TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Pesquisas Acadêmicas: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO ECHAPORÃ

GILMARA MARIA LOPES

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Echaporã/SP

2013

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso de Ciências Contábeis

Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

O presente trabalho (Atividades práticas supervisionadas) é uma exigência da disciplina de Administração Financeira, como requisito avaliativo.

Echaporã/SP

2012

INTRODUÇÃO

“Finanças são a aplicação de uma série de princípios econômicos e

financeiros para maximizar a riqueza ou o valor total de um negócio.” (A. A. Groppelli & Ehsan Nikbakht 2º edição 2006)

Cada vez mais torna - se importante o conhecimento de finanças para os

administradores, os quais tendem que este conhecimento faça parte dos

administradores de todas áreas como marketing, produção, estoques e etc. Para que as estratégias da organização se encaixem de forma com que tenhamos tomadas de decisões, que visam maximizar os lucros da empresa, com custos adequados e coerentes com seu capital investido dentro das decisões tomadas e as planejadas para o futuro.

A administração Financeira diz respeito às responsabilidades e funções do administrador financeiro numa empresa. Os mesmos administram ativamente as finanças de todos os tipos de empresas, financeiras ou não financeiras, privadas ou públicas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos. Eles desempenham uma variedade de tarefas, tais como orçamentos, previsões financeiras, administração do caixa, administração do crédito, análise de investimentos e captação de fundos. Diante da boa utilização da administração

financeira podemos derrubar o conceito de que para obter crescimento da

lucratividade seja necessário cortar funcionários ou interferir em redução com

despesas com maquinários e equipamentos da organização, as mudanças no ambiente econômico e regulatório elevaram a importância e a complexidade das responsabilidades do administrador financeiro.

O presente trabalho tem a finalidade de se apresentar um estudo sobre as práticas de finanças nas empresas e compreender toda a importância da administração financeira para a saúde da empresa e para a sua solidificação e sucesso.

Etapa 1

1- Qual o Objetivo de uma empresa?

R: O objetivo é gerar lucros na empresa dando seu valor de mercado, pois dessa forma estará sendo aumentada a riqueza de seus proprietários, uma empresa para aumentar sua riqueza ela investe em projetos e adquiri ativos cujo retornos produzem lucros possíveis com os menores riscos. A empresa precisa ser bem administrada para que se saiba exatamente qual é o seu resultado, se o resultado não for positivo é preciso corrigir os erros antes que seja tarde demais.

2- Explique as atividades de financiamentos e investimento para a administração financeira.

R: As decisões de financiamentos são tomadas para a captura de recursos financeiros para o financiamento dos ativos correntes e não correntes, considerando-se a combinação adequada dos financiamentos a curto e longo prazos e a estrutura de capital. As atividades de investimento correspondem às contas classificadas no balanço patrimonial, e em ativo permanente. Exemplos: compras de maquinaria, aplicações financeiras etc.

E as atividades de financiamento refletem os efeitos das decisões tomadas sobre a forma de financiamento das atividades de operações e de investimentos. Exemplos: captação de empréstimos bancários, emissão de debêntures, integralização de capital da empresa etc..

3- Quais as funções do Administrador Financeiro?

R: Os Administradores Financeiros devem harmonizar as necessidades sociais e ambientais visando a obtenção de lucros. A adesão aos valores sociais talvez não produza o uso mais eficiente dos ativos ou menores custos, porem para melhorar a imagem da empresa. Cuidar dos interesses das empresas, criar instalações para treinamento, cuidar da segurança e do bem estar dos trabalhadores e lidar eficazmente com a questão da convivência entre homens e mulheres para produzir benefícios a longo prazo na forma de maior produtividade e relações mais harmoniosas entre a produção e a Administração.

4- Qual a diferença do Regime de Competência e o Regime de Caixa.

R: O regime de competência serve para apurar o resultado econômico e medir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com