TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A influência das cores em uma fábrica de brindes

Por:   •  17/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.216 Palavras (9 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 9

A influência das cores em uma fábrica de brindes

Um ambiente corporativo abrange tanto pessoas quanto equipamentos, materiais e recursos que garantem o funcionamento de uma empresa. As pessoas são responsáveis por utilizar os recursos disponíveis, realizando e cumprindo as atividades que foram solicitadas. O desempenho de quem está realizando determinado trabalho pode ser impactado positivamente ou negativamente por diversos fatores, entre muitos, mas pouco observadas, são as cores. E elas estão por todos os lugares.

Uma fábrica de brindes tem como principal atividade a criação de produtos personalizados, solicitados por um cliente, que pode ser uma empresa ou uma pessoa física, cuja finalidade pode ser presentear amigos, parentes ou visitantes em festas e/ou eventos. Os fabricantes possuem demanda em qualquer época do ano, devido a promoções, eventos, feiras de negócios, datas comemorativas, e etc.

A área da fábrica deve ser no mínimo de 60 metros quadrados e sua estrutura deve conter: recepção, deposito de materiais, espaço de criação de artes e de fabricação, copa, deposito de produtos acabados, escritório administrativo e banheiros.

No espaço de criação de artes, de fabricação, depósitos e escritórios administrativos, devem ter maquinários e materiais. As principais máquinas são: computadores, embaladoras, impressoras cilíndricas manuais e a laser de alta definição, máquinas de costura, máquinas para gravações cilíndricas e maquinas para gravações de adesivos.

O depósito de matérias-primas, possuem volumes devidamente organizadas em prateleiras. As principais matérias-primas são: arame, borracha, couro, cola, EVA colorido, metais, papéis, tecidos diversos, vidro, PVC, xícaras.

Uma pessoa nesta fábrica é inundada por diversas cores, o impacto disso passa despercebida, mas é necessário compreender que cores provocam sensações diferentes. Mas o que são cores?

De acordo com a física, as cores se originam pela a ação de um feixe de fótons sobre a retina do olho, que é processado pelo sistema nervoso. Assim a cor é o resultado da existência da luz. É importante ressaltar que o branco e o preto não são cores, mas sim características de luz. Isaac Newton, provou isto utilizando um prisma de três faces, onde a luz branca foi decomposta em 7 cores: violeta, azul, ciano, verde, amarelo, laranja e vermelho. O preto é o resultado a ausência total da luz.

A luz solar emite radiação eletromagnética criando o que se chama espectro eletromagnético. Esse espectro possui ondas e o comprimento de onda desse espectro forma uma cor. No ser humano, somente uma parte pode ser perceptível e interpretada pelo olho, essa faixa é conhecida como espectro visível.

[pic 1]

Figura 1. Espectro visível da luz. Fonte: https://www.infoescola.com/fisica/espectro-eletromagnetico/

As cores estão classificadas em três formas: primárias, secundárias e terciárias. As primárias são: amarela, magenta e ciano. São classificadas assim, pois não é possível obtê-las através da mistura ou decomposição de outras cores. As cores secundárias são obtidas pelas misturas de duas cores primárias. São elas: vermelho, verde e violeta. Já as cores terciárias, são as que estão entre uma cor secundária e alguma cor primária.

Ainda, dependendo do cumprimento da onda dominante, as cores podem ser classificadas como quente ou fria. Se a onda tem menor comprimento e maior frequência, são consideradas quentes, por outro lado, se tiver maior comprimento e frequência pequena, são consideradas frias.

A percepção de uma cor abrange basicamente três características: o tom, a saturação e a luminosidade.

O tom é a o resultado da reflexão da onda, considerando o seu comprimento e vibração. Já a saturação é definida pelo o grau de predomínio de um dos comprimentos da onda. E a luminosidade é o brilho, ou seja, a relação entre o preto e o branco. Cada material possui a capacidade de absorver as radiações da luz branca refletir essas características.

Quando a luz branca incide sob o material, pode ocorrer dois processos, exemplificadas logo abaixo. No caso (a), as radiações verde e azul são absorvidas e o restante é refletida. No caso (b), o material não absorve a cor verde e a reflete.

[pic 2]

Figura 2. Esquema de reflexão da luz

Se um material absorve apenas o azul, por exemplo, e reflete o restante, o cérebro interpreta a combinação das cores verde e vermelha, resultando em amarelo.

A percepção de uma cor vai muito além de caracteriza-la. A partir do momento em que uma pessoa enxerga a sua tonalizada é desencadeado um determinado estímulo que gerará um sentimento, todavia, pode haver falta de congruência, pois todo sentimento exige um contexto para se desencadear, ou seja, um vermelho pode ter efeito brutal ou erótico, assim como o amarelo pode ter efeito caloroso ou irritante. Mas é importante salientar que em nenhum ambiente uma cor aparece sozinha, sempre está acompanhada de outras cores. Cada efeito intervém de várias cores, isso é conhecido como acorde cromático.

Os fatores psicológicos, sociológicos e fisiológicos influenciam diretamente no sentido que uma cor pode passar. Geralmente é atribuído significados conotativos as sensações visuais, por exemplo: “O garoto está verde de fome”, “Ela ficou branca com o susto”.

Quando sentimentos são associados as cores, pensa-se em contextos muito mais amplos. Por exemplo, o céu é azul, ou seja, azul também é cor do divino, dos sentimentos bons, da calma. Por conseguinte, há o verde, que é encontrado na natureza, que também remete a calma e a tranquilidade.

As cores também produzem perspectivas. Cores fortes atuam como se estivessem mais próximas do que cores apagadas. Mas todas as cores se tornam azuladas com a distâncias. Uma graduação de azul escuro para azul claro dá a sensação de perspectiva. O exemplo disso é a água, que quanto mais profundo for o local que a contem, mais azul será vista, sendo que não necessariamente a água é dessa cor.

O azul também está associado a fidelidade, pelo fato que a cor remete à distância e a infidelidade surge com o afastamento, e também é associado as virtudes intelectuais.

O azul também possui a associação material ao frio, mar, águas tranquilas. Por conseguinte, sua associação a sentimentos são a verdade, ao afeto, serenidade, paz.

O branco presente na neve, no casamento, no batismo, na paz. Não existe nenhuma concepção de branco, com significado negativo.  Desse modo, o branco está associado a limpeza, pureza, paz. Mas branco não pode ser considerado uma cor propriamente dita, isso porque, fisicamente ela é o resultado da ausência de cor.

Pela característica do branco associar a pureza, há seu oposto, que é o marrom. O marrom remete ao sujo, pesado.  Em acorde cromático, é um erro associar branco e marrom lado a lado, já que algo limpo e leve não pode coexistir com o sujo e pesado, sem causar repugnância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (138.6 Kb)   docx (80.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com