TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDIZAGEM LITERÁRIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR DOS SABERES

Por:   •  10/10/2022  •  Monografia  •  1.895 Palavras (8 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE PEDAGOGIA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

EQUIPE N.º 204

Edilaine Aparecida Murgi Alves, Edilson Cesar Mariano Trindade, Geraldo Luiz Viana Filho, Márcia Lucas de Souza, Maria de Lourdes Silva.

APRENDIZAGEM LITERÁRIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR DOS SABERES

  1. APRESENTAÇÃO
  1. Apresentação do contexto escolhido .

Trata-se de escola com Educação Infantil e Ensino Fundamental com anos iniciais (1º ao 5º ano), perfazendo um total de 90 alunos, com salas multisseriadas e turmas de tempo integral, assim distribuídas: 1 turma para a Educação Infantil, reunindo crianças de 4 e 5 anos; 1 turma para 1º e 2 º anos; 1 turma para 3º e 4º anos; 1 turma única para o 5º ano. Esses alunos, quando forem para o sexto ano, serão encaminhados para uma escola municipal na zona urbana. Na escola, as áreas de conhecimento, apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história, artes, educação física) são oferecidas no período da manhã e os alunos permanecem no período da tarde com oficinas. O prédio é composto por quatro salas de aulas, laboratório de informática, cozinha, refeitório, dois banheiros (masculino/feminino), secretaria conjugada com a sala de coordenação, horta escolar e pátio na área frontal da escola (onde acontecem as aulas de Educação Física). Os professores são denominados regentes de turmas nas salas multisseriadas. Eles são responsáveis por todos os componentes curriculares, com exceção das aulas de Educação Física. Há um professor auxiliar, que colabora na biblioteca. Quando há ausência de um professor regente, esse professor auxiliar faz o papel de professor eventual. Há também um professor de Educação Física, um auxiliar de limpeza, uma cozinheira e um professor coordenador. O diretor não fica presente nesta unidade escolar. As escolas têm alguns dos aparelhos básicos em funcionamento como televisão, vídeo, aparelho de som, data show, notebooks, mas os computadores do laboratório de informática nem sempre estão em bom estado de funcionamento. A escola recebe o sinal de Internet. Há acervo de literatura infantil e juvenil na biblioteca, jogos didáticos, materiais didáticos e materiais básicos para as aulas de Educação Física. A escola recebe recursos para aquisição de materiais permanentes e de consumo.

  1. Análise da situação problema

O trabalho pedagógico em turmas multisseriadas representa um desafio para todos os segmentos escolares. Nesta perspectiva desenvolver projetos de caráter interdisciplinar torna-se de fundamental importância para a consolidação efetiva dos saberes.

Estes projetos em consonância com a Base Nacional Curricular Comum compreendem garantias de aprendizagem e elencam saberes numa perspectiva holística.

Projetos literários que exploram o acervo da biblioteca e despertam a curiosidade dos alunos é um recurso ímpar para se buscar resultados na aprendizagem considerando todas as áreas do conhecimento.

      Conforme PAIVA (2005, p.44):

Tornar o hábito da leitura uma prática prazerosa no dia-a-dia da criança é uma tarefa que desafia o educador. Para superá-la, sua capacidade de analisar criticamente os textos disponíveis no início do processo de escolarização tem de possibilitar uma leitura que favoreça uma construção de sentidos abrangendo diversas linguagens – a corporal, a plástica, a imagética, a musical. Todos nós sabemos que, no início, a criança constrói com o objeto livro uma relação semelhante à que tem com o brinquedo e nossa sensibilidade crítica precisa preservar esta relação lúdica.

Este propósito de ensinar numa perspectiva lúdica e recreativa exige planejamento e atenção as ações á serem desenvolvidas para com os alunos considerando o público de estudante que se pretende alcançar. Na situação em questão é preciso levar em consideração o público de alunos que se quer alcançar, ou seja da zona rural e privilegiar seus costumes visando o letramento.

  1. JUSTIFICATIVA

O projeto didático que contempla a situação três possui caráter interdisciplinar e visa proporações contextualizadas numa perspectiva de construção da aprendizagem. Como se trata de uma escola na zona rural com turmas multisseriadas o desafio encontra-se em despertar o interesse pelo mundo literário em todas as faixas etárias dos estudantes.

