TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte da Aplicação: Artesanato e Madeira

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – MARANHÃO
Campus Centro Histórico

Artesanato em Madeira

Arte da Aplicação:

   Neste referido trabalho apresentaremos artista, matéria-prima, processo, produto e fonte de produções artísticas de artesãos que tem a madeira como o principal material utilizado.

   Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de campo sobre o artesanato brasileiro que reúne referências sobre a arte popular com aplicação de materiais desenvolvida nas regiões norte, nordeste, sudeste e centro-oeste.

    A arte em madeira foi muito utilizada pelos índios brasileiros para produzir armas, utensílios, canoas, instrumentos musicais, mascaras, bancos e bonecos. A ela foram empregadas as técnicas européias de entalhe e escultura, principalmente a arte das carrancas.

    Vindo de Portugal, Frei Domingos da Conceição, foi um dos primeiros a trabalhar no Brasil como entalhador e escultor, no século XVII.

    Uma curiosidade desta arte são os santos de pau oco, esculturas feitas em madeiras, vazias em sua parte central, onde eram escondidos o ouro em pó e diamantes brutos contrabandeados para a Europa.

    Miramar Luiz da Silva Borges, Cachoeira do Brumado, MG. Miramar faz mesas, esculturas e bancos, tudo com animais:jacarés,capivara, pequenos pássaros, onças,carneiros,pacas, tamanduás. Às vezes, se empolga, junta tudo.

Airton Marinho,

São Luis, Maranhão.

(MUDA A FOTO!)

    Na década de 70, no curso de Desenho Industrial UFMA, o artista encontrou, em um trabalho de pesquisa, o que viria a ser sua expressão artística: a xilogravura. Suas obras foram expostas em galerias e museus de São Paulo, Salvador, Rio de janeiro, Belém, Brasília e Ouro Preto.

    Entre uma exposição e outra, Airton Marinho também fez trabalhos paralelos como capa e ilustrações de livros, capa de lista telefônica, capas de discos de vinil e em cd, além de receber inúmeras premiações locais e nacionais.

Referências:

    ARTE POPULAR IN NATURA ARTESANATO EM PEDRA, FIOS, BARRO, FIBRAS, MADEIRA. LIMA 2009, REPTIL EDITORA.

    Ateliê Airton Marinho??!

Sob orientação da Professora Glauba.

Obrigado pela atenção!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com