TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte do desenho: A Importância do Desenho

Por:   •  20/5/2016  •  Resenha  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 2

A importância do desenho

O desenho é considerado uma das formas de comunicação mais antigas entre os seres humanos. É muito importante estimular o desenho para o desenvolvimento da criança, seja como veículo de auto-expressão ou como desenvolvimento da capacidade criativa e representativa.

O pensamento visual é estímulo para exploração do universo imaginário e também instrumento de abstração, desenvolvendo diferentes operações mentais, como selecionar e relacionar estímulos, simbolizar e representar, favorecendo a formação de conceitos.

A interpretação do desenho da criança depende do olhar do intérprete. Daí emerge a importância de se considerar o primeiro desses intérpretes, a própria criança, para que se possa compreender o seu significado.

Ressaltam os pesquisadores que o desenho da criança deve ser considerado não apenas como uma modalidade de expressão ou de representação da realidade, mas também como o resultado de atividade intencional envolvendo aspectos cognitivos e emotivos no seu ajuste à realidade com a qual convive.

Nesse processo pode-se observar a intensidade do interesse e a persistência do propósito inicial, bem como a busca de forma coerente. O desenho, ao dar forma ao pensamento, parece possibilitar o exercício do conhecimento, com a progressiva construção de conceito do objeto focalizado a percepção do objeto, no desenho, corresponde à atribuição de sentido dada pela criança, constituindo-se realidade conceituada, e não material. Inicialmente o objeto representado é reconhecido após a realização do desenho, quando a criança expressa verbalmente o resultado da ação gráfica, identificada ao objeto pela sua similaridade.

De acordo com Vygostsky trabalhar com os desenhos é trabalhar com novas formas de ver, compreender as “coisas”, verificar e comprovar as próprias ideias. O indivíduo, quando desenha, expressa uma visão e um raciocínio". 195).

Quais os aspectos que poderemos considerar em um desenho:

Criatividade;

Originalidade;

Coerência temática;

Organização e aspectos de composição;

Traço;

Vivacidade e colorido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com