Haja vista que para formar cidadãos críticos e conscientes do meio que nos cerca é preciso ter opinião para compreender as informações que são passadas e assim argumentar e questionar de forma sensata.  

Este projeto elenca acerca importância da alfabetização literária, bem como habilidades e competências que este pode desenvolver nos alunos nos aspectos oral, intelectual e social.

A relevância deste projeto de intervenção pedagógicaconcentra-se em apresentar aos estudantes diferentes gêneros literários e assim trabalhar a oralidade e argumentação por meio da exploração do acervo da biblioteca e demais fontes de pesquisas virtuais.

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo Geral

Desenvolver o interesse pelos diferentes gêneros literários, numa perspectiva que contemple todos os componentes curriculares, ou seja em âmbito interdisciplinar. Sobretudo a apreciação gêneros de cordel.

  1. Objetivos Específicos

Aguçar os saberes literários dos alunos,por meio de práticas de leitura e letramento numa perspectiva contemporânea;

Resgatar hábitos de leitura prazerosa e momentos de apreciação literária.

Contribuir para garantir os direitos de leitura e escrita numa perspectiva do letramento.

  1. PÚBLICO-ALVO

O projeto visa atender e oferecer estratégias e intervenções de leitura e escrita para os 90 alunos da escola em pauta na situação problema. Haja vista que trata-se de educação infantil e anos iniciais.

  1. ETAPAS DE REALIZAÇÃO COM SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM

1ª Etapa (organizar assim, pois facilita a leitura)- No primeiro momento, no mês de agosto proporcionar aos alunos rodas de leitura com contos e recontos, a fim de desenvolver a oralidade dos alunos. Abordar a literatura de cordel. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bQt1dxETW-8

Apresentar aos alunos diferentes exemplares contendo o cordel - gênero literário popular, deixa-los apreciar e em seguida registrar suas impressões por meio de ilustrações;

Em outro momento de apreciação solicitar aos alunos que produzam textos recontando o que leram ou ouviram o professor contar das obras da literatura de cordel;

Momento cinema com pipoca. Filme: Garoto do nordeste  abordando a literatura de cordel. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WzuFruBNqgU

Após assistir o filme os alunos farão relato oral pelos alunos das partes mais interessantes do filme.

Culminância: Chá literário. Com a participação da comunidade escolar.

Exposição de trabalhos em forma de varal pelos estudantes.

  1. PRODUTO FINAL

Ao final do projeto será realizadaorganizada uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos com apresentação de momentos de leituras com os mesmos e entrega de diploma simbólico  como valorização do desempenho de cada criança. Todos os componentes curriculares contemplam projeto. Apresentação e abordagem literatura de cordel.

  1. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROJETO DIDÁTICO

Item

Atividade

Ago

Set

Out

Nov

Dez

1

Rodas de leitura com contos e recontos.

x

2

Apreciação literatura de cordel.

x

x

3

Construção de personagens literatura de cordel.

x

4

Filme: Garoto do nordeste.

x

5

Relato oral dos alunos sobre o filme: Discussão das partes mais interessantes.

x

6

Chá Literário

x

7

Avaliação

x

x

x

x

  1. RECURSOS

8.1. RECURSOS HUMANOS

Alunos, pais, especialista de educação básica, professor em uso da biblioteca, parceiros, comunidade escolar e educadores envolvidos no contexto do processo ensino e aprendizagem.

8.2. RECURSOS MATERIAIS

Os materiais à serem utilizados tratam-se de : artigos de papelaria, livros  da literatura de cordel, recursos multimídia, revistas para recorte.

  1. AVALIAÇÃO DO PROJETO DIDÁTICO INTERDISCIPLINAR

A avaliação do projeto consiste numa perspectiva formativa e contínua, ou seja,acontece de forma processual, no decorrer do desenvolvimento das ações. A avaliação da participação dos alunos se dá mediante o empenho e dedicação dos estudantes em cada ação proposta e do entusiasmo dos discentes tanto na confecção dos materiais, quanto na apresentação destes e posteriormente de forma oral e escrita.

  1.  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA(Grupo, poderiam ter aprofundado mais a FT).

