TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTROPOLOGIA ÉTICA E CULTURA

Por:   •  14/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

NELISA NEVES SCADAZZI FREITAS

    RA 11683260

ANTROPOLOGI, ÉTICA E CULTURA

ATIVIDADE REFERENTE A UNIDADE 1

Trabalho apresentado à disciplina de Antropologia, ética e Cultura, do Curso de Graduação em Licenciatura em Arte do Centro Universitário Claretiano.

Profª ADRIANA DUARTE DE S CARVALHO

Porto Velho

2015

ATIVIDADE REFERENTE A UNIDADE 1

Conforme estudamos na Unidade 1, Delors (1999) apresenta quatro pilares fundamentais para a construção da sociedade na atualidade: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver com os outros e aprender a ser. Considerando as implicações humanas do neoliberalismo, escreva uma reflexão, de no mínimo uma e no máximo duas laudas, identificando a importância de cada um dos quatro pilares para a convivência em sociedade.

Resposta

        O estudo de Delors apresenta os quatro pilares fundamentais para a educação, que é a base para formar um ser humano crítico e produtivo para a sociedade, sobretudo no cenário atual onde os valores considerados importantes do ser humano é “ter” bens materiais.

Os pilares da educação são: aprender a conhecer. Aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

No contexto social pode-se entender que o aprender a conhecer é a busca pelo conhecimento, a descoberta de novos horizontes, estando atendo a tudo que o cerca e dessa forma buscar sua realização pessoal.  

O aprender a fazer, é a busca pelo conhecimento profissional, o qual torna o indivíduo apto para o mercado de trabalho. Nesse aprender deve-se também desenvolver habilidades como trabalhar em equipe.

O aprender a conviver refere-se a entender a posição do outro o compreendendo e percebendo a interdependência que se tem entre as pessoas, seja na vida pessoal como a família ou na vida profissional com os colegas de trabalho. Nesse aspecto pode-se inserir o trabalho voluntário, onde o ser humano dedica parte de seu tempo a ajudar o próximo.

O último pilar é o aprender a ser, onde o ser humano deve se conhecer e aproveitar suas potencialidades. Uma vez o ser humano conhecendo seus pontos fortes e suas dificuldades ela terá uma relação melhor com o outro.

O ser humano norteado por esses quatros pilares torna-se um cidadão considerado nesse mundo neoliberalista ativo, pois ele será financeiramente produtivo onde terá consequentemente o poder de consumir produtos e serviços, movimentando a economia.

Esse indivíduo também saberá conviver e interagir agradavelmente com os outros, em todos os âmbitos de sua vida.

A pessoa que tem conhecimento crítico para perceber o mundo em sua volta, conhecimento profissional, trabalhando em uma profissão que lhe de prazer, que se relaciona bem com as e se conhece como “ser”,  será uma pessoa realizada e bem vista pela sociedade.   

        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DANIEL, E.; SCOPINHO, S. C. D. Antropologia, Ética e Cultura. Batatais: Claretiano, 2013. Unidade 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com