TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte E Cultura

Trabalho Escolar: Arte E Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1

Patrimônio cultural entendido como o conjunto dos bens culturais, referente às identidades coletivas .A grande finalidade de acordo com Paulo Cesar Tomaz e a alteração do conceito de patrimônio cultural para dimensões mais amplas, surgiu à necessidade de se preservar não apenas os monumentos tidos como de valor histórico, mas a diversidade de manifestações culturais que se mostram presentes em uma determinada sociedade. O caso da reportagem “ Obra em banco danifica painel desconhecido de Volpi “ vai de encontro com o pensamento de Paulo Cesar Tomaz, pois é uma grande falta de percepção cultural da agencia da Bradesco, por não esta dando o devido mérito a uma obra histórica e cultural. A meu ver o dono do imóvel não deveria ser penalizado pois não esta na ilegalidade, já que o espaço foi comprado e não foi adquirido irregularmente. Mas de forma amigável ser conscientizado sobre a importância cultural da obrar e procurar meios de melhorar sua notoriedade.

Questão 2

Renascimento foi um movimento cultural, e um período da história européia, considerado como um marco do final da Idade Média e do início da Idade Moderna. Ja o Baroco ficou conhecido como Contra Reforma e foi o pontapé necessário para que a arte e o estilo de vida das pessoas sofressem fortes alterações. As produções artísticas perderam o caráter liberal do Renascimento e passaram a estar intimamente ligada a teologia e a conceitos religiosos

Na primeira pode-se reparar que:

• Resgate da estética da cultura greco-romana, principalmente a busca da perfeição na elaboração de pinturas;

• Antropocentrismo: valorização das capacidades artísticas e intelectuais dos seres humanos-

Na segunda pode-se reparar que:

• Acentuado contraste de claro-escuro

• Realista, abrangendo todas as camadas sociais.

• Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.

Podemos encontra traços barrocos em salvador/BA como na Igreja e Convento de São Francisco.

Quetão 3

Ambos os texto tratam sobre uma questão racial mas apenas o Texto 2 veio em caráter exclusivamente informativo já o texto 1 e 3 tem características artísticas pois respectivamente um é um pintura e o outro um poesia . Pode se ver que o texto 2 e informativo pois esta narrando um fato real de preconceito ocorrido em uma partida de futebol.

O texto de Jorge de Lima pertence ao barroco. A Poesia trada da realidade africana no Brasil e também da importância do sangue africano em cada um dos brasileiros e trada também dos trabalhadores escravos e suas vidas oprimidas.

O quadro representa a multirracionalidade que se encontra no brasil.

Questão 4

Podemos analisar que a primeira imagem é pichação e a segunda imagem é grafite. Ambos são considerados vandalismos, pois na maioria das vezes não tem autorização para ser feito apesar do grafite ser mais bem visto pela sociedade que ao pichação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com