TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte E Cultura

Trabalho Escolar: Arte E Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1:

Definir cultura popular não é a mais simples das tarefas. Há uma diversidade de sentidos envolvendo o termo que impedem um conceito taxativo. Fressato apresenta visões de pensadores sobre a cultura popular e as suas reflexões sobre o tema, abordando diversos ângulos do assunto. O conceito de cultura popular é difícil de ser encontrado justamente pela polissemia dos termos que o compõe. Ela é um reflexo da formação de determinada sociedade, não podendo ser definida em uma noção única. Dentre os diversos significados, podemos dizer que a cultura popular é a expressão de um povo, uma criação de intelectuais e a base da identidade nacional. Em qualquer âmbito que entrarmos, estaremos nos deparando com as contradições do tema. Contradições estas como quem define essa cultura e a quê ela se refere. A cultura popular pode também ser vista como a base da formação da identidade nacional. Sobre isso, no entanto, Fressato atenta para o fato de que não há condições dessa cultura ser homogênea no território nacional, uma vez que cada região de um território apresenta suas peculiaridades.

Na Bahia, onde a cultura popular ganha projeção mundial, vê-se claramente a participação de diversas camadas sociais em manifestações culturais. É o caso, por exemplo, do Carnaval, uma das festas mais conhecidas do mundo, onde diversas camadas populares expressam-se culturalmente. Bem como nas festas juninas e nas literaturas de cordel.

Questão 2:

Ambos os textos retratam o suicídio de uma maneira diferenciada. Enquanto o primeiro apresenta uma notícia formal, em estilo jornalístico, de um fato verídico, o segundo mostra a mesma situação acontecendo com o eu-lírico no poema de Manuel Bandeira. A matéria da Revista Veja sobre a morte de Walmor Chagas apresenta um caráter informativo e cumpre seu papel de mostrar objetividade, com a função de notificar os leitores da revista sobre a morte do ator, sentido único possibilitado pela matéria. O texto de Bandeira, por sua vez, apresenta uma função estética onde o autor representa uma realidade de acordo com sua visão, brindando o leitor com uma multiplicidade de interpretações graças à subjetividade do texto.

Questão 3:

Monalisa é, sem dúvidas, a obra mais famosa do renascentista Leonardo Da Vinci. Seu trabalho marca o período da renascença europeia tanto pelas técnicas artísticas utilizadas em sua composição quanto pelo seu significado cultural. O sorriso de Monalisa, famoso através dos anos, é uma das grandes polêmicas que giram em torno do quadro, uma vez que ia contra a postura esperada na época, bem como os olhos ‘perseguidores’ e a real identidade da mulher na pintura. As imagens apresentadas na Galeria Urban Arts são uma homenagem ao trabalho de Da Vinci, inspiradas na pintura original. Ao longo dos anos, várias outras versões para Monalisa podem ser encontradas em museus, galerias, sites etc. Por ser um quadro tão famoso, ele é geralmente escolhido para releituras e projetos que rapidamente ganham destaque e visibilidade na mídia.

Questão 4:

Ambas as expressões das imagens são, muitas vezes, confundidas. A primeira imagem mostra exemplos de graffite, uma expressão artística

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com