TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte E Cultura

Artigo: Arte E Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1)

Podemos entender a preservação do patrimônio cultural como a proteção do conjunto de todos os bens, sendo eles imateriais ou materiais, que pelo seu valor próprio, são considerados de extremo interesse para a identidade cultural de uma sociedade . Existem entidades que identificam e classificam certos bens como importantes para cultura de uma sociedade (povo), podendo ser restrito à uma localidade ou até mesmo de toda a humanidade. A sua finalidade é a proteção desses bens para que sejam preservados para as gerações futuras, servindo como objeto de estudo, fonte de experiência emocional para os que o estudam e também para aqueles que usufruem desses bens. Os principais objetos são os bens imateriais (produção cultural de um povo, expressão musical, saberes, as expressões literárias, danças, as festas e celebrações), materiais (bens móveis, ou seja obras de arte ou objetos utilitários, mobiliários de uso diário de determinada época e bens imóveis, que além de edifícios isolados, compreendem também, seu entorno, garantindo sua visibilidade) e naturais (áreas de importância preservacionista e histórica, beleza cênica, áreas que transmitem à população a importância do ambiente natural). Os exemplos que podem ser dados de preservação cultural da Bahia são : O Pelourinho, A Capoeira e a Igreja do Senhor do Bomfim.

Questão 2)

As características do estilo Barroco, que nasceu em decorrência da crise Renascentista, são reflexo dos conflitos dualistas entre o celestial e o terreno, antropocentrismo e teocentrismo, o perdão e o pecado, a religiosidade medieval e o paganismo (presente no período do Renascimento). Podemos encontrar na arte barroca uma grande quantidade de igrejas, estátuas de santos, muito acima do que outras épocas produziram. Existem também figuras de linguagem constantes nesse estilo, que são: a metáfora, a antítese, o paradoxo, a hipérbole e a prosopopéia. No Brasil o Barroco tem suas particularidades, que são o culto do contraste (contraste do amor e do sofrimento, vida e morte), o exagero de relevos e cores, a preferência pelos aspectos cruéis, sangrentos, dolorosos, o uso da hipérbole e o culto da solidão. O principal representante brasileiro é, sem dúvidas Aleijadinho. Na literatura podemos citar o padre Antonio Vieira e Gregório de Matos.

Nós baianos ainda possuímos alma barroca, uma vez que podemos encontrar em pleno século XXI, elementos que resgatam esse estilo, porém não da mesma forma, intensidade e recorrência como antes. Nossa devoção às imagens sacras encontradas nas Igrejas do estado, remanescentes da época Barroca, o gosto pela metáfora na literatura e a nossa riqueza artística, dança, teatral, de expressões corporais que nos remetem à época do Barroco.

Questão 3)

Ao analisar o quadro pode-se perceber que o mesmo possui uma função estética, visto que contém cores e luzes que são características inerentes ao pintor e até a “beleza” transmitida pelos girassóis é mostrada de uma forma única. Já, a analise feita sobre o poema, conclui-se que o mesmo, diferentemente do quadro, possui uma função informativa, já que refere-se e demonstra o estado de espirito do qual se encontra o autor Manoel de Barros. Estado de espirito este, que é caracterizado pela dor, desesperança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com