TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho na Periferia do Capitalismo: Perspectivas Interdisciplinares

Por:   •  11/6/2021  •  Resenha  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Ministério da Educação

Universidade Federal de Goiás

Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas

Curso de Serviço Social

Disciplina: O Trabalho na Periferia do Capitalismo: Perspectivas Interdisciplinares

Docente: George Francisco Ceolin

Discente: Camilla Alves dos Santos - 201901781

Goiás

 2021

[pic 2]

Ministério da Educação

Universidade Federal de Goiás

Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas

Curso de Serviço Social

SÍNTESE

Goiás

 2021

Síntese

No capítulo 4 do livro O Capital de Karl Marx aborda a respeito da transformação do dinheiro em capital, expondo sobre a fórmula geral do capital, as contradições da fórmula geral e a compra e a venda de força de trabalho. Marx inicia abordando como ocorre a transformação do dinheiro em capital. Sabe-se que foi a partir do século XVI que o capital surgiu, através da produção de mercadorias e circulação nos mercados. As trocas atualmente levam a forma D-M-D’, esse D’ é resultado de uma determinada quantia de dinheiro inicial acrescido de mais um incremento. O capitalista não tem como alvo obter mais mercadorias, mas sim objetiva acumular capital, essa mercadoria na qual é vendida recebe um valor elevado ao necessário para sua produção, e a partir desse valor elevado é obtido a mais valia.

Marx faz uma apresentação das contradições da fórmula geral do capital, explana a respeito do processo do movimento do dinheiro como capital e expõe o conceito de mais valor, com isso ele explica como a quantidade de incremento (D’) pode ser maior, gerando mais valia e fazendo com que o capitalista lucre mais. Ele tece críticas a respeito da Economia Clássica com relação ao valor em movimento do capital, e também esclarece como surge o mais-valor. No ponto 2 que fala sobre as contradições da fórmula geral, Marx realiza algumas desmistificações a respeito da fórmula geral, onde para ele, a troca de equivalentes no processo de circulação não ocorre, mas sim uma troca não equivalente, pois não é tudo que é produzido que é necessário para as pessoas.

É através da diversidade de mercadorias que materialmente incentiva a troca e torna os possuidores de diversas mercadorias sujeitos uns dos outros. No ponto 3 Marx aborda sobre a compra e a venda de força de trabalho, apresentando de qual maneira os capitalistas obtêm mais valor na mercadoria antes de sua utilização, e para isso eles utilizam diversos meios e condições para a compra da capacidade da força de trabalho da classe trabalhadora. Para que aja uma relação, o proletariado vende sua força de trabalho por um determinado tempo e preço, diferentemente da mercadoria, porque ele leva em conta fatores históricos e morais da quantidade necessária para a sua sobrevivência em um determinado tempo.

A dominação do capitalista sobre o proletariado se dá pela necessidade desses proletários obter condições necessárias para a sua sobrevivência, mesmo sendo considerados livres, estes necessitam vender a sua força de trabalho, mas o salário no qual recebem é apenas o mínimo para a sua reprodução. Diante disso, para Marx o processo de produção da mercadoria e do mais valor é paralela ao processo de consumo da força de trabalho, entretanto, o consumo tanto da força de trabalho quanto da mercadoria possuem espaços distante do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (47.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com