TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme "Apollo 13 - incapacidade de ganhar"

Projeto de pesquisa: Análise do filme "Apollo 13 - incapacidade de ganhar". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.111 Palavras (9 Páginas)  •  862 Visualizações

Página 1 de 9

Apolo 13

Introdução

O presente trabalho se propõe à análise do filme “Apollo 13 – do fracasso ao triunfo”, produzido em 1995 e dirigido por Ron Howard (de Uma Mente Brilhante, Código de Da Vince, Anjos & Demônios). Uma história verídica, baseada no livro Lost Moon: The Perilous Voyage of Apollo 13, do piloto Jim Lovell. Descreve as soluções encontradas pela Agência Espacial Americana (NASA) para trazer os tripulantes da nave de volta a Terra após uma explosão.

Selecionamos as principais cenas que envolvem decisões no longa-metragem como se deu o processo decisório, o perfil dos personagens, o ambiente, as situações, os agentes envolvidos, os objetivos, as estratégias adotadas e o resultado obtido.

Situação Problema

Em 11 de abril de 1970, a NASA envia à Lua um novo grupo de astronautas, na missão Apollo 13, a qual seria a terceira a pousar na superfície lunar. Porém, já no espaço, um tanque de oxigênio explode. Com o acidente, os astronautas Jim Lovell, Jack Swigert e Fred Haise – interpretados, respectivamente, pelos atores Tom Hanks, Kevin Bacon e Bill Paxton – não conseguem seguir para Lua, e correm o risco de ficar sem oxigênio e energia suficientes para voltar à Terra; fazendo com que a equipe a bordo e a equipe da Agência Espacial, em Terra, corressem contra o tempo e improvisassem um plano para trazê-los de volta.

Análise da Problemática

O ambiente no qual a Agência Espacial Americana (NASA) está inserida:

A NASA é órgão governamental, sofre pressão direta do governo americano, dos eleitores, da mídia. No filme, fala-se de um provável corte no orçamento. Em outra cena, comenta-se que o próprio presidente dos Estados Unidos queria saber qual seria o resultado da missão.

Há também a concorrência dos russos e da Guerra Fria, que mexia com o nacionalismo americano.

A imagem da empresa em relação ao público:

a NASA era lembrada pela chegada à Lua com a Apollo 11 (em 20 de Julho de 1969), mas também pelo desastroso acidente da Apollo 1 que se incendiou durante um treino em 27 de Janeiro de 1967.

O espaço:

É um ambiente hostil, incerto, no qual o menor erro pode ser fatal.

Numa das cenas iniciais do filme é dito: “o astronauta é o membro mais visível de uma grande equipe. Todos nós, até o faxineiro, nos sentimos honrados em fazer parte dessa grande equipe”.

De fato, mais adiante se enumera alguns dos setores (funções) da organização: propulsor, reingresso, trajetória, orientação, médico, sistemas, navegação, telemetria, controle, dados, instrumentos, coordenadas, comunicações, resgate, acoplagem, controle de lançamento.

E ainda: o controle de vôo e a alta administração; considerando também a existência de uma enorme rede de engenheiros, P&D, equipe de apoio, limpeza, relações públicas, parceiros envolvidos, fornecedores de peças etc.

Havia uma definição de metas precisas:

Objetivo inicial: Exploração da superfície lunar, com o pouso num lugar chamado Colinas de Fra Mauro, para recolhimento de rochas.

Lançamento: 11 de abril de 1970

Retorno: 17 de abril de 1970

O planejamento rigoroso da missão é mostrado, por exemplo, a nave foi lançada, pontualmente, às 13h13min13s conforme previsto.

Existem pessoas tecnicamente preparadas para execução das atividades tanto na nave, quanto no Controle de vôo. Vemos que se utiliza de treinamento, através de simulação de situações variadas.

Também existem procedimentos padronizados; algo bem claro na cena do lançamento, na qual o diretor de vôo, Gene Kranz (interpretado por Ed Harris), checa se todos os setores estão OK para a decolagem. Em outro momento, já durante os minutos iniciais do acidente, o mesmo personagem diz: “vamos recapitular tudo, vamos ver essa situação parte por parte” – tentando observar se alguém esqueceu de fazer um dos passos do manual.

A hierarquia e atribuição de cargos são tão fortes que, mesmo estivendo na mesma sala, o diretor de vôo somente entrava em contado com os pilotos, por meio do setor de Comunicação.

Apesar disso, vários desvios ocorreram: Com a pressão dos investidores, o planejamento foi antecipado em seis meses. A equipe de astronautas foi trocada faltando apenas dois dias para o lançamento, devido a um erro na análise dos dados de saúde deles.

Apesar dos padrões rigorosos em seus procedimentos operacionais, uma série de acontecimentos imprevistos (queima de um dos motores, explosão dos tanques de oxigênio, aumento no nível de CO2) forçou o nível tático a tomar decisões de caráter não estruturado; por várias vezes, diz-se que os procedimentos adotados “nunca foram testados antes, nem mesmo simulados”.

Diante da grave situação era necessário “esquecer o plano de vôo” inicial e improvisar uma nova missão: trazer os astronautas de volta em segurança.

Um dos pilotos ficou doente em pleno vôo, ninguém previu. O mesmo em relação ao estresse psicológico.

Descrição do problema:

No filme, a explosão dos tanques de oxigênio é demonstrada da seguinte forma: os pilotos recebem a ordem da Terra para agitarem os tanques de oxigênio, quando o piloto Jack Swigert (Kevin Bacon) aperta o botão dos ventiladores, a câmara acompanha o fluxo de energia pelos fios até chegar aos tanques e mostra, aos espectadores, o momento exato da explosão. Em seguida, dispara-se o alarme, os tripulantes não entendem o que está ocorrendo. Mas, o público percebe que algo explodiu no espaço.

Na Terra, a equipe da NASA não consegue interpretar os dados imediatamente, pois os computadores parecem enlouquecer. Pedem informações aos pilotos, que informam haver uma queda de energia. Começam a formular hipóteses sobre o problema: “não foi a válvula”, “talvez, seja o motor”, “um meteoro deve ter atingido o módulo”. Eles procuram executar procedimentos padrões para a situação: checar os motores, reiniciar o computador, operar manualmente, fechar escotilhas.

O líder da equipe de Terra, o diretor de vôo Gene Kranz pergunta ao setor de Controle de Vidas sobre quais são os dados; este responde que os tanques de oxigênio não dão informações. O setor de Navegação informa que a nave está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com