TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REALIDADE SOCIAL DAS FAMÍLIAS DA “ESCOLA ESTADUAL MAURO FÁCCIO GONÇALVES”

Por:   •  25/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

     

REALIDADE SOCIAL DAS FAMÍLIAS  DA “ESCOLA ESTADUAL MAURO FÁCCIO GONÇALVES”

        

SETE LAGOAS

2018

[pic 2]

     

REALIDADE SOCIAL DAS FAMÍLIAS  DA “ESCOLA ESTADUAL MAURO FÁCCIO GONÇALVES”

Pesquisa Realizada Pelos Alunos Dos 3º Anos Do Ensino Médio, Turmas 3000 E 3001 Da “Escola Estadual Mário Fáccio Gonçalves”, Para A Disciplina De Sociologia Referente Ao 3º Bimestre.

SETE LAGOAS

2018

AGRADECIMENTOS

A todos os alunos que colaboraram com este trabalho, fizeram com que esta pesquisa correspondesse com a realidade social da comunidade escolar. Deixo aqui meu agradecimento e carinho.

RESUMO

Trabalho desenvolvido com o objetivo de provocar discussões sobre a realidade das famílias da comunidade escolar da “Escola Estadual Mauro Fàccio Gonçalves”  como um instrumento importante para  promover reflexões sobre  a realidade dos alunos.  

ABSTRACT

This work was developed with the purpose of provoking discussions about the reality of the families of the school community of the Mauro Fàccio Gonçalves State School as an important tool to promote reflections about the students' reality.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

As pesquisas sobre gênero começaram nas Ciências Sociais, na década de 70, para remediar uma nova crise social desencadeada nesta época, a ascendência da mulher no mercado de trabalho, o que constituem como um campo de pesquisa interdisciplinar cujo objetivo é compreender as relações de gênero no mundo social.

Através das pesquisas é constatado a existência de desigualdades entre homens e mulheres apresentadas pelos estudos de gênero, é fruto da análise e interpretação dos dados estatísticos que apontam pequena representação política das mulheres e destacam seus baixos salários, banalização da violência contra a mulher. Por outro lado, os homens também apresentam indicadores precários em relação à saúde, como menor expectativa de vida, maior acometimento por doenças crônicas e expressiva mortalidade por causas externas.

São através das pesquisas que a Previdência social estabelece idade mínima e máxima e tempo de contribuição para aposentadoria para cada gênero. Com base em pesquisas que surgi novas leis e extinta outras.

DESENVOLVIMENTO

Este é um estudo qualitativo de revisão de dados, apropriada para discutir a realidade social da família da comunidade escolar da “Escola Estadual Mauro Fáccio Gonçalves” da cidade de Sete Lagoas-MG. As revisões narrativas não adotam os critérios a priori para a seleção das publicações. Tratam-se, basicamente, da interpretação da literatura existente de uma pesquisa feita pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio da escola.

No primeiro momento, os alunos divididos em grupos de sua escolha foram orientados a realizar uma pesquisa sobre a realidade social das famílias da comunidade. Cada aluno faria pelo menos 5(cinco) entrevistas, sendo uma a própria família e as demais vizinhos da sua residência. A pesquisa constaria as seguintes questões:

  1. Qual o bairro:
  2. Quantas pessoas moram na casa, e suas respectivas idades e gênero:
  3. Quem declara ser o chefe de família:
  4. Quem tem a maior renda:
  5. Quantas horas trabalhadas por dia, referente a cada gênero:
  6. Qual a religião:

Esses dados foram coletados de todos os integrantes do grupo e posteriormente transformados em gráficos  de coluna através de porcentagem como mostra as imagens do trabalho no anexo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (520.6 Kb)   docx (383 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com