TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DO CINEMA NA SALA DE AULA

Pesquisas Acadêmicas: A UTILIZAÇÃO DO CINEMA NA SALA DE AULA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

A UTILIZAÇÃO DO CINEMA NA SALA DE AULA

O mundo atual está caracterizado pela utilização da tecnologia em todas as áreas da vida social. Essa inserção não poderia ficar fora do contexto educacional, promovendo uma verdadeira mudança na maneira de ensinar.

A interpretação de filmes deve ser levada à Escola, para auxiliar no processo de aprendizagem e despertar a consciência crítica dos alunos.

Atualmente, a abordagem de Química tem sido amplamente discutida, muitas propostas são apresentadas e o cinema como uma ferramenta motivadora no processo de ensino/aprendizagem, é uma delas.

Além de puro entretenimento, o cinema representa um grande potencial de aprendizado para qualquer tipo de público. Os filmes dão subsídios para trabalhar inúmeros conteúdos, estimulam debates e permitem ampliar a percepção da turma sobre um determinado assunto.

O aluno precisa entender os diversos assuntos abordados em Química. Para isso é preciso que o professor elabore mecanismos que os auxiliem no processo ensino-aprendizagem. O aprendizado da Química por meio de modelos visuais contribui para uma melhor formação do aluno e auxilia na desmistificação de que a Química não é uma disciplina difícil e puramente teórica, mas está totalmente relacionada com a prática e se encontra muito mais presente nas nossas vidas do que podemos imaginar.

A utilização de filmes em sala de aula constitui-se em uma metodologia diferenciada, no âmbito escolar, exemplificando a inserção de atividades lúdicas como meio sensibilizador dos alunos.

Em inúmeros momentos, as produções de cinema se valem de conceitos e fenômenos científicos para enriquecer seus roteiros. Com esse norteamento, vários trabalhos vêm avaliando a viabilidade de tais produções como instrumento facilitador no ensino de Química, além da aceitação dos alunos para esse recurso.

O apelo visual presente nos filmes é uma vantagem da proposta em relação às aulas tradicionais, tornando o processo ensino-aprendizagem menos árido e permitindo ao aluno constatar a presença da Química no seu cotidiano. Tal alternativa pedagógica contribui para diminuir insuficiências do livro didático e ausência de laboratórios nas escolas.

O cinema permite ao educador, dentro do processo de ensino, abordar aspectos muitas vezes complicados dentro do método tradicional de ensino, tanto por uma questão temporal quanto por uma questão material e ética. Assim, o recurso audiovisual pode ser utilizado como um facilitador para o seu trabalho.

Alguns filmes são muito bons para abordar assuntos de Química. Uma boa forma de problematizar, contextualizar e integrar o ensino de Química ao que acontece pelo mundo em termos tecnológicos, sociais, etc.

A escolha da obra a ser apresentada aos educandos deve ser analisada com elevado cuidado do professor, pois essa deve ser rica em conceitos e ao mesmo tempo pertinente à idade e capaz de despertar a curiosidade e levar o estudante ao conhecimento.

Nesse sentido, o filme “HOMEM DE FERRO II” apresenta uma possibilidade de intervenção no ensino de química, uma vez que se trata de um filme bastante dinâmico e repleto de conceitos a serem pensados pelos estudantes. A partir das cenas exibidas na obra cinematográfica é possível construir novos conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com