TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA PRÁTICA: APAE, NAMEI, ESCOLA REGULAR

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.014 Palavras (9 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 9

UNIC – PRIMAVERA DO LESTE

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E EXATAS – CURSO DE PEDAGOGIA

LAURA ANDRÉIA PEREIRA SANTOS

 AULA PRÁTICA: APAE, NAMEI, ESCOLA REGULAR.

PRIMAVERA DO LESTE/ MT

2015

LAURA ANDRÉIA PEREIRA SANTOS

AULA PRÁTICA: APAE, NAMEI, ESCOLA REGULAR.  

Trabalho apresentado à Faculdade de Ciências Agrárias e Exatas de Primavera do Leste, para obtenção de nota no Relatório de Aula Prática na APAE, Namei, Escola Regular.

Orientador (a): Elizete Vieira Martins

PRIMAVERA DO LESTE/ MT

2015

INTRODUÇÃO

    Objetivo desse relatório conduz a um questionamento e ao desenvolvimento das instituições e a aprendizagens das crianças, observando suas vivencias e sua dificuldades o seu comportamento e sua visão diante das novas didáticas, compreender suas limitações e dificuldades no dia a dia, aprender a conhecer seu próprio desenvolvimento, verificar cada instituição e sua conduta diante da sociedade e como vista e poder observar os alunos em relação a sua inclusão e adaptação na escola e na sociedade, permitir o autoconhecimento e suas capacidades.

DESENVOLVIMENTO

   Estive juntamente com os alunos do curso de pedagogia da UNIC No dia 26/03 de 2015  na escola recanto do carinho,conhecido como APAE,localizada no bairro primavera II, na rua Maceio n85 , Telefone da escola,3498 2060. A instituição atende 138 alunos, com 34 funcionários, atende mentos de especialistas como fonaudiologo, psicologo e fisiterapeuta.  a APAE  aonde a partir de 0 anos até 60 anos.

    O presidendente da APAE é Sergio Luiz Fava,  tem como diretora Juliane Zanon e cooerdenadora Luciane Ravanelo. A instituição tem 25 anos de funcionamento, a sede é própria cedida pelo minicipio. A nstituição recebe doações de empresas. A coordenação atendeu os alunos de curso trabalha á 9 anos na instituição, e entrou na coordenação esse ano. O primeiro presidente foi Cassiano, não tendo como fins lucrativo, pois é uma instituição filantrópica. A diretoria é composta por membros: presidente, vice-presidente, tesoreiro e outros membros sem renda. ela entra no programa do governo para receber merenda do Censo e outros para receber verbas. o que não vem da prefeitura e do estado eles fazem promoções para complementar a verba.

    A APAE foi fundada pelo movimento apaianos, em Primaverara do Leste foi fundada por um grupo de pessoas que perceberam a necessidade e a grande demanda de pessoas com deficiencia que precisavam de um atendimento especializado. alguns alunos são recolhidos nos pontos de onibus e outros na própria casa, a chegada da primeira turma é apartir 7h30min, eles vão direito para o refeitório, a segunda turma chega as 8h30min. cada professora pega sua turma e vai para escovação e depois vão para sala de aula. os alunos trabalham com projetos de jardinagem reciclagemartesanato e leitura -1 vez por semana. A instituição dá prioridade a deficiência intelectual e deficiência multipla,Na Educação Profissional tem projetos de artesanato que envolve a tapeçaria, decopagem, pinturas em tela e pintura em tecidos. conta também com projeto de horta e jardinagem, como projeto conservação e limpeza da escola.

    Os alunos que tem um bom desenvolvimento vão para o ensino regular. A entidade vê a inclusão o algo util favorável, de modo que a inclusão deve ocorrer para que eles tenham o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, sendo que alguns alunos saem da instuiçao direto para o mercado de trabalho. É trabalhado com os alunos a oralidade e muitos deles precisam de adaptação, todos os alunos que precisam de atendimento especialaizado são atendidos, não há espera de vagas, alguns ficam no periodo integral enquanto outros meio período. A formação dos professores são continuada. A maioria dos professore que trabalham com os alunos são especializados e os que ainda não são, estão se especializado na área.

    A APAE possui três turmas  que são pré-escola,ensino fundamental AVAL ( atividade de vida autonoma) turma profissional, a carga horaria é de 20 a 40 horas semanais.

    A APAE não atende  portadores de deficiência visual e nem auditivo, pois não possui tecnologia necessária. Os materias que contém 1 fonoaldiologo, 1 fisioterapeuta e 1 psicologa que serve como apoio. Em cada sala fica apenas 1 professora  só fica 2 se for necessário.

    A avaliação desses alunos são diárias, através de relatórios, todos os dias o professor relata o que aconteceu na sala e no final do semestre é um relatório só, que uma ficha avaliativa com todo o desenvolvimento motor, cognitivo e social. No segundo semestre é sentada com toda a equipe miltidisciplinar e professores que trabalha diretamente com o aluno, mas o professor de arte, educação fisica, fonadiologa, psicologa e a coordenção, juntando todas as informações é feito um relatótio que fica na pasta do aluno.

    Alguns alunos participam de equoterapia, aqueles que os pais colocam. Os funcionários são contratados pela instituição através de currículos. Ao se perguntar se escola sofre preconceito da sociedade a diretora diz que não acredita que seja preconceito mais um tabu, às vezes as pessoas que visitam a instituição pela primeira vez...

    Ao terminarmo a entrevista com a coordenadora, tivemos o privilégio de conhecer as dependencia internas e os trabalhos dos alunos, A APAE contém 1 refeitório amplo, cozinha, sala de informática com 10 computadores, salas das especialista (psicologa, fono e fisioterapeuta) todas adaptadas  para oferecer o melhor aos alunos, sala da coordenação, almoxerifado, sala de hidroginastica, parquinho, quadra de esporte, brinquedoteca, sala de artesanado onde podemos ver de perto os alunos trabalharem, é um encanto todos os materias que produzem esses produtos são vendidos para ajudar a instituição pois é filantrópica,aproximadamente as 9h30min. se dá o encerramento da visita.

O Núcleo de Atendimento Multiciplinar de Educação Inclusiva (NAMEI) de Primavera do Leste, está localizada na Av. Cuiabá, nº 2130 - centro. A visita ocorreu no dia 26 de Março, as 09h:30min.

O NAMEI conta com 11 funcionários, 2 secretárias, cooerdenadora, profissionais especializados ; 1 fonoaudiólofa, 1 psicológa e 3 psicopedagogas, sendo que uma delas trabalha na equoterapia. O namei não fecha para o almoço, funcionando nos dois turnos de 6 horas das 7 as 13 e das 13 as 19. As secretarias são responsaveis por receber os encaminhamentos e por agendas os horários com as famílias e passar para os profissionais esses encaminhamentos os horários agendados para que eles façam atendimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com