TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As características do Samba

Artigo: As características do Samba. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Artigo  •  1.386 Palavras (6 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 6

O SAMBA

Educação Física

Onde surgiu?

Após a abolição da escravatura, formaram-se no Rio de Janeiro bairros que foram chamados de pequena África, constituídos por ex-escravos migrados da Bahia. Nestes núcleos, as tias, que eram mães de santo, faziam seus rituais, eram festeiras e as pessoas se juntavam em suas casas para festejarem e se ajudarem. Estas festas eram feitas as escondidas, pois precisava de autorização da polícia para que elas acontecessem.

O chôro era um tipo de música respeitada, e então se fazia o chôro na sala da frente da casa, e no fundo do quintal, às escondidas, o ritual religioso e o samba. A casa da Tia Ciata é considerada o berço do samba onde aconteciam festas, regadas com umbigadas e samba de roda.

As características do Samba

O samba baiano é influenciado pelo lundu e maxixe, com letras simples, balanço rápido e ritmo repetitivo. A lambada, por exemplo, é neste estilo, pois tem origem no maxixe.

Já o samba de roda, surgido na Bahia no século XIX, apresenta elementos culturais afro-brasileiros. Com palmas e cantos, os dançarinos dançam dentro de uma roda. O som fica por conta de um conjunto musical, que utiliza viola, atabaque, berimbau, chocalho e pandeiro.

No Rio de Janeiro, o samba está ligado à vida nos morros, sendo que as letras falam da vida urbana, dos trabalhadores e das dificuldades da vida de uma forma amena e muitas vezes com humor.

Entre os paulistas, o samba ganha uma conotação de mistura de raças. Com influência italiana, as letras são mais elaboradas e o sotaque dos bairros de trabalhadores ganha espaço no estilo do samba de São Paulo.

A evolução do Samba

O samba sempre esteve em constante evolução. Ainda na década de 30 surgiram as Escolas de Samba, que eram, por sua vez, uma evolução dos blocos carnavalescos. Nasceram no bairro do Estácio, no Rio, e logo se espalharam pelo resto da cidade. O ritmo era outro, mais acelerado, e ficou conhecido como samba-enredo.

Logo surgiria outra variação: o samba canção. Conhecido como samba de meio do ano, o samba canção era mais compassado e melódico. Figuras como Noel Rosa, Ary Barroso (Aquarela do Brasil), Lamartine Babo, Braguinha (João de Barro) foram seus principais expoentes.

Na década de 50 aparecia o samba de gafieira, novidade influenciada pelos ritmos latinos e americanos. Diferenciava-se mais na forma de tocar, baseada em metais, que conferiam um ritmo mais dançante à música.

Por essa época surgiu também o sambalanço, ritmo que incorporava elementos da música americana, através das orquestras profissionais. Entre os compositores das escolas de samba dos morros cariocas, respira-se o partido alto, já sob a forma de improvisações e rodas de samba.

No final dos anos 50 e começo dos 60, surge um novo tipo de samba que influenciaria toda a cultura brasileira: a Bossa Nova. Misturando elementos do samba, do jazz e técnicas musicais eruditas, tornou a música mais sofisticada. Mas por outro lado, afastou o samba de suas origens populares. Com um jeito mais intimista e suave, o estilo ganhou o mundo e marcou uma época boêmia na música brasileira.

No início dos anos 70, músicos novos como Paulinho da Viola e Martinho da Vila, e veteranos como Zé Kéti, Cartola, Nelson Cavaquinho, e Candeia, entre outros, fariam um retorno à batida tradicional do samba.

Esta época ainda traria outra novidade. O Samba Rock, de músicos como Jorge Bem Jor, trouxe suingue brasileiro ao rock e rejuvenesceu o samba, atraindo novos públicos para o gênero.

O samba consolidou sua posição no mercado fonográfico na década de 80, com o surgimento de novos compositores. Foi a vez da fase “romântica”, um pouco diferente das letras bem humoradas, que antes cantavam a malandragem do brasileiro.

Os anos 90 viram um novo boom do samba, desta vez representado por grupos de pagode. Deixou-se de lado composições mais sofisticadas e buscou-se a simplificação da harmonia com frases musicais de fácil assimilação, para alegria das massas e das gravadoras.

Variações do Samba

Samba-enredo

Surge no Rio de Janeiro durante a década de 1930. O tema está ligado ao assunto que a escola de samba escolhe para o ano do desfile. Geralmente segue temas sociais ou culturais. Ele que define toda a coreografia e cenografia utilizada no desfile da escola de samba.

Samba de partido alto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com