TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes Cênicas: Dança no Brasil

Por:   •  19/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE

Campus Blumenau

ARTES CÊNICAS: “A DANÇA NO BRASIL”

Nome: João Vitor Müller

Curso: Técnico em informática Integrado ao Ensino Médio

Turma: 301

Disciplina: Artes

Nome do Professor: Rudimar Drey

Blumenau, março de 2018

INTRODUÇÃO

A dança no Brasil se originou de diversos lugares, tendo assim, grandes influências de outros países. As danças possuem misturas de som e ritmo, com isso, fazendo que cada vez mais sejam criados passos e modos diferentes de dançar. As danças no Brasil são diversas e entre as mais conhecidas temos: o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira. Sendo várias delas variações de danças africanas, europeias e até mesmo indígenas.

Com este trabalho pretendo aprender mais sobre os estilos de danças do Brasil, as suas variações e importâncias culturais.

DESENVOLVIMENTO

Criar títulos/subtítulos a partir do conceito, das origens e dos mais variados gêneros/estilos da dança no Brasil, apontando aspectos da dança erudito-clássica, folclórica e popular. Inserir no estudo os principais atores (bailarinos, coreógrafos, professores), as principais Cias de dança, os principais locais (teatros/casas de espetáculos), as principais obras e os principais eventos (festivais) de dança no Brasil, dando destaque a dança no Estado de Santa Catarina (ênfase na Escola do Balé Bolshoi e no Festival de Danças de Joinville) nas danças folclóricas açorianas e alemãs, italianas e outras do vale do Itajaí.

2.1 A história da dança no Brasil

A dança tem grande característica universal, sendo um jeito de expressão muito importante desde a antiguidade, assim como a música. A dança consiste em coordenação estética e também movimentos corporais, combinando grandes gestos ou posturas corporais em composição coerente e dinâmica.

No Brasil, a dança tem diversas expressões e diferenças, já que a cultura se difere tanto, os gêneros vão desde a cultura popular, danças indígenas ou até mesmo folclóricas.

2.2 Estilos de dança no Brasil

Os estilos de dança no Brasil são muito variáveis em cada região, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira. Outros estilos são, muitas vezes, variáveis desses estilos, que recebem influências principalmente africanas, árabes, européias e indígenas. Também temos as danças folclóricas, estilo alemão, italiano e entre outros. Os estilos tradicionais que vão de acordo com cada região e localidade, como por exemplo o forró, o axé.

Existem estilos mais modernos, como o funk, e de influências estrangeiras como o rock, pop rock, heavy metal, entre outras variações.

2.3 Origem e descendência dos estilos mais conhecidos

Samba: O samba é um gênero oriundo do Rio de Janeiro, considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, derivado do samba de roda, que é um tipo de dança de raízes africanas nascido na Bahia, região Nordeste do Brasil.

Dentre suas características originais, possui dança acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda.

Maxixe: O maxixe ou Tango brasileiro, é um tipo de dança de salão, criada por afro descendentes, esteve em moda entre o fim do século XIX e XX. Teve a sua origem no Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX, mais ou menos quando o tango também dava os seus primeiros passos na Argentina e no Uruguai, do qual sofreria algumas influências. Dançada a um ritmo rápido de 2/4, notam-se também influências do lundu, das polcas e das habaneras. Por isso mesmo, o maxixe é chamado por alguns de tango brasileiro. Alguns relatos afirmam também uma diferença com relação à harmonia, sendo a do tango brasileiro (como os de Ernesto Nazareth) um pouco mais complexa do que de seu "irmão", o maxixe.

Baião: Baião é um gênero de música e dança popular da região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado "baiano", de cujo nome é corruptela. O baião utiliza muito os seguintes instrumentos musicais: viola caipira, triângulo, flauta doce e acordeão (também chamado de sanfona).

Folclóricas: Danças folclóricas trata-se de uma forma tradicional de dança recreativa do povo. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com