TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise filme o óleo de Lorenzo

Por:   •  6/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ITU

“DOM AMAURY CASTANHO”

NOME DO AUTOR

TÍTULO DO TCC: SUBTÍTULO

Itu

Mês/2019

BEATRIZ TRASKURKEMB SOUZA

TÍTULO DO TCC: SUBTÍTULO

Relatório apresentado à Disciplina Métodos para Produção do Conhecimento da Faculdade de Tecnologia de Itu "Dom Amaury Castanho", do Curso Superior de Tecnologia em Eventos, sob a orientação do Profa. Ma. Juliana Ribeiro de Lima.

Itu

Abril/2019

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO 4

ANÁLISE 5

CONSIDERAÇÕES 6

REFERÊNCIAS 7

APRESENTAÇÃO

Este relatório tem por objetivo correlacionar o filme “O óleo de Lorenzo”, apresentado em sala pela Profa. Ma. Juliana Ribeiro de Lima, à disciplina de Método para produção do conhecimento, aplicado ao 1º semestre do curso de Eventos da Faculdade de Tecnologia de Itu.

A inserção do filme em aula serviu como recurso didático a fim de estimular e ensinar aos alunos a teoria estudada de maneira aplicada.

Trata-se de uma história real de um casal de historiadores que descobre em seu filho Lorenzo, de oito anos de idade, uma doença rara e responsável por provocar uma incurável degeneração do cérebro e diagnosticada como adrenoleucodistrofia (ADL), podendo o paciente vir a óbito em pouco tempo. Após a descoberta da doença, os pais de Lorenzo acabaram vivenciando a frustração da falta de medicamentos para combatê-la e o fracasso dos médicos, perante o pouco conhecimento a respeito daquele tema, tornara-se evidente. A partir dessa constatação, o casal começou a estudar e pesquisar por conta própria, na esperança de encontrar alguma substância que amenizasse o sofrimento do menino ou contivesse o avanço da doença, àquela altura, evidente pela cegueira, deficiência física, incapacidade para engolir e de se comunicar.

O filme exemplifica o que fora abordado em sala de aula. Os pais de Lorenzo utilizaram-se de métodos de pesquisa ao procurar referências, em campos até então desconhecidos, para elaborar um óleo que pudesse curar a doença degenerativa de seu filho. Através de um estudo de caso os pais apoiaram-se em recursos metodológicos científicos para explicar e encaminhar o desconhecido.

ANÁLISE

O filme “O óleo de Lorenzo” retrata a história real do filho de um casal de historiadores chamado Lorenzo, que aos oito anos de idade foi diagnosticado com uma doença degenerativa, até então pouco conhecida, cientificamente conhecida como Adrenoleucodistrofia (ALD).

Através deste diagnóstico (problema) e movidos pelo desejo e esperança de salvar seu filho, o casal decidiu dedicar-se aos cuidados do filho, buscando referências bibliográficas para entender a doença. Neste ponto nota-se o uso dos métodos: exploratório, bibliográfico e experimental.

Por conta do avanço significativo da doença, Lorenzo precisou de uma dieta especial. Os pais passaram então a observar o comportamento e reação do filho e a partir disto trouxeram duas questões evidentes:

1) A dieta está funcionando?

2) Por que os níveis de gordura aumentaram já que a intenção é retirar todos os alimentos gordurosos da dieta?

Traçando um ponto de partida e baseando-se nestas questões, os genitores encararam o objetivo, que até então estava implícito, de buscar soluções para prolongar a vida de seu filho, baseando-se em metodologias de pesquisa A hipótese de que seu filho não teria grandes chances de sobreviver fizeram com que os pais investigassem a ciência bioquímica afim de elaborar uma forma de prolongar a vida do filho. Nota-se também o apoio teológico que justifica a fé que os pais tinham de ajudar o filho recorrendo a forças religiosas.

Depois de muitas pesquisas os pais chegaram a um óleo que poderia auxiliar no tratamento, constituído a partir de terapias realizadas com ácido graxo, solucionando/concluindo a pesquisa até então desenvolvida.

Esta pesquisa originou a tese: O desenvolvimento do óleo de Lorenzo, escrita pelo pai de Lorenzo, Odone.

CONSIDERAÇÕES

As considerações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com