TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Tese: Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Tese  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE

A bioética tem relação ao homem em vários aspectos e sentidos, são os estudos das condições humanas, na bioética existe vários campos como nas áreas de medicina, filosofia, sociologia, teologia, etc., na ciência e na moral do ser humano.

Porém o termo bioética é um termo novo de estudos, desde os anos 70, como por exemplo a ética na medicina, são estudos que respeitam os valores dos homens, como suas crenças, sem que cometam abusos, com uma visão humanística, o que antigamente não havia, fazendo com que seus experimentos pudessem dar errado sem a preocupação com o ser humano em si, com a ética na medicina o que se valoriza é a abordagem a vida, e as escolhas do paciente, beneficiando o bem-estar, assim respeitando as necessidades e os desejos do ser humano mantendo sua autonomia o que o torna livre.

A bioética e a interdisciplinaridade caminham juntas pelo fato de que são responsáveis pela ética médica, potencializando a competência disciplinar e intelectual dos profissionais na área da saúde.

ANEXO

Segundo o site AP.BIOÉTICA;

As questões éticas relacionadas com a dignidade da vida humana têm as suas raízes nas diferentes correntes de filosofia antropológica. Se a bioética se constitui como o enquadramento genérico, pretende-se ao longo desta dissertação trabalhar a questão antropológica, quem somos nós? Para tal recorre-se a conhecimentos provenientes da biologia, da sociologia, da psicologia, da genética e de todo um espectro de múltiplos saberes sobre aspectos pluridimensionais do ser humano. As questões éticas relacionadas com a dignidade da vida humana têm as suas raízes nas diferentes correntes de filosofia antropológica. Se a bioética se constitui como o enquadramento genérico, pretende-se ao longo desta dissertação trabalhar a

questão antropológica, quem somos nós? Para tal recorre-se a conhecimentos provenientes da biologia, da sociologia, da psicologia, da genética e de todo um espectro de múltiplos saberes sobre aspectos pluridimensionais do ser humano. A derivação decorre, entretanto, para o aspecto archeo-biológico e cultural do começo da vida humana, ou seja, numa preocupação em situar o debate bioético face às novas tecnologias da procriação assistida, na perspectiva de que a reflexão antecede e condiciona a ação ou a omissão inerentes a uma perspectiva antropológica que deve (re)conduzir a discussão em torno destes problemas bioéticos. Também o processo biocultural da morte e do morrer da pessoa humana na sociedade atual é objeto de reflexão, enfrentando as questões do tabu, da ocultação, do medo e do recalcamento da morte como fenómenos da condição humana a nível pessoal e social.

REFERÊNCIA

www.ap.bioetica.org/fotos/gca , acessado em 17-04-2014 as 7:30:20.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com