TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte E Cultura

Monografias: Arte E Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 01 (2,0 pontos) – Com base na leitura da Aula 01 do nosso módulo, do texto A preservação do Patrimônio Cultural e sua trajetória no Brasil, de Paulo Cesar Tomaz e da reportagem Obra em banco danifica painel desconhecido de Volpi, construa um texto que explique:

• O que podemos entender por preservação do patrimônio cultural? Qual é a sua grande finalidade, de acordo com Paulo Cesar Tomaz?

• O caso apresentado na reportagem da Folha de São Paulo vai de encontro à noção de preservação do patrimônio material? Em que medida?

• Você acha que o dono do imóvel deve ser penalizado de alguma forma?

Justifique sua resposta em um texto de, no mínimo, 15 linhas e no máximo 30 linhas.

Resposta: a preservação de patrimônio cultural consiste na conservação de bens importantes para cultura de um povo, guardando, conservando e protegendo os bens, para que toda geração possa conhecer e presenciar um pouco da historia. Em relação à reportagem o fato de o dono do imóvel vai contra a preservação, pelo simples fato de alterar o patrimônio cultural, o dono do imóvel deveria sim ser penalizado com multa ou pela forma mais cabível ao caso.

Perguntas: As duas imagens possuem um mesmo tema: A Santa Ceia. Entretanto, a primeira pertence a Leonardo da Vinci, representante do Renascimento e, a segunda, pertence a Tintoretto, representante do Barroco. Imbuído de tais conhecimentos, explique:

• Em que contexto se desenvolveu o Renascimento? E o Barroco?

• Nas duas obras apresentadas, quais são as características que permitem afirmar que a primeira imagem é do Renascimento e a segunda do Barroco?

• Ainda encontramos traços do Barroco em Salvador/BA? Onde?

Justifique sua resposta em um texto de, no mínimo, 10 linhas e no máximo 30 linhas.

Resposta: O renascimento antecedeu o barroco, desenvolveu-se também na Italia no seculo XIV, considerado como um marco no final da idade media e início da idade moderna e caracterizou-se na transição do feudalismo para o capitalismo, esse movimento teve como base o crescimento da burguesia e atividades economicas, também relacionado ao renascimento esta o humanismo e naturalismo. O renascimento divide-se em três fases: Trecento, Quattrocento e Cinquecento.

Já o barroco se desenvolveu no século XVII, na Itália, e se espelhou por outros países. E manifestou-se principalmente nas artes plásticas após a reforma religiosa, o barroco apresentou-se também na musica, em obras literárias e no teatro. Com suas obras detalhistas a arte barroca mostrava a espiritualidade e o teocentrismo deste período. Ainda encontramos traços de barroco em salvador, a Igreja e Convento de São Francisco .

Perguntas: Com base na leitura dos textos e das imagens, disserte:

• Qual das imagens é um Grafite e qual é uma pichação?

• Grafite e Pichação são considerados atos de vandalismo? Por quê?

• Aquele que picha muros, paredes e outros espaços da sociedade é artista ou pichador?

• Quais as diferenças nessas duas formas de representação?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com