TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Por:   •  30/8/2015  •  Bibliografia  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 4

ATPS – FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE LINGUA PORTUGUESA

DESAFIO  

A leitura e a escrita estão presentes no nosso cotidiano, pois estamos expostos ao mundo da escrita. Assim, para formar bons leitores e escritores, torna-se essencial propor aos estudantes situações de leitura e escrita desde os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Neste desafio, você e seu grupo estudarão os mecanismos de aquisição da língua escrita, as principais abordagens teóricas da linguística para o ensino da língua materna; a variação linguística como fenômeno intrínseco à língua em uso, o preconceito linguístico e como combatê-lo no ensino da língua materna, e como elaborar uma sequência didática de um assunto a ser explorado com os alunos. Deste modo, os estudantes do Curso de Pedagogia terão oportunidade de desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento; realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos sobre seus alunos e a realidade sociocultural em que esses desenvolvem suas experiências escolares e sobre processos de ensinar e de aprender, bem como conhecer modos de ensinar diferentes linguagens, especificamente, a Língua Portuguesa.

Com base neste estudo e nas produções textuais que surgirem a partir das orientações propostas nas etapas, cada grupo organizará um livro a ser apresentado como fechamento da ATPS.

Este desafio é importante para o estudo e prática da leitura e escrita.

Objetivo do desafio

Até o final do segundo bimestre os grupos organizarão, editarão e imprimirão um livro com produções/mapas linguísticos, cultura, alimentação (cada grupo responsabilizar-se-á por uma região geográfica) de forma didática e criativa para exposição na sala de aula para os demais colegas. Nesse livro, além da história deverão constar sequências didáticas a fim de auxiliar seu leitor na aprendizagem e banir toda espécie de preconceito.

ETAPA 1

[pic 1]

 Aula-tema: Variação linguística: as variedades do português brasileiro.

Esta atividade é importante para que você reflita e compreenda os mecanismos envolvidos na aquisição da língua escrita sob a ótica da linguística. 

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Consultar a bibliografia básica indicada no plano de ensino da disciplina Fundamentos e Metodologia de Língua Portuguesa, apresentada pelo seu professor no primeiro dia de aula (PLT 493 GOMES, Maria Lúcia de Castro. Capítulo 2 – Variação Linguística. In: ___________. Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. Curitiba: IBPEX, 2007, p. 68-88). Ler o capítulo e pesquisar as diferenças entre fala e escrita.

Passo 2 (Aluno)

Confeccionar uma tabela apontando as principais diferenças entre a linguagem e a escrita na região em que seu grupo irá pesquisar. A tabela poderá ser organizada em duas categorias: como se fala e como se escreve. Elaborar uma lista de palavras cuja fonética é alterada no momento da fala. Exemplo: manteiga/mantega.

Passo 3 (Aluno)

Produzir em grupo uma resenha sobre o capítulo dois do livro indicado no Passo 1.

ENTREGA: Passos 2 e 3

Site sugerido para pesquisa:  

• Como elaborar uma resenha. Disponível em:

 < http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php>. Acesso em: 04 nov. 2014.

ETAPA 2

 Aula-tema: O poder da palavra – capacidade para comunicação.

Esta atividade é importante para que você conheça a importância da escrita como elemento sedutor e persuasivo. [pic 2]

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

 

PASSOS

 

Passo 1 (Aluno)

 Ler o capítulo 3 e fazer um levantamento das principais ideias.

Passo 2 (equipe)

Fazer o esquema da história proposta pelo grupo e identificar os principais elementos necessários em uma história.

 ENTREGA: Passo 2

ETAPA 3

[pic 3]

 Aula-tema: Variação linguística: conceito. As variedades do português brasileiro/ preconceito linguístico: o que é e como combatê-lo.

Esta atividade é importante para que você compreenda melhor os temas objetos desta etapa. 

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

 

PASSOS

 

Passo 1 (Equipe)

 

Consultar o livro-texto (PLT 493 GOMES, Maria Lúcia de Castro. Capítulo 2 – Variação Linguística. In: ___________. Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. Curitiba: IBPEX, 2007, p. 68-88) e após a leitura elaborar um resumo sobre o tema variação linguística, língua e fala, fatos linguísticos, as variedades do português brasileiro, o preconceito linguístico, a norma e o conceito de erro e o papel da escola no ensino da norma padrão.  Deve ser um resumo, retomando esses conceitos, elaborado com a contribuição de toda a equipe. Esses dados devem servir como embasamento teórico para o livro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (116.3 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com