TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tranças De Bitou

Casos: As Tranças De Bitou. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 5

As tranças de Bitou

1. Introdução

O presente trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão a partir do texto científico e o texto literário “As Tranças de Bintou”. Integrando os eixos disciplinares na Educação Infantil.

O livro conta a história de uma criança chamada Bintou, que sonhava em ter tranças. Ela não consegue o que quer, pois segundo a tradição local, crianças só podem usar, só ao atingirem a juventude poderão utilizar tranças nos cabelos. Isso tudo por uma questão de facilitar e dar bem estar no dia a dia das crianças. E até mesmo ressaltar de forma diferente a identidade de cada faze do ser humano.

No texto uma Abordagem Integrada da Aprendizagem no primeiro parágrafo fala que: Ao permitirmos que as crianças percebam conceitos mais abstratos funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo de aprendizagem, Isso mostra que a criança aprendeu outro conceito fundamental para seu desenvolvimento cognitivo. Na história de Bintou isso ocorre quando a personagem não se conforma e questiona porque não pode ter tranças. É ali que entra a figura da pessoa mais experiente da família, a avó. Pois assim como nas experiências científicas o aprendizado passa de geração em geração e é aperfeiçoado com o tempo.

Na teoria ou na pratica e contribuem para uma formação crítica do educando. Neste sentido percebe-se quando o campo de conhecimento pode ser amplo, com uma diversidade capaz de intensificar em cada um sua melhor atuação, é de extrema importância fazer com que o conhecimento seja visto com toda essa diversidade de expressões, para que também possa haver respeito pelo desenvolvimento de cada um conforme as suas capacidades e maturidade cognitiva.

2. SÍNTESE REFLEXIVA

O ensino para a formação de uma criança tem que ser pautado em maneiras que possibilitem o desempenho mental, motor, visual, intelectual, enfim ser capaz de estimular todas as áreas dos educandos, com isso a integração das experiências científicas vem agregar conceitos, que além de serem observados, possibilitam as reflexões e tornam-se um apoio para a prática educativa.

O integrarmos experiências científicas com outras áreas do currículo, ajudamos as crianças a aumentarem seu desempenho mental. De acordo com o texto (“Uma abordagem integrada da aprendizagem”) a medida que enriquecemos a variedade de conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem, associação e aplicação de informações, as crianças formam vias neurológicas mais sofisticadas em seus cérebros aumentando a retenção de conceitos. Com essa integração se propõe que o conhecimento seja exposto de forma mais abrangente e que possa com isso facilitar a sua aquisição de maneira mais prazerosa, para que estabeleça uma aprendizagem interativa, ampliando assim sua visão de mundo. Seja na vida cotidiana como o caso de Bintou ou na vida acadêmica que valoriza mais as experiências científicas.

O texto “As Tranças de Bintou” proporciona novos saberes ao explanar a aprendizagem de diversas áreas do conhecimento no processo de formação e desenvolvimento das crianças, através do convívio com as experiências a quais lhes são proporcionadas e apresentadas de forma real e nas praticas sociais as quais vivem. Sua aprendizagem de conteúdos e conhecimentos são transmitidas por mediação com os educadores. Na atualidade, a concepção de educação infantil, sua maneira de partilhar novos saberes e a forma de atendimento as crianças vem sofrendo mudanças bastante significativas. Mudamos de uma concepção da criança tradicional que era tratada como adulto em miniatura para uma criança como ser social e histórico, que tem identidade própria, necessidades, formação e que se desenvolve para torna-se um cidadão cumpridor de seus direitos e deveres para uma sociedade mais social e justa..

Ao iniciarmos uma proposta para ser trabalhada com os alunos, temos que entender que, existe um elo entre as matérias a serem ministradas e é preciso conhecer o conceito cientifico que se encontram embutido nas diversas disciplinas, com isso possa desenvolver de maneira mais ampla qual área queremos afetar na criança promovendo assim o rompimento das barreiras entre as disciplinas.

A matemática, a música a literatura, as atividades artísticas, todas elas servem para estimular alguma área do desenvolvimento da criança, seja na parte motora, o raciocínio, as expressões, com esse desenvolvimento estimula a criatividade e promove a integração do saber. Percebe-se através do texto que em cada disciplina a ser trabalhada você consegue extrair conceitos que causam nas crianças sensações que a ajudam a assimilar lembranças com maneiras de executar as tarefas propostas. Quando você estimula a criança a reconta uma história que antes já foi contada, através de desenhos, você permite que essa criança use a sua memória, a sua criatividade e assim você estimula as lembranças e sensações com o aprendizado. O texto “As Tranças de Bintou”, abordam diferentes temas, principalmente a questão cultural de forma lúdica e reflexiva.

A aprendizagem é a maneira pela qual se tem uma mudança de comportamento, obtida através de experiências construídas por vários fatores, como por exemplo, o emocional, o neurológico, os relacionamentos e o ambiente em que se está inserido, e o professor é essencial neste processo de aprendizagem dos alunos. Ensinar de forma contextualizada e global com atenção e respeito a diversidade dos alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com