TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As manifestaçoes culturais e artisticas

Por:   •  10/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.447 Palavras (10 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

 [pic 2][pic 3]

TAÍS LEMES DE SOUZA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 4]

[pic 5]

TAÍS LEMES DE SOUZA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR PEDAGOGIA I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular em Pedagogia – Educação Infantil no curso de Pedagogia.

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza

Tutor Eletrônico: Isabel Cristina Alves

Tutor de Sala: Luciane Cristina Coelho

Portão

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE  ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        6

ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        7

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        8

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        9

CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS .....................................................................................................................11

INTRODUÇÃO

Esse presente trabalho constitui-se do relátorio curricular de pedadogia I- Educação Infantil, tem como objetivo proporcionar ao acadêmico uma previa experiência da prática docente, através de observação, e de participação dentro do contexto escolar. E através das observações poder relacionar a prática com os princípios teóricos estudados até o atual momento.

O Estágio Supervisionado foi realizado na Escola Municipal de Educação  Infantil Pimeiros Passos, no  Município  de Capela de Santana.  Está  etapa  do  estágio  teve  uma  carga  horária  total  de  150 horas/aulas.

O relatório apresentado traz em sua  composição a descrição  das  experiências  vivenciadas pelo acadêmico, a relação entre professor e aluno, observando a  estrutura física e administrativa, enfim avaliando  o  ambiente  escolar  como  um  todo.

Sabe-se, que a educação infantil, atende criança na faixa etária de zero aos seis anos de idade, educação essa que é um direito reconhecido tanto pela constituição Federal de 88, como na lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) 9394/96, tornando um direito da criança e um dever do estado, a permanência dessas crianças em creches e pré-escola.

Segundo Vergés & Sana (2009, p. 10)

A educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, tem a finalidade de desenvolver a criança até os seis anos de idade, ou seja, desenvolver na criança uma imagem positiva de si, reconhecendo o seu proprio corpo, brincando, expressando suas emoções e seus sentimentos, socializando-se com os colegas e os professores.

A importância desse estágio é avaliar e compreender o trabalho na educação infantil, para futuramente termos conhecimento e compreensão desse trabalho dentro da escola, e a metodologia bibliográfica usada teve referencial de livros e observações na escola estagiada.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola de Educação Infantil é, uma instituição pública municipal, na cidade de Capela de Santana, foi fundada no dia 09 de agosto de 2008.
Esta instituição atende em período integral nos turnos da manhã e da tarde, o horário de funcionamento é das 6:30 às 18:30 horas.

A EMEI Primeiros Passos é organizada por salas, assim denominadas: berçário I (BI), berçário II (BII), maternal I (MIA) e (MIB) maternal II (MIIA), maternal II (MIIB). O número de alunos em cada sala varia de 10 a 20.
Segundo a diretora, seguindo a proposta pedagógica da escola, as salas de berçário I e berçário II, atendem 15 alunos por sala devido a faixa etária e a necessidade de se dispor de um tempo maior para atividades relacionadas a higiene.

A escola dispõe de 14 professores e 16 atendente de educação infantil. Os professores e atendentes, todos tem formação no curso normal ou pedagogia.
        A instituição tem na parte administrativa com uma secretária, e a diretora e vice diretora, e uma supervisora que por sua vez realiza o trabalho de orientação pedagógica junto às professoras.

A Escola conta com 3 banheiros infantis, 1 lavanderia, 1 área de serviço, 1 cozinha e 1 refeitório. A unidade possui Tv’s, a parelhos de som e DVDs, projetor de multimídia, computadores, impressora, lavadoras de roupas, secadora.

A missão da EMEI é oferecer à criança um ambiente educativo e recreativo, favorável ao desenvolvimento das habilidades cognitivas e emocionais, por meio do ensino e aprendizagem de atividades preparando-a para as próximas etapas de suas vidas amando-a, respeitando-a, cuidando-a e educando-a.

Visão da escola tem como visão ser reconhecida como uma escola de excelência em educação infantil, onde o cuidar e o educar juntamente com o afeto e a alegria estejam sempre presentes.

Os valores que norteiam as atividades desenvolvidas na instituição visam a qualidade nas relações humanas, baseadas no afeto, no cuidado, no respeito a si e ao outro, no carinho, solidariedade e na alegria.

Podemos concluir então que é o aprendizado que propicia o desenvolvimento dos processos internos do ser humano com a sua relação com o contexto sociocultural em que vive e a sua situação de organismo, não podendo se desenvolver sem a mediação do outro. Silva (2007, p. 13).

As turmas são organizadas por rotina. Está repleto de afetos nas atividades como: comer, dormir, trocar fraldas, fazer atividade dirigida e livre, etc. As crianças chegam entre ás 6:30 até as 8:00 horas da manhã, e a tarde entre 12:30 ás 13:30 horas, tomam café, participam das atividades recreativas com assistentes pedagógicas, trocam roupas, almoçam, fazem a higiene bucal e dormem. Às catorze horas os pequenos e pequenas lancham, participam das atividades didático-pedagógicas dentro e fora da sala de aula, depois jantam, fazem higiene bucal e juntos com seus professores, aguardam por seus pais, que chegam por volta das quinze e dezoito horas. A relação professor/aluno é de atenção, carinho, cuidado, amizade, aprendizagem. As docentes as descrevem como animadas, espertas, interessadas, curiosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (235.1 Kb)   docx (78.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com