos/saídos tende a refletir o custo dos itens mais comprados (comprados ou produzidos, e assim, os preços mais recentes).

Média Ponderada Móvel ou Custo Médio: Este método, também chamado de método da média ponderada ou média móvel, baseia-se na aplicação dos custos médios em lugar dos custos efetivos. O método de avaliação do estoque ao custo médio é aceito pelo Fisco e usado amplamente.

No Brasil a legislação do imposto de renda permite apenas o PEPS e a Média Ponderada Móvel para fins de contabilidade de custos.

IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

A empresa Vesentini foi criada em Janeiro de 2016, está localizada na cidade de Araraquara, interior de São Paulo na Av. Bento de Abreu, 802 – Fonte Luminosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.4 Kb)   pdf (301.8 Kb)   docx (95.6 Kb)  
Continuar por mais 46 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com