TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte E Cultura

Pesquisas Acadêmicas: Arte E Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 01 (2,0 pontos) – Com base na leitura da Aula 01 do nosso módulo, dos textos O direito à memória: análise dos princípios constitucionais da política de patrimônio cultural no Brasil (1988-2010), de José Ricardo Oriá Fernandes, e Pedras e emoções: os percursos do patrimônio, de Marlise Giovanaz, bem como da reportagem abaixo, construa um único texto que obrigatoriamente explique:

• O que podemos entender por preservação do patrimônio cultural? A derrubada da Mansão Wildberger vai de encontro à noção de preservação do patrimônio material? Em que medida?

• De acordo com a leitura do texto de Marlise Giovanaz, avalie de que modo se relacionam os espaços urbanos, sobretudo os patrimônios que o constituem, e as memórias e identidades coletivas e individuais?

• De algum modo, Marlise Giovanaz coloca em cena a necessidade de uma mobilização social para a manutenção dos patrimônios materiais que compõem a cidade. Qual o papel do Estado e dos cidadãos na preservação desses bens?

Justifique sua resposta em um texto de, no mínimo, 10 linhas e, no máximo, 30 linhas.

XXXXX

Questão 02 (1,0 ponto) – Com base na Aula 06 – Linguagem Literária – e nos seus conhecimentos, leia os dois textos que seguem:

Texto 01 – Notícia de Jornal

“O corpo do humorista Fausto Fanti, 35, do grupo Hermes e Renato, foi encontrado na tarde desta quarta-feira (30), em São Paulo.

Segundo informações preliminares da Polícia Militar, ele foi encontrado já sem vida com um cinto enrolado no pescoço, em seu apartamento em Perdizes.

O caso foi registrado como suicídio no 23º DP (Perdizes). Segundo o boletim de ocorrência, Fausto deixou a filha na escola e não foi buscá-la. Por isso, a escola ligou para a mãe da criança que tentou localizar Fausto. A mulher, então, liga para Adriano Silva, amigo de Fausto e também membro do grupo humorístico Hermes e Renato. Silva foi até o apartamento do amigo e, com o porteiro do prédio, arrombam a porta e encontram Fausto no banheiro com um cinto enrolado no pescoço.

Procurado pela Folha por volta das 19h50, o humorista Bruno Sutter, que fez parte do grupo Hermes e Renato até 2012, ainda não sabia da morte do ex-companheiro. "Vou ter que desligar agora", disse.

Na década de 90, o grupo de quatro amigos começou a fazer pequenos quadros de humor que eram filmados ainda de maneira amadora. Os próprios humoristas descrevem essa fase da carreira como apenas brincadeira de fim de semana.

A carreira de Fanti despontou ainda nos anos 1990 na MTV Brasil. Segundo Zico Goes, que dirigiu a emissora, era comum receber material de comédia dos telespectadores. Em 1998, o grupo enviou uma fita VHS com uma esquete de comédia de uma dupla chamada Hermes e Renato. Foi paixão à primeira vista.”

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/07/1493548-fausto-fanti-da-dupla-hermes-e-renato-e-encontrado-morto.shtml

Texto 02 – Notícia de Jornal – Manuel Bandeira

João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número

Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro

Bebeu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com