A Literatura de Cordel, quando usada em sala de aula, é um recurso de ensino que articula várias linguagens – a oralidade, o textual, o musical, o verbal e o não verbal. Pode ser utilizada como recurso em diversas disciplinas, visto que é um gênero literário com linguagem simples, marcada fortemente pelo ritmo animado e pelos versos burlescos, expondo as realidades de cunho político, econômico, religioso, social, de uma maneira bastante acessível e divertida. É uma fonte de informação e entretenimento que abrange públicos de diferentes idades e classes sociais.

Formar leitores no mundo contemporâneo é uma tarefa desafiadora para os nossos professores, principalmente, fazer com que os alunos sintam prazer na leitura, e nos conteúdos que estão sendo transmitidos. Segundo Neste sentido, temos como referência as considerações de FERREIRO (2000.p. 34) que afirma:

A leitura em sala de aula é de fundamental importância para a [a]formação do educando, uma vez que é a partir da consolidação da leitura que o educando passa ser capaz de entender os conteúdos apresentados nas séries subsequentes a alfabetização.

Uma prática constante de leitura na escola implica o trabalho com a diversidade de objetivos, modalidades e textos que caracterizam as práticas de leitura de fato.

 É necessário saber lidar com os textos nas diversas situações de interação social. É esta habilidade de interagir linguisticamente por meio de textos, nas situações de produção e recepção em que circulam socialmente, que permite a construção de sentidos desenvolvendo a competência discursiva e promovendo o letramento. O nível de letramento é determinado pela variedade de gêneros textuais que a criança ou adulto reconhecem.

De acordo com LIBÂNEO (2019, p. 7):

É intrínseco ao ato educativo seu caráter de mediação, mediante o qual favorece o desenvolvimento dos indivíduos na dinâmica sociocultural de seu grupo, sendo que o conteúdo dessa mediação são saberes e modos de ação, isto é, a cultura que vai se convertendo em patrimônio do ser humano.

 É de fundamental importância que os professores não se prendam somente nos livros didáticos, pois todo ser humano que é submetido a uma rotina sente certo cansaço, desanimo, e o professor precisa sempre buscar novos métodos de ensino. De acordo com o previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN 9.394/96 garantir os direitos de aprendizagem dos alunos precisa se tornar um fazer diário no processo ensino e aprendizagem. Alguns professores buscando incentivar a leitura, tornando-a mais prazerosa, e não menos educativas introduziram a leitura de cordéis em sala, valorizando também a cultura regional de nosso país.

Sobre a utilização da literatura como ferramenta de ensino, os Parâmetros Curriculares Nacionais (2008) afirmam que:Faz-se necessário que o trabalho com o texto literário esteja incorporado às práticas cotidianas da sala de aula, visto tratar-se de uma forma específica de conhecimento.  Conforme PAIVA (1997) Esta variável de constituição da experiência humana possui propriedades compositivas que devem ser apresentadas, discutidas e consideradas quando se trata de ler as diferentes manifestações colocadas sob a rubrica geral de texto literário

Por tudo isto, trabalhar com novas ferramentas de ensino, que possibilitam ao aluno exercícios dinâmicos e prazerosos, aliadas diversão e conhecimento, possibilitando uma nova forma de aprendizagem e contribuindo não só para com o professor, mas principalmente com o aluno que apresenta dificuldades em relação aos métodos tradicionais de ensino.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n.9394/96. Brasília: 1996.

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. 25. ed. São Paulo; Cortez, 2000.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: Inquietações e buscas. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/Pedagogia2/apedagogiaepedagogos.pdf. Acesso em: 09/11/2019.

PAIVA, Aparecida. Alfabetização e leitura literária. Os fundamentos da prática de ensino da alfabetização e do letramento para, p. 42, 2005.

PCNS, Brasília. Língua Parâmetros Curriculares Nacionais: Portuguesa. Ministério Da Educação E Do Desporto Secretaria De Educação Fundamental.1997. 

PCNLP[b], Brasília. Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental/Língua Portuguesa. Ministério Da Educação E Do Desporto Secretaria De Educação Fundamental.2008.

 RESENDE, Viviane de Melo. Literatura de cordel no contexto do novo capitalismo: o discurso sobre a infância nas ruas. Dissertação de Mestrado pela Universidade de Brasília – UnB, 2005.

 

[a]Espaço simples entre linhas de citação direta.

[b]Revisar de acordo com as normas da ABNT. Anexo 6- Regras da ABNT.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com