TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida e Obra de Murray Schafer e John Cage

Por:   •  16/6/2019  •  Monografia  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  1.129 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE
Campus Blumenau

A vida e a Obra de:

JOHN CAGE e MURRAY SCHAFFER




Nome: João Pedro de Arruda Rocha.
Curso: Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio
Turma: 102
Disciplina: Artes
Nome do Professor: Rudimar Drey

Blumenau, 08 de Junho de 2019

INTRODUÇÃO

Pretende-se tratar neste trabalho a vida de John Milton Cage Jr., e de Raymond Murray Schafer através dos seguintes títulos e sub-títulos: John Cage: Biografia, Principais Conceitos e Principais Obras, e Murray Schafer: Biografia, Principais Conceitos e Principais Obras. Dentro destes também estará a explicação de alguns dos conceitos, e um pequeno resumo do conteúdo das obras, e seus significados. Foram também adicionadas imagens para ampliar o entendimento do trabalho através da visualização das mesmas.

Tem-se por objetivo deste trabalho, ampliar os conhecimentos sobre a vida, as obras e o significado destes dois músicos. Tendo por justificativa que, com o entendimento dos conteúdos trabalhados, será ampliado o conceito do leitor sobre os legados que estes dois grandes inventores deixaram, e o conhecimento geral sobre a vida dos mesmos.              


DESENVOLVIMENTO

John Cage

Biografia

John Milton Cage nasceu em Los Angeles, Califórnia, no dia 5 de setembro de 1912. Durante toda sua vida foi um grande investigador, gostava de observar o que passava despercebido pelas pessoas, inclusive fazendo do silêncio uma música. Foi uma referência na música, sempre defendendo o indeterminismo na composição e interpretação das obras. John também era pintor, e fez várias pinturas abstratas. Também era defensor do anarquismo. Morreu em Nova Iorque, no dia 12 de Agosto de 1992, de um AVC.

Principais Conceitos

Como citado, John sempre foi muito observador, e por isso, em uma conferência sobre música experimental em 1957, ele descreveu a música como:

um jogo sem propósito, que é uma afirmação da vida - não uma tentativa de trazer a ordem no caos nem sugerir aperfeiçoamentos na criação, mas simplesmente um jeito de acordar para a própria vida que estamos vivendo. (CAGE, 1957)

John Cage defendia o anarquismo, pois como dizia ele: "Nós sabemos que o melhor governo é não existir governo".

Principais Obras

John Cage fez a famosa obra 4'33", que são quatro minutos e meio de sons ambiente escutáveis ao redor do ouvinte, ou seja, em suas apresentações, os músicos simplesmente sentam e olham para seus instrumentos, enquanto apreciam os sons do ambiente. John também ficou conhecido por usar os intrumentos convencionais de modo inconvencional. John também fez várias pinturas abstratas, como por exemplo: "11 Stones" (Anexo 1), e "Déka 28" (Anexo 2).

Murray Schafer

Biografia

Raymond Murray Schafer nasceu em Sarnia, Ontário, Canadá, no dia 18 de Julho de 1933. Estudou na Royal Schools of Music, em Londres, no Royal Conservatory of Music e na University of Toronto, onde foi aluno de Richard Johnston.

 Ele começou seus estudos da paisagem sonora na Universidade Simon Fraser, na década de 1960. Além de introduzir o conceito da paisagem sonora, em 1969, Schafer criou o termo esquizofonia. Schafer continua lecionando paisagem sonora até hoje nas universidades.

Principais Conceitos

Schafer foi, junto com alguns outros observadores, um dos principais desenvolvedores do conceito da paisagem sonora. Além disso, ele criou o termo Esquizofonia, que de acordo com ele é quando:

"Nós dividimos o som do criador do som. Os sons têm sido arrancadas de suas órbitas naturais e tendo uma existência amplificada e independente. O som vocal, por exemplo, não está mais preso a um buraco na cabeça, mas está livre para ser emitido de qualquer lugar da paisagem. "(SCHAFER, 1994, p. 223)

Principais Obras

Schafer fez várias obras, sendo elas composições e livros. Temos por exemplo: Pátria (Anexo                       3), uma composição teatral, e Soundscape (Anexo 4), um livro que explica o que é e classifica as paisagens sonoras, suas origens e variações, lançado originalmente em 1977, e relançado em 1994.

 

CONCLUSÃO

Pode-se concluir deste trabalho que os dois músicos são nascidos na América do Norte, com uma diferença de 21 anos entre eles, e que os dois são professores na área da música. Também pode-se ver que ambos fizeram obras importantes, como a 4'33", que mudou o conceito de silêncio, e a paisagem sonora, que ensina a distinguir diversos sons em um mesmo ambiente. Também que com toda a observação de John, ele chegou a conclusão de que o anarquismo é o melhor caminho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (185.7 Kb)   docx (42.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com